Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

terça-feira, 31 de julho de 2012

Prorrogadas as inscrições para a Oficina de Conservação Preventiva de Acervos Museológicos, em Alagoinhas - BA

Foram prorrogadas até a próxima quinta-feira (02.08) as inscrições para a Oficina de Conservação Preventiva de Acervos Museológicos, que acontece nos dias 08, 09 e 10 de agosto, das 9h às 17h, no Centro de Cultura de Alagoinhas.   A atividade é gratuita e tem como objetivo oferecer orientação técnica básica para o aperfeiçoamento dos estudantes, museólogos e profissionais que atuam em instituições museais da região. Ao total, serão oferecidas 40 vagas. Serão oferecidos certificados aos participantes. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail  oficinasnat.dimus@gmail.com.
A Oficina de Conservação Preventiva de Acervos Museológicos integra o Ciclo de Oficinas de Capacitação realizado pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/IPAC) em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Secretaria de Cultura do Estado. O ciclo teve início no dia 18 de julho, em Santo Amaro, e segue até o mês de dezembro.
Estão previstas ainda as Oficinas de Gestão Museal, de Ação Sociocultural e Educativa nos Museus e de Acessibilidade Universal. Além de sediar as oficinas, os municípios irão receber visitas técnicas realizadas por profissionais da DIMUS. O objetivo é fazer uma análise qualitativa das instituições museais existentes na região, com verificação do tipo de acervo e das ações educativas desenvolvidas nestes espaços. As visitas culminarão na atualização do Cadastro de Museus do estado. Mais informações pelo telefone: (71) 3117-6381.

Curso "Direito Educacional, Diversidade e Igualdade Racial" - SP

 (Clique na imagem para ampliá-la)

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Faculdade de Educação da Unicamp oferece curso a distância sobre objetos de aprendizagem

Estão abertas até 31 de julho as inscrições para o curso de extensão “Utilização de objetos de aprendizagem em sala de aula mediatizado pelas tecnologias digitais”, oferecido pelo Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas na Educação (Lantec) da Faculdade de Educação da Unicamp. Gratuito e a distância, o curso é direcionado a professores de espanhol do ensino médio. O programa tem como justificativa a carência na divulgação de conhecimentos com relação à utilização de recursos digitais, denominada de objetos de aprendizagem aplicados na educação. Mais informações na página http://lantec.fae.unicamp.br.

FONTE: Lista EDUMED

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Espetáculo "Pintando o Sete com Portinari" - BA

O Ministério da Cultura, a Petrobras e a Wellstream apresentam o espetáculo "Pintando o Sete com Portinari", da companhia da dança carioca Dançando Para Não Dançar, no dia 28, no Teatro do IRDEB, às 20h. A apresentação é composta por um grupo de sete adolescentes que descobrem as obras do grande pintor Cândido Portinari em um depósito de antiguidades e usam da dança para apresentá-las ao público. A direção fica a cargo de Thereza Aguilar, idealizadora da Cia Dançando Para Não Dançar, e a coreografia é do alemão Lars Scheibner. O espetáculo tem apresentação única e a entrada é franca.


Serviço:
"Pintando o Sete com Portinari" com a Cia Dançando Para Não Dançar
Local: Teatro do IRDEB, Federação
Data: 28 de julho de 2012
Horário: às 20h.
Entrada: Franca (Retirar o ingresso uma hora antes do início do espetáculo).

Ficha Técnica:
Direção Geral: Thereza Aguilar.
Coreografia: Lars Scheibner.
Assistente de Coreografia: Barbara Melo Freire.
Música: Leandro Braga.
Bailarinos: Mayara Alves, Maria Moraes , Samara Pereira, Kamila
Pimenta, Debora Goulart,Taynara Ribeiro e Mariana Sabino.
Projeto Gráfico: Nani e Leandro Monteiro.

Produção Salvador:
Coordenador: Raimundo Bandeira Barbosa (Dinho).
Assistente de produção: Franci.
Assessoria de Imprensa: Sheila Siqueira Assessoria de Comunicação.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

quarta-feira, 18 de julho de 2012

terça-feira, 17 de julho de 2012

Academia de Ciências da Bahia (ACB) promove palestra gratuita sobre geração de energia limpa e sustentável - BA

O cientista Carlos Moysés Araújo ministra, no dia 30 de julho, segunda-feira, às 9 horas, a palestra Uma matriz energética limpa e sustentável através da fotossíntese artificial: fundamentos e desafios. O evento é uma realização da Academia de Ciências da Bahia (ACB) e acontece no Salão Lazareto da FAPESB, com entrada gratuita.

Apesar de todo avanço científico e de a cada hora a Terra receber uma quantidade de energia solar suficiente para suprir todas as suas necessidades energéticas durante um ano, pouco ainda é utilizado da energia solar. É neste contexto que surge a necessidade de debater e apresentar ideias que vêm sendo estudadas sobre a geração e utilização de uma energia limpa e sustentável.

Carlos Moysés Araújo é bacharel e mestre em Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor pela Uppsala University (Suécia) e pós-doutor pelo Royal Institute of Technology (Suécia) e pela Yale University (EUA). Atualmente, é pesquisador do Departamento de Física e Astronomia da Uppsala University.

Serviço
O quê: Palestra com Carlos Moysés Araújo
Quando: 30 de julho, segunda-feira, às 9 horas
Onde: Salão Lazareto da FAPESB (Rua Aristides Novis, 203, Federação)
Quanto: entrada gratuita

União Brasileira de Escritores comemora o Dia Nacional do Escritor - BA

Dez grupos de escritores foram convidados para participar do seminário Movimentos Literários Contemporâneos da Bahia

A União Brasileira de Escritores – UBE/BA celebra o Dia Nacional do Escritor (25/07) com o seminário: Movimentos Literários Contemporâneos da Bahia, com a participação de vários grupos que mantém a literatura baiana em constante renovação. O evento será realizado no dia 20 de julho (sexta-feira), a partir das 17h30, na Sala Luiz Orlando da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris). O evento será coordenado pelo jornalista Carlos Souza - coordenador da UBE/BA.
Entre os convidados estãoCírculo de Estudo Pensamento e Ação – CEPA (Germano Machado); Movimento Cultural Artpoesia (José da Boa Morte); Grupo de Ação Cultural da Bahia – GACBA (José Siquara da Rocha); Projeto Fala Escritor (Leandro de Assis); Viva a Poesia Viva (Douglas de Almeida); Caruru dos Sete Poetas (João Vanderlei de Moraes Filho); Sarau Bem Black (Nelson Maca); Galinha Pulando / Prêmio Literário (Valdeck Almeida de Jesus); Fundação e Editora Òmnira (Roberto Leal) Pós-Lida (James Martins).
 O evento será dividido em três blocos, na qual os coordenadores dos movimentos participantes falarão sobre a história e projetos realizados. Durante o evento, também será realizado uma minifeira de livros com obras publicadas pelos grupos presentes e recital de poesia. 
Dia Nacional do Escritor - O dia 25 de julho é um dia dedicado a homenagear o escritor brasileiro. O surgimento da data se deu a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores - UBE, do Rio de Janeiro a que os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente.
Serviço  
O que: Seminário: Movimentos Literários Contemporâneos da Bahia 
Onde: Na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: Sala Luiz Ollando - Rua General Labuat, 27, Barris- Salvador-BA. 
Quando: Dia 20 de julho (sexta-feira), das 17h30 às 21h. 
Informações: (71) 8122-72318688-8096 / E-mail: ube.bahia@gmail.com

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Curso a Distância de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas

Objetivo Geral

Promover a formação de profissionais das escolas públicas para atuarem coletivamente na prevenção do uso de drogas na escola.

Objetivos Específicos

1. Oferecer fundamentos teórico-metodológicos que capacitem os educadores para atuarem na prevenção do uso de drogas e comportamentos de risco associados, sob o enfoque da promoção da saúde do educando.
2. Orientar os educadores para atuarem na mobilização da rede interna e externa da escola no desenvolvimento de ações de prevenção do uso de drogas.
3. Aprofundar conhecimentos sobre os principais eixos metodológicos para a construção do projeto de prevenção do uso de drogas na escola.
4. Subsidiar a elaboração e o desenvolvimento do Projeto de Prevenção do uso de Drogas da escola.


Requisitos Obrigatórios para Inscrição

O processo de inscrição observará os seguintes requisitos:
1) Ser educador efetivo ou temporário de Escola Pública, em exercício em unidades de ensino;
2) Realizar inscrição online no período determinado (2 a 15 de Julho);
3) Confirmar matrícula no período determinado: na 1ª chamada (22 a 26 de Julho) ou na 2ª chamada (30 e 31 de Julho).

 

Material pedagógico

O curso contempla diversificação de mídias, incluindo material impresso, mídia em DVD e Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Cada cursista selecionado receberá um “kit do material didático” constituído pelo livro-texto e o DVD. O livro reúne orientações sobre o curso e o desenvolvimento dos conteúdos referentes a cada módulo. O DVD contém 16 vídeos que introduzem cada unidade temática servindo de suporte para a realização de fóruns de discussão no ambiente virtual de aprendizagem. 

Inscrição

Prazo: 2 de julho a 15 de julho.
Observações importantes:
  • Obtenha o número do CÓDIGO INEP de sua escola
  • Após clicar no link abaixo preencha seu cadastro
  • Ao entrar no site do CESPE localize o "CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES“
  • Preencha todo formulário de inscrição e efetive sua inscrição.
  • Lembre-se que você deverá confirmar sua matrícula na data informada em sua inscrição
FAÇA AQUI, SUA INSCRIÇÃO
https://www.security.cespe.unb.br/cadastro
Caso tenha dúvidas, entre em contato pelo telefone (61)3107-8912 ou pelo email: tirandoduvidas.prodequi@gmail.com

Palestra "Retendo talentos. As gerações X, Y e Z" - PR

A Acomac (Associação dos comerciantes de materiais de construção dos Campos Gerais), em parceria com o Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa) e o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, traz ao público a palestra "Retendo talentos. As gerações X, Y e Z", com o palestrante Nelson Guimarães.

Na ocasião serão também apresentados ao público as vantagens de se conveniar ao Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, e após a palestra, haverá um momento de confraternização e integração entre os presentes, com coffe break.
Palestrante: Nelson Guimarães
Diretor da Apoio AG Treinamentos e Consultoria para o Varejo, palestrante, consultor empresarial e personal.
Atua em consultorias pelo estado do Paraná por meio do SEBRAE, SENAC, SENAI, APRAS e ACOMAC Curitiba.
Local: Salão Social do Sesc (Rua Theodoro Rosas, 1247/Centro)
Data: 19/07/2012 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Público alvo: Empresários, dirigentes, gerentes e líderes
Investimento: Uma peça de agasalho para a campanha "Sua roupa usada precisa de alguém para passear", realizada pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Grupo GRPCOM.
 
ENTRADA GRATUITA. VAGAS LIMITADAS
Confirmar presença até 18/07 via e-mail ou telefone:

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Programa Petrobras Jovem Aprendiz realiza novas inscrições na Bahia - BA

De 11 a 13 de julho, estarão abertas as inscrições para 400 vagas do Programa Petrobras Jovem Aprendiz na Bahia, beneficiando jovens de baixa renda dos municípios de Alagoinhas, Araçás, Camaçari, Candeias, Cardeal da Silva, Catu, Entre Rios, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé. O jovem aprovado terá direito a salário mínimo integral, vale-tranporte, vale-refeição ou alimentação, uniforme e equipamento de proteção individual (EPI), 13º salário e férias.

Serão oferecidas vagas para auxiliar administrativo, manutenção mecânica, eletricidade predial e industrial, pintura industrial, montagem de andaimes, entre outras. Para se inscrever, os jovens devem ter entre 16 e 21 anos e 09 meses, se morarem em Salvador, ou de 18 a 21 anos e 09 meses, se morarem nas outras cidades beneficiadas. Além disso, os candidatos precisam ter cursado da 5ª à 8ª série em escola pública e estar matriculados no ensino médio em escola pública. É necessário ainda possuir renda bruta familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa, sem incluir benefícios sociais do governo.

É exigido também não ter exercido atividade remunerada com carteira assinada e não ter participado de outro programa de aprendizagem. Além destes pré-requisitos, os candidatos também devem atender a três ou mais critérios de vulnerabilidade socioeconômica, descritos em edital. Toda a documentação necessária, benefícios, critérios e locais de inscrição podem ser conferidos no site www.fjc.org.br. As provas serão realizadas no dia 22 de julho.

Programa Petrobras Jovem Aprendiz

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz foi criado em atendimento à Lei 10.097/2000, que estabelece a obrigatoriedade das empresas de contratar jovens aprendizes em número correspondente a 5% a 15% do seu efetivo, empregado em atividades que demandem formação profissional e não exerçam função gratificada.

Todos os aprendizes que participarem do Programa Petrobras Jovem Aprendiz cumprirão uma jornada diária de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, e terão suas carteiras de trabalho assinadas pela Fundação José Carvalho, parceira da Petrobras no Programa

SENAI abre inscrições para cursos profissionalizantes - BA

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-BA) abriu nesta quarta-feira (11), as inscrições para 17 cursos gratuitos que serão realizados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Salvador.

Serão disponibilizadas 1.080 vagas para beneficiários de programas de transferência de renda, do governo federal, com idades entre 16 e 59 anos. Para participar, os interessados devem ter pelo menos o ensino fundamental incompleto.

Os cursos oferecidos são para Ajustador Mecânico, Operador de Injetora e extrusora de plástico, Eletricista instalador predial de baixa tensão, Caldeireiro, Mecânico de Manutenção em Refrigeração e Climatização Doméstica, Almoxarife, Pedreiro de Alvenaria, Encanador Instalador Predial, Carpinteiro de Obras, Pintor de Obras, Montador de Móveis, Estofador de Móveis, Operador de Equipamentos de Guindar, Montador de Veículos Automotores, Mecânico de Manutenção de Transmissão Manual Automotiva, Eletricista de Automóveis, Montador de Veículos Automotores e Auxiliar de Operações em Logísticas.

Inscrição - Os interessados devem se inscrever no Simm (Comércio, Cajazeiras e Boca do Rio), Casa do Trabalhador (Periperi), Central de Informação e Assistência Social (Sete Portas) e Senai da Lapinha.
É necessário levar RG, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade e Número de Inscrição Social (NIS). Após efetuar a inscrição, cujo prazo final não foi informado, o candidato deve fazer a matrícula no Senai Lapinha (Rua do Queimado, 17).
Mais informações através do telefone (71) 3534-8090.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Inscrições abertas para oficinas no TCA - BA

(Clique na imagem para ampliá-la)

segunda-feira, 2 de julho de 2012