Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Lançamento do Projeto Insurreição Ritmica - BA

(Clique na imagem para ampliá-la)

O projeto-documentário Insurreição Rítmica busca explorar o movimento de artistas que têm utilizado o poder da arte popular para promover a melhoria da qualidade de vida de jovens em situação de risco na Bahia.

Seminário Democracia e Trabalho no Mundo Real - BA

(Clique na imagem para ampliá-la)

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Curso de Formação em TI - BA

Mais de 1,2 mil jovens da rede pública de ensino poderão participar este ano de um curso gratuito de formação em tecnologia da informação (TI). Serão 300 horas de aulas de programação e os alunos que se destacarem serão contratados por empresas baianas de TI.

Oferecido nos três turnos, o curso faz parte do Programa de Qualificação em Tecnologia da Informação, que tem como meta capacitar 20 mil pessoas em quatro anos, em toda a Bahia.

Esta primeira fase do programa contará com 48 turmas de 25 alunos em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas. As turmas são formadas por estudantes do ensino médio da rede pública com idade até 24 anos, que terão aulas de segunda a sexta-feira.

As inscrições serão realizadas apenas pelo site da Secretaria Estadual da Educação (www.sec.ba.gov.br).

Curso Direito, Consumo e Cidadania - BA

Estão abertas as inscrições para o programa “Justiça Cidadã – Curso Direito, Consumo e Cidadania", promovido pelo Instituto Pedra de Raio (IPR). As interessadas e os interessados devem solicitar ficha de inscrição*, até o dia 19 de agosto, através do telefone(71) 3243-2375 ou pessoalmente na sede do Instituto.

O curso é gratuito e destina-se a integrantes de movimentos sociais, para que atuem como agentes multiplicadores do conhecimento jurídico. Entre os conteúdos práticos abordados está a elaboração de orçamento doméstico para auxiliar as consumidoras e os consumidores na defesa de práticas abusivas e evitar o comprometimento excessivo da sua renda.

* A aprovação da ficha de inscrição está sujeita a aprovação.

Encontros:
Data:
23 e 24 de agosto (sábado e domingo)
Horário:
8:00 às 18:00
Local:
Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN) - Rua Ribeiro dos Santos, nº42, Carmo, Pelourinho.
Mais informações,
acesse: www.pedraderaio.org.br

Ciclo debate políticas culturais para cidades - BA

Em tempo de eleições municipais, o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) e o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) debatemas políticas culturais para as cidades. De 11 a 14 de agosto, no auditório do CEC (Anexo do Palácio da Aclamação – Passeio Público), estudiosos da cultura das mais diversas áreas, gestores culturais e artistas se reúnem no IV Ciclo de Debates sobre Políticas Culturais. Em quatro noites e uma tarde, acontecem cinco mesas-redondas temáticas: A cidade como fenômeno cultural na contemporaneidade; Cidade e patrimônios culturais; Políticas culturais para as cidades; Políticas urbanas e cultura; e Diversidade e culturas urbanas. O IV Ciclo é aberto ao público, com inscrições gratuitas através de formulário no site do CULT e emissão de certificado, a ser entregue após o evento. Informações podem ser obtidas através dos telefones 3283-6198 (CULT) e 3117-6190 (CEC). Atividade em parceria com o Conselho Estadual de Cultura (CEC) e a Associação de Professores Universitários da Bahia (APUB).

LEONARDO SILVA DE SOUZA
Pesquisador
Rede de Tecnologias Limpas-TECLIM
Projeto EcoBraskem III

Tel:(71)-32839455
Tel:(71)-87872394

E-mail:
Leosouza@ufba.br
Acesse:
www.teclim.ufba.br
Currículo: http://lattes.cnpq.br/9964228434531026

domingo, 27 de julho de 2008

CEAO promove Seminário "Cinema Negro em discussão" - BA

O Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) é um órgão da UFBA voltado para ações afirmativas em favor das populações afro-descendentes. Nessa ocasião, o CEAO realizará, de 01 à 05 de setembro, o Seminário Cinema Negro em Discussão, com promoção do Cineclube CINEMAFRO.

INSCRIÇÕES GRATUITAS
QUANDO: 17 À 21 DE AGOSTO
ONDE:
CEAO - UFBA: Pc. Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho; 71 3322-6742 ceao@ufba.br
REALIZAÇÃO: CEAO – UFBA
PROMOÇÃO:
CINEMAFRO

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Aulas públicas do IX Fábrica de Idéias - BA

(Clique na imagem para ampliá-la)

IAT promove "Dois dedos de prosa..." por videoconferência - BA

O Instituto Anísio Teixeira IAT/SEC, promove no mês de agosto uma série de videoconferências denominadas de “Dois dedos de prosa...”, que será realizada todas as quintas-feiras do mês de agosto, sempre às 16 horas, no auditório de videoconferências do IAT. Os encontros têm como objetivo estimular a reflexão sobre a produção do conhecimento, relações étnico-raciais e globalização numa perspectiva local e global.

Os encontros estabelecem ponte entre temas como conhecimento e descolonização, globalização, multiculturalismo, cidadanias africanas e exclusão social, como forma de reflexão sobre a convivência com o diferente e em busca de novos caminhos para um conhecimento que esteja relacionado com os diversos modos de vida e saberes. DE acordo a coordenadora do grupo de projetos Especiais do IAT, Nelma Barbosa, a série convida os educadores-cidadã os-sujeitos a rever posicionamentos, “num mundo em que as diferenças exigem novos modelos de relações sociais”.

Serão disponibilizadas 250 vagas na capital. No interior, o encontro será transmitido para os auditórios dos 40 municípios ligados à Rede Educação, tais como: Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Valença, Teixeira de Freitas e Serrinha. As conferências têm como público-alvo professores da rede pública de ensino, pesquisadores e estudantes.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

FOQUIBA promove seminário sobre quilombos educacionais - BA

O FOQUIBA ( FORUM DE QUILOMBOS EDUCACIONAIS DA BAHIA) CONVIDA TOD@S PARA PARTICIPAR DO 2º SEMINÁRIO DOS QUILOMBOS EDUCACIONAIS COMO O TEMA:
O PAPEL DOS QUILOMBOS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DE NEGROS E NEGRAS

DIAS; 25/07 às18H
( Credenciamento a partir das 17h no local do evento)
26/07 das 8h30min ás 17h
LOCAL: COLÉGIO LANDULFO ALVES- CALÇADA
O Fórum de Quilombos educacionais da Bahia - FOQUIBA- foi criado em 21 de outubro de 2001, é fruto do amadurecimento das organizações negras no sentido de atuar em rede para superação das desigualdades raciais em nossa sociedade, sobretudo no campo educacional com pressuposto de uma pedagogia anti-racista e inclusiva. Além de se constituir em espaço político para a organização dos Quilombos Educacionais em rede, respeitando sempre autonomia administrativa de cada instituição, o Foquiba garante a eqüidade participativa entre os membros por acreditar que essa é melhor maneira para atuar conjuntamente, considerando cada especificidade das entidades que a compõem. Os Quilombos Educacionais são experiências organizativas que surgem de maneira particularizadas no seio da comunidade negra.

Atualmente o Fórum congrega 07 instituições distribuídas em pontos estratégicos da região metropolitana de Salvador: Quilombo Milton Santos (IAPI); Quilombo Irmã Santa Bakhita (Sussuarana); Instituto Cultural Steve Biko (Pelourinho); Quilombo Semear (São Gonçalo do Retiro); Coequilombo (Plataforma); Quilombo Cabricultura (Cabrito de Baixo) e Quilombo do Orubu (Cajazeiras), atuando com grupos socialmente vulneráveis em sua maioria jovens negros e negras oriundos de escolas públicas e residentes em bairros periféricos, cujo objetivo é adentrar a universidade como forma de superação das desigualdades sócio-raciais.

O 2º seminário procura reunir os quilombos educacionais atuantes na rede e outros quilombos na perspectiva de discutir o papel dos quilombos educacionais na formação de negros e negras. Será um momento oportuno para trocar experiências, conhecer novas experiências, além de discutir a nossa identidade coletiva e como estamos trabalhando a Cidadania e Consciência Negra dentro dos Quilombos educacionais.

Este encontro procura também difundir na comunidade negra a atuação do Fórum de Quilombos Educacionais que atualmente está participando do PAE( programa de Apoio Estratégico) financiado pela CESE que é nossa grande parceira para realização deste encontro.

Por isso sejam todos muito bem vindos ao nosso encontro!! Pode entrar que a casa é sua.


2º SEMINÁRIO DO FOQUIBA

Data: 25 e 26/07

Local: Colégio Landulfo Alves- Água de Meninos

Tema: O papel dos quilombos educacionais na formação dos negr@s.

Público: Coordenadores, professores e estudantes dos quilombos educacionais.

PROGRAMAÇÃO

DATA: 25 DE JULHO (Sexta- feira)

17h- Credenciamento

18h- Abertura do Seminário: Vanda Cruz

18h30min- Exposição do Tema: o Papel dos quilombos educacionais na formação dos negros/as por Silvio Humberto dos Passos Cunha.

19h30min- Apresentação dos Quilombos Educacionais.

20h15- Exposição do tema: Educação X Qualificação Profissional- Profª Célia Oliveira

20h30min- Plenária

21h- Apresentação Musical – Grupo Pérola Negra

21h20min Coquetel de encerramento

SÁBADO DIA 26 DE JULHO

8h30min- Apresentação artística do grupo Choque Cultural

9h- Mesa redonda: Identidade Coletiva do Foquiba

1° bloco: A formação político-racial dos quilombos educacionais

Debatedores: Coordenador/a geral ou pedagógico de cada quilombo da rede.

10h- intervalo (Grupo musical Dicionário Periférico)

10h30min- 2° bloco: Pertencimento étnico a partir dos quilombos educacionais

Debatedores: 01 aluno/a de cada quilombo educacional da rede

11h30mim- Plenária

12h20mim- almoço

13h30mim – Apresentação artística - Nova Aliança (Bakhita)

13h45min- Formação dos grupos de trabalho


Grupo 1- CCN para além dos quilombos educacionais

Coordenação: Altair Pacheco (Orobu) e Maria da Conceição Freitas (Biko)

Grupo dois: Relações de gênero na educação inclusiva

Coordenadores: Marta( Ceafro) e Sueli Santana ( Biko)

Grupo três: Cotas hoje: acesso e permanência na Universidade

Haroldo Barbosa (Coequilombo) e Michel Chagas (Biko)

15h- Apresentação dos grupos de trabalho
16h- Avaliação e encaminhamento do Seminário
16h40mim- Encerramento com agradecimentos e apresentação musical - Os Agentes (Bakhita).

GRATUITO.
REALIZAÇÃO: FOQUIBA
APOIO: CESE
INFORMAÇÃO: FOQUIBA@YAHOO.COM.BR
VANDA: 99776025/8799-5732

TRE-BA debate sobre “A mídia e as eleições” - BA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), através da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia convida a imprensa para o workshop A mídia e as eleições, que será realizado dia 31 de julho, das 8h30 às 18 horas, no auditório do TRE-BA. O evento tem como objetivo esclarecer os profissionais da imprensa acerca das principais questões relativas ao processo eleitoral.

A responsabilidade social do profissional de imprensa na cobertura do processo eleitoral é o tema da palestra de abertura, que será proferida pelo jornalista Ricardo Kotscho, vencedor de quatro Prêmios Esso de Jornalismo e autor de obras significativas, a exemplo de Explode um novo Brasil — Diário da campanha das Diretas (Brasiliense, 1984) e Do Golpe ao Planalto – Uma Vida de Repórter (Editora Companhia das Letras, 2006), entre outras.

Também participam como palestrantes Jaime Barreiros Neto, Coordenador da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia e mestre em Direito Público (UFBA); Raimundo de Campos Vieira, Diretor-Geral do TRE-BA; Rafael Barrêtto, mestre em Direito Público (UFBA) e Coordenador do Centro de Estudos Jurídicos de Salvador (CEJUS); e Olivar Coneglian, mestre em Direito (PUC-RS), juiz de Direito e autor de diversas obras jurídicas.

Destinado a jornalistas que atuam em redações e assessorias de imprensa, radialistas e profissionais de marketing político, o workshop é gratuito. Os interessados em participar devem enviar um e-mail para ascom@tre-ba.gov.br.

Salvador, 23 de julho de 2008

TRE-BA/Ascom

(71) 3373-7100

terça-feira, 22 de julho de 2008

Seminário “Discutindo Ações para o Enfrentamento da Aids Junto à População Negra de Salvador” - BA

A Secretaria Municipal da Saúde (Salvador/BA), através da Assessoria de Promoção da Equidade Racial e da Coordenação Municipal de DST/Aids, tem o prazer de convidá-lo para participar do Seminário “Discutindo Ações para o Enfrentamento da Aids Junto à População Negra de Salvador”

Local: Hotel Sol Barra ( Porto da Barra)
Data : 24 e 25 de Julho de 2008
Horário: 24/07/08 das 13:30 às 17:30
25/07/08 das 08:30 às 17:30
Informações tel: 3186-1103

Inscrições pelo e-mail: saudedapopulacaonegra@yahoo.com.br, constando nome, nº de identidade e nome da entidade da qual faz parte.
Divulgue e Participe!

Diálogo das águas aborda a necessidade da Educação Ambiental - BA

Educação Ambiental para a Gestão das Águas é o tema do próximo Diálogo das Águas - série de encontros temáticos sobre o meio ambiente e recursos hídricos, promovida sempre na última sexta-feira do mês, pelo Instituto deGestão das Águas e Clima (INGÁ). Nessa sexta (dia 25), o tema será apresentado pelo mestre em Física e gestor em Educação Ambiental, José Silva Quintas, a partir das 15 horas, no Auditório Paulo Jackson, do INGÁ,no Itaigara. Para participar, é necessário se inscrever gratuitamente pelo e-mailcerimonial@inga.ba.gov.br ou pelo número (71) 3116-3009, fornecendo o nomecompleto, instituição onde trabalha e/ou estuda, função e telefone. Asvagas são limitadas. O professor Quintas adiantou que abordará o tema, focando a educação ambiental como instrumento para a participação social na gestão dos recursos hídricos. Ressaltou que vai, conseqüentemente, falar da relação entre sociedade e a natureza, os conflitos existentes em torno do uso dos recursos naturais e como o Estado atua na mediação desses conflitos e na liberação de outorgas. “O uso da água é conflitante porque agrega interesses diversos”, avalia Quintas. O professor disse que vai fazer referência ainda à relação das comunidades urbanas com a água, o consumo excessivo e demonstrar como essa relação pode e deve ser redimensionada, por ser a água um bem finito e que necessita de “cuidado”. Uma responsabilidade que, segundo certifica, é do poder público, da sociedade e também de cada indivíduo. Ele disse ainda que é preciso a participação e o controle social para se fazer o uso sustentável da água, o consumo consciente e que nesse sentido, a educação ambiental na gestão das águas é uma ferramenta essencial e estratégica.
Sobre o palestrante
José Silva Quintas é professor universitário, graduado em Física pela UFBa, em 1968, com atuação em importantes instituições de ensino do país, a exemplo Colégio de Aplicação da UFBa, da Escola Técnica Federal da Bahia,Universidade Católica de Salvador, Universidade de Brasília (UNB),Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Potiguar, do Rio Grande do Norte. É servidor aposentado do IBAMA onde assumiu várias cargos, a exemplo da Coordenação Geral de Educação Ambiental e a chefiado Departamento de Divulgação Técnico-Científica e Educação Ambiental.Tem vários artigos e livros publicados dentre os quais: Introdução àGestão Pública; Educação no Processo de Gestão Ambiental: Uma proposta de Educação Ambiental Transformadora e Concepção Pedagógica para Formação do Analista Ambiental.
21/07/08 Ascom INGÁ
Mais informações: Letícia Belém/ Cláudia Oliveira e Yordan Bosco(71) 3116-3042/ 3286/ 3116-3024/ 3215

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Curso de Formação Política para a construção da Cidadania Ativa das Mulheres - BA

INSCRIÇÃO: 28/07 a 04/08/2008
HORÁRIO: 14:00 às 18:00 horas
LOCAL PARA INSCRIÇÃO:
Av. Sete de Setembro, 202, Ed. Adolpho Basbaum, 4º andar, Ladeira de São Bento, Prédio da Loja Grippon.
Telefones: 2108 7305 / 2108 7309 / 2108 7310
Contatos: Tânia Palma, Marlene Machado e Eliane Boa Morte

PRÉ-REQUISITOS:
· Carteira de identidade
· Comprovante de escolaridade (ensino Fundamental Completo)
· Idade entre 21 anos completos e 30 anos incompletos

domingo, 20 de julho de 2008

Cefet oferece 80 vagas para Camaçari - BA


18/07/2008 - 13h30min

http://ibahia.globo.com/

O Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet) abre inscrições a partir do próximo dia 21 de julho do processo seletivo 2008.2, para o curso técnico, modalidade subseqüente, de Tecnologia da Informação, da Unidade de Ensino do Cefet-BA em Camaçari/Extensão Dias D'Ávila.

Estão sendo oferecidas 80 vagas no total, sendo 40 para o turno matutino e 40 para o vespertino. Os candidatos devem ter o ensino médio completo. As inscrições, que vão até o dia 3 de agosto, são totalmente gratuitas e somente via internet, nos sites da Cefet e da Unidade da Cefet de Feira.

A prova do Exame de Seleção do Cefet-Ba está marcada para o dia 10 de agosto, pela manhã, constando uma Redação e 40 questões objetivas, de Português, Inglês (ou Espanhol), Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia.

O candidato inscrito deve tomar conhecimento do local de realização da sua prova, no período de seis a 10 de agosto, via internet. A previsão para a divulgação dos resultados é até o dia 16 de agosto.

Mais informações no edital completo do Exame de Seleção no site da Instituição ou entre pelos e-mails selecao@cefetba.br, telefones: (71) 2102-9505 e (71) 2102.9504, e camacari@cefetba.br, telefone (71) 3261-0708.

Exposição "Vem jogar mais eu, camará" - BA

(Clique na imagem para ampliá-la)

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Curso de Formação e, Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher - Santo André, SP

Local: Salão Burle Marx Prefeitura de Santo André – 9o andar - horário: das 14h às 18h
Grupo de Homens - datas: 23 e 30 de julho e 06 de agosto
Grupo de Mulheres - datas: 20 e 27 de agosto e 03 de setembro

SEMINÁRIOS:
- 13 de agosto: Violência Contra as Mulheres e Rede de Serviços de Enfrentamento a partir da Lei 11.340/06
- 10 de setembro: Masculinidades
- 12 de novembro: Controle Social de Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
Local: Salão Burle Marx Prefeitura de Santo André – 9o andar
Horário: das 09h às 16h
Inscrições e informações, ligue: 4433-0648 / 4433-0155
Endereço eletrônico: nucleopoliticas@santoandre.sp.gov.br

quinta-feira, 17 de julho de 2008

UNEB seleciona para segunda turma do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde - BA

UNEB seleciona para segunda turma do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde - São 38 bolsas-auxílio de R$1.515,45, financiadas pelo Ministério da Saúde - Iniciativa tem apoio das Secretarias municipal e estadual de Saúde - Inscrições até dia 27/julho, pela internet.

Fortalecer as ações e melhorar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Estas foram as premissas que fizeram a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) abrir processo seletivo para a segunda turma do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 8 de julho.
Com duração de 18 meses, o curso é uma pós-graduação lato sensu ministrada pela universidade, através do Departamento de Ciências da Vida (DCV), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), e oferta 38 bolsas-auxílio no valor de R$1.515,45.
O público-alvo consiste em profissionais de saúde, tais como enfermeiros, assistentes sociais, odontólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e psicólogos, que podem efetivar a inscrição, com taxa de R$100, até o dia 27 de julho.
Com financiamento do MS, através do Fundo Nacional de Saúde (Funasa), e com contrapartida da UNEB,a iniciativa conta também com parceria das secretarias de Saúde do Estado (Sesab) e de Salvador (SMS).
“Vão estar a disposição da organização da residência seis unidades de saúde da capital baiana: Hospital Ana Nery, Hospital Geral do Estado, Hospital Central Roberto Santos, Unidade de Saúde da Família e os Centros de Apoio Psicossocial (Caps) de Pernambués e Itapagipe, onde serão aplicadas as residências em Nefrologia, UTI, Neonatologia, Saúde da Família e Saúde Mental, respectivamente”, adianta a professora Rhanes Oliveira, professora-membro da residência.
A proposta, de acordo com a coordenadora Mary Gomes, surgiu a partir da necessidade de formação e aprimoramento de recursos humanos para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia.
O foco da política nacional de saúde é fortalecer as ações do SUS através do aprimoramento de recursos humanos para a melhoria do atendimento a população baiana. E, para tanto, vem fomentando uma educação permanente, tendo nas residências multiprofissionais em saúde um meio para viabilizar esse aperfeiçoamento”, explica Mary, lembrando que, em 2006, a professora Marluce Meira iniciou esse processo na universidade.
O curso tem sua aula inaugural prevista para o dia 15 de setembro. A carga horária total é de 3.283 horas, sendo 420 horas de atividades teórico-práticas e 2.863 horas de atividades de ensino-trabalho (com 30 horas para elaboração do produto final). As atividades estão estruturadas de forma que os alunos desenvolvam ações em 60 horas semanais.

Informações: DCV - Tel.: (71) 3117-2210 e e-mail
programaresidenciauneb@yahoo.com.br.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Curso de Educação Fiscal nas Escolas, para professores(as) - BA

A Educação Fiscal considera que os conhecimentos sobre a função social dos tributos asseguram a capacidade do exercício da cidadania vinculada ao desenvolvimento econômico do Estado e a distribuição justa dos recursos públicos para todos. Sendo assim, é um desafio, enquanto processo de inserção e resgate de valores na sociedade. Para a compreensão desse conteúdo é necessário que os conhecimentos sejam vivenciados nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares como tema social contemporâneo, inseridos no projeto político pedagógico das escolas e trabalhados de forma integrada aos conteúdos programáticos dos componentes curriculares.

Em consonância com o Programa Nacional de Educação Fiscal, o Projeto Educação Fiscal nas Escolas – PEFE, desenvolvido pelo Grupo de Educação Fiscal da Bahia, formado pela Secretaria da Fazenda e Secretaria da Educação do Estado da Bahia e Receita Federal do Brasil, tem como objetivo promover e institucionalizar a educação fiscal para o pleno exercício da cidadania, por meio da sensibilização dos cidadãos para a função socioeconômica do tributo. Logo, caberá ao PEFE disseminar os conhecimentos aos cidadãos sobre administração pública; incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos e criar condições para uma relação harmoniosa entre o Estado e o cidadão.

Com este propósito, o PEFE, até 2007 já capacitou 960 Disseminadores por meio do Curso de Educação Fiscal a Distância, entre professores da rede pública estadual, servidores públicos das Secretarias da Fazenda e da Educação do Estado da Bahia, da Receita Federal do Brasil e educadores municipais do Baixo Sul e de Cruz das Almas. O PEFE está presente em mais de 80 instituições de ensino, alcançando cerca de 50 mil alunos. Porém, a meta é ampliar o número de Disseminadores na rede pública estadual e municipal de educação para trabalhar nas escolas o tema Educação Fiscal de maneira efetiva e alcançar toda a comunidade escolar. Para isso, no ano de 2008 ampliando o número de vagas no Curso de Disseminadores de Educação Fiscal e promovendo ações no interior das unidades escolares do Estado da Bahia.
Maiores informações e inscrições no site:

terça-feira, 15 de julho de 2008

Pré-vestibular do CEN com inscrições abertas - BA

(clique na imagem para ampliá-la)

Colóquio Milton Santos 2008 abre inscrição para artigos - BA

1. Proponentes
- Grupo Permanecer Milton Santos
- Instituto Anísio Teixeira (IAT) do Governo do Estado da Bahia
- Faculdade de Comunicação da UFBA
- Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura)
- Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB)
- Núcleo de Estudos em Sociedade, Poder e Cultura (Nespoc)

2. Proposta
Realização de palestras, encontros e debates sob o tema comum "O local e o global no pensamento de Milton Santos", com a participação de professores,
estudantes e pesquisadores ligados às entidades promotoras, além de convidados como os professores Muniz Sodré, Maria Adélia, Ana Célia Santos e Nelson
Preto, entre outros (a confirmar).
O evento também envolverá a apresentação e debate de trabalhos acadêmicos em Grupos Temáticos (GTs) e o lançamento do livro
reunindo os trabalhos integrantes do primeiro Colóquio Milton Santos, realizado em 2007.

3. Local e data
- Faculdade de Comunicação da UFBA e sede do IAT, em Salvador, dia 25 de agosto de 2008

4. Justificativa
O evento faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa Permanecer Milton Santos do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade,
com registro no CNPq. O evento pretende proporcionar um espaço de reflexão sobre o pensamento do geógrafo e educador Milton Santos, com destaque para
sua análise sobre a comunicação e a educação. Pela importância do trabalho de Milton Santos na formulação de um pensamento original sobre a realidade
brasileira e os problemas gerados pela nova fase de globalização do capitalismo, faz-se necessário propiciar oportunidades de aprofundamento das idéias desse pensador, oferecendo a novas gerações momentos para a troca de experiências
e aprendizado acadêmicos a partir das idéias miltonianas.
Vale destacar que a primeira versão do Colóquio Milton Santos mereceu a adesão do Instituto Anísio Teixeira (IAT) de formação pedagógica no Estado da
Bahia, constituindo-se a partir de então em atividade co-organizada. Professores da rede pública de ensino de todo o território baiano terão acesso ao
colóquio, em rede, a partir da transmissão por videoconferência.

5. Objetivos
- Propiciar um espaço de discussão e reflexão acadêmica focada no pensamento de Milton Santos sobre o papel da Comunicação, da Política e da Educação
na construção de um mundo melhor;
- Possibilitar a troca de experiências entre estudiosos da obra e da vida de Milton Santos, com ênfase nos estudos críticos sobre a nova fase da
globalização econômica;
- Contribuir para o reavivamento da memória do geógrafo e pensador Milton Santos (1926-2001).
- Contribuir para a formação e atualização de estudantes, professores da rede pública e demais interessados, a partir das idéias propostas por Milton
Santos.

6. Grupos Temáticos
- Comunicação
- Educação
- Geografia Humana

7. Inscrição de trabalhos
- Será gratuita, aberta no período de 18 de julho a 22 de agosto de 2008, através do endereço eletrônico
http://permanecermiltonsantos.blogspot.com/
ou pelo e-mail
coloquioms2008@yahoo.com.br

Simples Rap´ortagem se apresenta na Máquina do Som - BA

A banda de rap Simples Rap'ortagem estará se apresentando na Máquina do Som, próximo domingo dia 20/07. A Máquina do Som é um programa de auditório, onde as atrações são estudantes de escolas públicas e particulares. No programa do dia 20 de julho as apresentações de cinema, teatro, dança e música será com a galera dos Colégios Costa e Silva, 2 de Julho, Oficina, Antônio Vieira, Marista e CENINT. O tema será Veículo de Comunicação Rádio, com o entrevistado Mário Sartorello e show da banda convidada Simples Rap'ortagem.
NOTA IMPORTANTE:
O evento é aberto ao grande público e a entrada é 1kg de alimento não perecível.
LOCAL: Teatro ACBEU [corredor da Vitória]
HORÁRIO: 14:50h
QUANDO: 20/07 [próximo domingo]

Mais informações:
Fale com Roger, tel: 9128-9841.

Curso Pré-Vestibular Quilombo Educacional do CEN - BA

Quilombo Educacional do CEN - INTENSIVO!

Estão abertas as inscrições para o Curso Pré-Vestibular Quilombo Educacional do CEN. O curso será intensivo e as aulas acontecerão no ICEIA – Instituto Central de Educação Isaías Alves, no Barbalho, durante a noite.
O Quilombo do CEN é um curso preparatório para os vestibulares, que tem como público alvo os afro-descendentes que comprovem dificuldades financeiras para arcar com os cursos particulares.
A equipe de professores qualificados oferece aulas voltadas para o programa do vestibular da UFBA, além de aulas de campo, em laboratórios, sessão de vídeos, de Cidadania e Consciência Negra e Yorubá. O curso está fundamentado na valorização de saberes provenientes da população negra, importantes para a construção do país.

É GRATUITO !!!!

Para se inscrever, é necessário somente cópia e original do:
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio ou Atestado que comprove que o estudante é concluinte do Ensino Médio em 2008.
  • Comprovante de renda.

Onde: ICEIA – Instituto Central de Educação Isaías Alves.
Praça do Barbalho. S/N. Salvador-Bahia.
Quando: 17 e 18 de julho de 2008
Horário: 09h às 21h

segunda-feira, 14 de julho de 2008

UNEB promove curso de extensão "A educação popular e seus paradigmas na América Latina" - BA

Iniciativa gratuita é direcionada a graduados que desejam atuar em movimentos sociais, trabalhos comunitários e organizações não-governamentais - Inscrições: de 28 a 31/julho, em Salvador.
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do Departamento de Educação (DEDC) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), oferece aos graduados em qualquer área, o curso de extensão A educação popular e seus paradigmas na América Latina.
A iniciativa, que é gratuita, pretende discutir sobre a educação popular com pessoas que atuam na área social. O interesse é atingir quem pretenda ou já faça parte de movimentos, lideranças comunitárias, organizações não-governamentais (ONGs), trabalhos pastorais, escolas e projetos sociais.
As inscrições ocorrem de 28 a 31 de julho, com um total de 50 vagas oferecidas. Os interessados devem dirigir-se ao DEDC, das 14h às 18h, munidos de diploma de nível superior (graduação plena) de qualquer área e a devida identificação pessoal (RG).
O curso terá ao todo carga horária de 40 horas/aula e acontecerá no Campus I, em Salvador. As aulas serão ministradas no período noturno, das 18h às 22h, de 6 de agosto até 10 de outubro, sempre às quartas-feiras.
Coordenado pelo professor Maurício Mogilka, a iniciativa vai abordar questões como: O que é educação popular, Os paradigmas de educação popular na América Latina e Características do paradigma libertador.
“Neste curso, irei trabalhar mais detidamente em cada um dos paradigmas da educação popular desenvolvida na América Latina", explica Mogilka, que coordena ainda o programa de extensão Educação, Desenvolvimento Humano e Libertação, do qual o curso faz parte.
Informações: DEDC/Campus I - Tel.: (71) 3117-2305.