Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

Siga por email

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

II Curso de Formação em Direitos das Pessoas com Deficiência e Gestão de Projetos - BA

Turma 2008 – Salvador/Bahia

A Associação Vida Brasil é uma Organização Não-Governamental (ONG) com atuação em Salvador e Fortaleza, duas capitais do Nordeste brasileiro com alto índice de exclusão socioeconômica. Fundada em 1996, atua na área de direitos humanos e educação para a cidadania e sua missão é valorizar e fortalecer, por meio da educação e da participação, indivíduos e grupos socialmente vulneráveis e excluídos, contribuindo para a construção de uma sociedade sustentável, inclusiva e democrática. O II Curso de Formação em Direitos das Pessoas com Deficiência e Gestão de Projetos faz parte do Programa de Acessibilidade da Vida Brasil em Salvador e Fortaleza, e tem como uma de suas principais estratégias o fortalecimento institucional das associações da área da deficiência e a capacitação de seus representantes.

Objetivo do Curso: Contribuir para o fortalecimento institucional das organizações através do reforço das suas capacidades teóricas e práticas de intervenção, incluindo a possibilidade de elaboração e realização de projetos.

Temáticas gerais: Cidadania e Participação; Políticas Públicas e Controle Social; Direitos Humanos; Direitos das Pessoas com Deficiência; Acessibilidade; Mecanismos de Participação; Gestão e Elaboração de Projetos.

Carga Horária: O curso possui carga horária total de 100 horas, distribuídas em cinco oficinas, durante os meses de setembro a novembro de 2008.

Requisitos: para participar da seleção os/as candidatos/as deverão ser indicados por Associação ou Movimento Social.

Perfil desejado da Associação/Movimento Social que indica o/a candidato/a:

· Atuar preferencialmente em Salvador e região metropolitana;
· Atuar com temáticas relacionadas às pessoas com deficiência e/ou aos direitos humanos de grupos vulneráveis na sua cidade ou comunidade;
· Ter interesse em desenvolver projetos de promoção da acessibilidade e/ou dos direitos das pessoas com deficiência.

Perfil desejado do/a candidato/a indicado/a pela Associação/Movimento Social:

  • Fazer parte de Associação/Movimento que atue na área da deficiência e/ou de direitos humanos;
  • Ser indicado pela Associação/Movimento que faz parte;
  • Ser preferencialmente pessoa com deficiência;
  • Possuir capacidade de articulação, multiplicação de conhecimentos e de trabalho em grupo;
  • Atuar ou possuir interesse na redação de projetos e nas temáticas relacionadas às pessoas com deficiência e/ou direitos humanos na sua entidade, cidade ou comunidade;
  • Resida na Bahia, preferencialmente em Salvador ou região metropolitana.

Abertura do Edital: 1º de agosto de 2008.

Encerramento do Edital: 22 de agosto de 2008.

Resultado da seleção: última semana de agosto de 2008.

Documentos necessários para participação na seleção:

  • Ficha de Inscrição (em anexo) devidamente preenchida.
  • Cópia do documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

Entrega dos documentos até 22 de agosto:

  • Pelo correio, para a sede da Vida Brasil, no endereço: Rua da Mouraria, nº74, Nazaré, CEP: 40.040-090, Salvador-Bahia.
  • Por e-mail:cursovidabrasil@gmail.com
  • Pessoalmente na Vida Brasil, de segunda a sexta, das 09:30h às 17:30h.

Se enviados pelo correio, será considerada como data de entrega 22 de agosto, data limite da postagem. As inscrições recebidas pela Vida Brasil por e-mail receberão confirmação de recebimento; caso não aconteça, sugerimos aos candidatos que entrem em contato com a Vida Brasil por telefone.

Processo seletivo:

· Análise da ficha de inscrição e da documentação.
· Entrevista com o/a candidato/a, somente se necessário. Se for o caso, serão realizadas em data e horário a serem comunicados ao/à candidato/a.

Observações:

  • As associações/Movimentos poderão indicar para a seleção o número de representantes que considerem atender aos requisitos do Edital. Deverá ser preenchida uma ficha para cada representante, pois as fichas são individuais.
  • Serão selecionados/as 20 participantes.
  • Todos/as os/as candidatos/as serão comunicados individualmente sobre o resultado da seleção.
  • O curso é gratuito, incluindo material didático. Para os/as candidatos/as que solicitarem e comprovarem necessidade haverá apoio financeiro que poderá cobrir despesas com transporte, alimentação e hospedagem. Esse apoio financeiro é limitado e a solicitação deverá ser feita pelo/a candidato/a na Ficha de Inscrição, no local correspondente.
  • Este Edital, juntamente com a Ficha de Inscrição, encontra-se disponível no portal eletrônico http://www.vidabrasil.org.br, em formato “doc” e “txt”, e ainda na sede da Vida Brasil, em formato impresso A4, A3 (ampliado) e em CD.
  • O processo de seleção é interno à Vida Brasil e não caberão recursos em relação ao resultado da seleção.

Salvador, 1º de agosto de 2008