Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

terça-feira, 29 de junho de 2010

Estado oferece 2.299 vagas para a Educação Profissional - BA

Estão abertas, até o dia 09 de julho, as inscrições para 2.299 vagas para a Educação Profissional da Bahia. As vagas, referentes ao segundo semestre de 2010, são destinadas a estudantes oriundos da escola pública, que terminaram o ensino médio e querem voltar para a escola para fazer um curso técnico, na modalidade subsequente, nos 35 Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional. As inscrições serão feitas, exclusivamente, no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br
A seleção dos inscritos ocorrerá por sorteio eletrônico a ser realizado no dia 14 de julho, às 15h, no Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia, situado na Avenida Oscar Pontes, s/n, Água de Meninos, município de Salvador. O sorteio eletrônico será transmitido por videoconferência, em tempo real, com a participação de representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores e é aberto para acompanhamento de estudantes e pais.
As matrículas para os/as contemplados/as no sorteio eletrônico serão realizadas de 19 a 21 de julho de 2010 nos respectivos centros. No ato da matrícula devem ser apresentados os seguintes documentos: cópias e originais do CPF, histórico escolar, cédula de identidade, duas fotos ¾ e comprovante de residência, atestando o endereço de inscrição. Só serão acatados atestados de conclusão de cursos para os/as estudantes concluintes do ensino médio no ano letivo de 2009.
Em caso de dúvidas e sugestões escreva para sorteiosuprof@sec.ba.gov.br.
Acompanhe mais informações sobre o sorteio eletrônico também no
Blog da Educação Profissional: www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com

Outras informações:
Ao inscrever-se, o/a candidato/a deve informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e criar uma senha de 6 a 8 dígitos, dando origem a um login. Por meio deste login, poderá corrigir dados pessoais, alterar a senha, turno, ou mesmo cancelar a inscrição e preencher novo cadastro com nova opção de curso. No entanto, o sistema não permitirá a alteração do município de residência e nem do CPF. Todos/as os/as inscritos/as serão sorteados/das e classificados/as, mas a convocação obedecerá a ordem de classificação no sorteio eletrônico e a disponibilidade de vagas, por curso, nos centros.
Os/as contemplados/as no sorteio eletrônico para o Centro Estadual de Educação Profissional em Arte e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica, para a área de artes, a ser aplicado no próprio Centro. O teste tem caráter eliminatório. Os/as classificados/as serão imediatamente convocados/as na lista com o resultado do sorteio eletrônico a ser divulgada no site da Secretaria da Educação e nos centros para os quais o candidato fez a inscrição. As aulas serão iniciadas no dia 02 de agosto.

Avanços na Educação Profissional
Com a implantação do Plano de Educação Profissional da Bahia, já são 40.100 vagas ofertadas para a Educação Profissional na rede estadual nos últimos três anos e meio. É um avanço superior a 1.000% na oferta de vagas se comparado ao início de 2007, quando o Estado oferecia apenas 4.016 vagas para os cursos técnicos de nível médio. Além de ampliar a oferta de vagas, o Estado aproveitou estruturas ociosas existentes na rede estadual de educação, instituiu os oito Centros Estaduais e 27 Centros Territoriais de Educação Profissional, investiu recursos próprios e do Programa Brasil Profissionalizado na adequação e modernização das unidades escolares, o que inclui reforma e ampliação das unidades, equipagem de laboratórios e montagem do acervo bibliográfico. Interiorizou a Educação Profissional que, além dos centros estaduais e territoriais, é ofertada também em 105 unidades na capital e interior, beneficiando jovens e trabalhadores/as em todos os territórios de identidade da Bahia.
 Em caso de dúvidas e sugestões, entre em contato: sorteiosuprof@sec.ba.gov.br

Acompanhe as informações sobre o sorteio eletrônico: www.educacao.ba.gov.br  e www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot .com