Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Palestra "História e literatura: provocações em teoria e metologia" - BA

 
 
A Fundação Pedro Calmon, através do Centro de Memória da Bahia convida a todos para a palestra "História e literatura:provocações em teoria e metologia", que será ministrada pelo prof Dr. Fábio Baqueiro Figueredo, no curso Conversando com a sua História.

Data: 05 de agosto
Horário: 17h
Local: sala Katia Mattoso - auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

Resumo
 Ao longo das últimas duas décadas, temos assistido a uma contínua ampliação da presença da literatura na prática dos historiadores brasileiros. Não apenas a produção literária tem sido cada mais utilizada como fonte da pesquisa histórica nos mais variados domínios temáticos e nos mais diversos recortes espaciais e cronológicos, como já se pode identificar um conjunto consistente de trabalhos que vêm tomando a própria produção literária como seu objeto. A proposta desta palestra não é tanto a de inventariar essas contribuições na historiografia brasileira, mas a de problematizar, a partir de minha própria experiência de pesquisa com a literatura africana das independências, alguns aspectos gerais dessa relação tensa e produtiva, nos níveis da teoria e da metodologia.

 Fábio Baqueiro Figueiredo
Doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia. Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Centro de Memória da Bahia
Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
Governo do Estado da Bahia
55-71-3117-6067