Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Professor da UFRJ fala sobre “Conflito Social e Água” no auditório do INGÁ - BA

Diálogo das Águas

A quinta edição da série de palestras “Diálogo das Águas” traz para o Auditório Paulo Jackson, do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), antiga Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), o tema “Conflito Social e Água”. A explanação acontece nesta sexta-feira (29), às 15h, e será proferida pelo Doutor em Planejamento, Economia Pública e Organização do Território, Henri Acselrad, que é Professor Adjunto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na sua palestra, o professor UFRJ falará, entre outros temas, sobre a política que orienta a distribuição desigual dos danos ambientais, que não são consideradas pelos ambientalistas conservadores e nem pelos empresários ambientalizados, partidários da modernização ecológica. Para ele, “nenhuma referência é feita, por exemplo, à possibilidade de existir uma articulação entre degradação ambiental e injustiça social”.

Para participar, é necessário se inscrever gratuitamente pelo e-mail cerimonial@inga.ba.gov.br ou pelo número (71) 3116-3009, fornecendo o nome completo, instituição onde trabalha e/ou estuda, função e telefone. As vagas são limitadas.

Acselrad é mestre em Economia pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) e tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos temas Modelos de desenvolvimento e conflitos ambientais, Ecologia política da sustentabilidade; Política e regulação ambiental, Apropriações sociais da sustentabilidade urbana, Movimentos sociais, desigualdade e Justiça Ambiental.

A série “Diálogo das Águas”, promovida pelo INGÁ, tem levado discussões sistemáticas sobre questões relacionadas aos recursos hídricos e ao meio ambiente, que refletem diretamente na vida das pessoas. Os eventos acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês. Entre abril e dezembro deste ano, dez autoridades nessas questões se apresentam no Auditório Paulo Jackson, no bairro do Itaigara, em Salvador. Assim, eles estimulam que um público, formado por ambientalistas, representantes de ONGs e de órgãos públicos, acadêmicos e estudantes, contribuam para a sustentabilidade ambiental e para a gestão racional das águas.

26/08/08

Ascom INGÁ
Mais informações:

Letícia Belém/Cláudia Oliveira /Yordan Bosco
(71) 3116-3042/3215/3286/3024