Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quinta-feira, 19 de junho de 2008

2º Curso de Extensão em Classe Hospitalar - BA

O 2º Curso de Extensão em Classe Hospitalar é uma iniciativa da UFBA/Faculdade de Educação, através do Grupo de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Especiais(Geine) e do Centro de Estudos sobre Recreação Escolarização e Lazer em Enfermarias Pediátricas(Cerelepe).
A finalidade desta segunda turma é capacitar professores e gestores da educação básica para atuação na modalidade de atendimento Classe Hospitalar.
A participação nesse curso não implica, necessariamente, na indicação dos professores para a atuação nas Classes Hospitalares da cidade de Salvador. Contudo, qualificá-los para o trabalho com crianças e adolescentes hospitalizados ou doentes crônicos, certamente contribuirá nas abordagens a outros segmentos da infância e da juventude em situação de risco e exclusão social.

O curso terá carga horária de 140 horas e será realizado no período de 11 de julho a 20 de setembro de 2008.
São professoras do curso:

- Profª Drª Alessandra Santana de Soares e Barros - licenciada em Biologia, mestre em Saúde Coletiva e doutora em Antropologia. Professora adjunta do Dep. I e do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia. - Coordenadora do curso -

- Profª Drª Maeli Gomes de Oliveira - enfermeira, mestre e doutora em Saúde Pública, pesquisadora do Instituto de Saúde Coletiva, professora na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, supervisora de estágio do Hospital Geral Clériston Andrade.

- Profª Maria Celeste Ramos da Silva - pedagoga, especialista em Educação Especial, mestranda no Programa de Pós- Graduação da UFBA, professora da classe hospitalar do Hospital da Criança das Obras Sociais Irmã Dulce.

- Profª Maria das Graças Queiroz Machado - psicóloga, especialista em Diagnóstico e Tratamento dos Transtornos do Desenvolvimento em Crianças e Adolescentes; professora em nível superior da disciplina Psicologia da Saúde. Faz atendimentos clínicos em sua área de atuação.

- Profª Isabela Fadul. Pedagoga, professora especialista em Psicologia Analítica e Distúrbios da Infância e Adolescência. Estudou Desenvolvimento Cognitivo Infantil na Family and Children Care, Flórida/USA. Atua com clínica psicopedagógica e na área da formação para Contadores de Histórias.

- Profª Cristina Bressaglia Lucon - Pedagoga, psicopedagoga, professora substituta de Educação Infantil e Orientação Escolar na FACED/ UFBA, mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA.
Características do curso:
Gratuito, com certificação pela Pro-Reitoria de Extensão da UFBA, sujeita ao mínimo de 75% de freqüência.
Carga horária: 140 horas
Promoção: UFBA/ FACED /GEINE / CERELEPe
Período de realização: 11 de julho a 20 de setembro de 2008, (sempre às sextas a noite e aos sábados o dia todo)
Local das aulas: Auditórios da Faculdade de Educação/ FACED-UFBA - Campus do Canela
Clientela:professores, coordenadores e diretores, em exercício, de unidades escolares das redes públicas.
Incrições: no período de 16 a 27 de junho
n. de vagas: 40
Informações: 3283 7231 - com Talita Modesto ou com Adriana, de seg a sexta das 9 as 17hs,

Como fazer a inscrição:
• Imprimir a ficha de inscrição, que está logo a seguir (link"postagens mais antigas"). Preencher as três páginas com todos os campos de modo legível;
• Anexar a essa ficha, xerox do CPF, RG, comprovante de endereço e contra-cheque mais atual;
• Entregar esses documentos - juntamente com a ficha- dentro de um envelope, pessoalmente ou através de portador, entre os dias 16 e 27 de junho das 9h às 12 e das 14 às 17h, no GEINE( Avenida Reitor Miguel Calmon s/n, Faculdade de Educação/Ufba - Campus Canela, Térreo, sala 106) com Talita Modesto e/ou Adriana. Tel.: (71) 3283-7231;
• Verificar lista dos selecionados, que será divulgada no dia 04 de julho na página do CERELEPe http://www.cerelepe.faced.ufba.br