Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

Siga por email

sábado, 11 de setembro de 2010

Ogum Deus e Homem estreia em Salvador - BA

setembro 9, 2010 por plugcultura
O espetáculo “Ogum, Deus e Homem”, com direção de Fernanda Júlia e o ator Val Perré no papel-título, estreia  dia 23 de setembro, quinta-feira, no Teatro Martim Gonçalves, no Canela, às 20 horas, permanecendo em cartaz até 3 de outubro (exceto na segunda-feira, dia 27/09). Os ingressos gratuitos poderão ser retirados até uma hora antes da apresentação. “Ogum” foi a única montagem teatral do Nordeste contemplada para patrocínio e produção no I Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, promovido pela Fundação Palmares e a Cadon (Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves),  com patrocínio da Petrobras e Ministério da Cultura. E este foi o espetáculo escolhido por Fernanda Júlia (“Xirê Obá”), como sua montagem de conclusão no curso de Direção Teatral pela Escola de Teatro da UFBA, com texto escrito por ela e Fernando Santana (“Atire a Primeira Pedra”), que também atua na peça. Fernanda tem como orientador o professor e diretor Luís Marfuz.
DJs e atabaques - Como parte do mesmo projeto, serão realizadas importantes atividades paralelas ao espetáculo como oficinas de direção e produção;  o  II IPADÊ (Fórum Nata de Africanidade) e o lançamento do filme-documentário OGUM.DOC, dirigido por Thiago Gomes, que também é diretor assistente da peça.  No dia da estreia, 23, o público conhecerá a Afro-Tecno-Jam, um evento de interação musical “entre Djs e atabaques”, com a participação de La Funhouze,  um coletivo de música tecno e arte de Salvador. Além disso, coroando a noite, será servida aos convidados a tradicional Feijoada de Ogum.
O ESPETÁCULO – “Ogum, Deus e Homem” é uma montagem produzida pela Kalik Produções Artísticas e tem realização da atuante Companhia de Teatro Nata, fundada há 10 anos por Fernanda Júlia, na cidade baiana de Alagoinhas. Para o elenco da peça, a Cia. convidou atores de Salvador, estabelecendo um processo inovador de interação entre a capital e o interior do Estado. Além do ator Val Perré, que há três anos mora no Rio de Janeiro e vem se destacando no teatro, cinema e televisão, “Ogum” tem no elenco Jussara Mathias, Marinho Gonçalves, Fernando Santana, Jefferson Oliveira, Luiz Guimarães, Clara Paixão e Deilton José.