Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Arquivo Público do Estado tem versão a distância de oficina pedagógica - SP

Agência FAPESP – O Núcleo de Ação Educativa (NAE) do Arquivo Público do Estado de São Paulo está com inscrições abertas, até dia 11 de agosto, para a oficina pedagógica “O(s) Uso(s) de Documentos de Arquivo na Sala de Aula”. Pela primeira vez, a oficina contará com a modalidade de ensino a distância (EAD), que visa a ampliação de vagas e a facilidade de acesso no Estado de São Paulo.
 
Das 70 vagas disponíveis, 65 destinam-se a professores da rede pública ou particular que atuem no ensino fundamental e no médio e sejam graduados em História ou outras áreas das Ciências Humanas. As vagas restantes serão destinadas a profissionais ligados a instituições arquivísticas, museológicas e afins.
 
O programa da oficina inclui temas como “Arquivo Público do Estado de São Paulo: histórico e funções atuais”; “Patrimônio histórico-documental e sequências didáticas no ensino de história”; “Documentos iconográficos e cartográficos como recurso pedagógico”; “Documentos textuais como recurso pedagógico”; e “Periódicos como recurso pedagógico”.
A oficina tem no total uma carga de 50 horas: 40 serão realizadas a distância e 10 em encontros presenciais na sede do Arquivo Público do Estado de São Paulo, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 596, no bairro de Santana, em São Paulo.
 
Para conclusão do curso, o aluno deverá preparar um plano de aula utilizando os documentos do Arquivo. Para isso, receberá, pela internet, kits de documentos de diversos tipos e ainda terá a disponibilidade de consultar outros documentos do acervo do Arquivo Público. Serão aprovados e receberão certificado os alunos que tiverem alcançado nota igual ou superior a 70 e frequência mínima de 80% às aulas das oficinas.
 
As inscrições para as oficinas com modalidade de ensino presencial – direcionada aos graduandos em História e Ciências Humanas – seguem também até dia 11 de agosto. Neste caso, serão oferecidas 50 vagas.
 
As oficinas são gratuitas. Mais informações em www.arquivoestado.sp.gov.br/difusao/oficina_pedagogica.php