Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Cursos de Capacitação em EAD para Professores, Gestores, Tutores e Coordenadores de Polos - BA

Estão abertas até 5 de março de 2014 as inscrições para cursos de extensão online de capacitação em EAD  que serão oferecidos no âmbito do Plano Anual de Capacitação Continuada – PACC da Universidade Aberta do Brasil, numa parceria entre a Superintendência de Educação a Distância e a Superintendência de Tecnologia da Informação da UFBA.

Os cursos oferecidos são:

Moodle para professores: a educação online na UFBA
O curso tem como objetivo a formação e aperfeiçoamento de docentes, tutores, pesquisadores,coordenadores de polos e técnicos para a EAD, com ênfase na educação online no ambiente virtual Moodle. Com carga horária de 60 horas, distribuídas em oito semanas, com dois encontros presenciais em Salvador (não obrigatórios) nos quais são realizadas oficinas de Moodle.
Nº de vagas: 200
Previsão de início: abril de 2014
Duração: 2 meses
Carga horária: 60 h.
Design educacional
O curso tem como objetivo a formação e aperfeiçoamento de docentes, tutores, pesquisadores, coordenadores de polos e técnicos para atuar em EAD, com ênfase na concepção, planejamento, produção, implementação e avaliação de unidades curriculares, processos de ensino-aprendizagem e material educativo impresso, audiovisual e multimídia. Com carga horária de 180 horas, distribuídas em 24 semanas, com dois encontros presenciais em Salvador: após a realização do segundo tema e no final do curso.
Nº de vagas: 200
Previsão de início: abril de 2014
Duração: 6 meses
Carga horária: 180 h.
Tutoria Online
O curso tem como objetivo a formação e aperfeiçoamento de docentes, tutores, pesquisadores, coordenadores de polos e técnicos para atuar em EAD, com vistas à aprendizagem de conceitos, habilidades e atitudes que fundamentam a especificidade da função do tutor na educação online, a partir do estudo dos elementos que compõem os processos de ensino e aprendizagem, da reflexão sobre o conceito de mediação e do contato com as ferramentas tecnológicas que favorecem a prática de mediação. Com carga horária de 90 horas, distribuídas em 11 semanas, com dois encontros presenciais em Salvador: após a realização da Unidade 1 e no final do curso.
Nº de vagas: 200
Previsão de início: julho de 2014
Duração: 2 meses e 20 dias
Carga horária: 90 h.
Gestão em EAD
O curso tem como objetivo realizar a formação e aperfeiçoamento de docentes, tutores, pesquisadores, coordenadores de polos e técnicos para atuar em EAD, com ênfase na gestão e avaliação dos processos que permeiam os cursos em EAD envolvendo as atribuições e responsabilidades dos atores envolvidos. Com carga horária de 60 horas, distribuídas em 8 semanas, com dois encontros presenciais em Salvador, no início e no final do curso.
Nº de vagas: 200
Previsão de início: maio de 2014
Duração: 2 meses
Carga horária: 60 h.
Estão aptos a participar do processo de seleção os profissionais e estudantes das categorias abaixo, considerando a seguinte ordem de prioridade:
1. Profissionais vinculados a projetos ou cursos no âmbito da UAB na UFBA;
2. Docentes e técnicos da UFBA;
3. Docentes e técnicos de Instituições Públicas de Ensino Superior da Bahia;
4. Alunos de cursos de pós-graduação da UFBA.
Outras informações sobre os cursos do PACC-UFBA e sobre o processo de matrícula podem ser encontradas na página da Internet: http://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=13586
Cordialmente,
Prof. Paulo de Arruda Penteado Filho
Superintendente de Educação a Distância
Universidade Federal da Bahia
Fones:  (71)8643-3121 (celular institucional)
             (71)9971-1793 (pessoal)
             (71)3283-6493 (SEAD)
             (71)8643-3186 (SEAD - Inst. Mesa)
E-mail: sead@ufba.br
             paulopen@ufba.br