Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

domingo, 26 de setembro de 2010

Projovem Trabalhador abre inscrições para 1980 vagas em Salvador - BA


O Programa Nacional de Inclusão de Jovens – PROJOVEM, concebido pelo Governo Federal, está sendo iniciado na capital e em outros 34 municípios do estado, oferecendo, nesta etapa, um total de 4.750 vagas de qualificação gratuita (1980 delas em Salvador) para jovens de baixa-renda, com idades entre 18 e 29 anos. Na Bahia, o programa está sendo implantado por meio da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Contemplando vários arcos profissionais, como a Construção Civil, Hotelaria, Piscicultura, Vestuário, Arte, Agro-extrativismo, Elétrica e Mecânica, os cursos do Projovem Trabalhador foram montados a partir de um estudo rigoroso do mercado de trabalho, qualificando o público nas áreas que apresentam maior carência de profissionais, de acordo com a necessidade de cada município. Esse método garante, posteriormente, maior facilidade na inserção dos jovens qualificados.

A carga horária do programa é de 350 horas, ministradas em seis meses - um período mais extenso, que melhora a assimilação do conteúdo trabalhado em sala de aula e no ambiente prático. O programa permitirá que os jovens recebam qualificação social, com noções de cidadania e meio-ambiente, por exemplo, além da capacitação profissional na área pretendida, que abrange 80% do programa de aulas.


1. Beneficiários do Programa

I – Ter entre 18 e 29 anos; 
II – Possuir renda familiar per capta de até um salário mínimo;
III – Estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental;
IV – Ou estar cursando ou ter concluído o ensino médio, e que não esteja no ensino superior.

2. Documentação necessária para inscrição do jovem:

I - cópia do CPF;
II - cópia da RG;
III - cópia do comprovante de residência;
IV - cópia do comprovante de matrícula no ensino fundamental ou médio / ou cópia do histórico de conclusão do ensino médio.


3. Carga horária dos cursos

O Projovem Trabalhador tem carga horária de 350 horas/aula, sendo 100 horas/aula de qualificação social e 250 horas/aula de qualificação profissional.

4. Arcos Ocupacionais

As ofertas de cursos do Projovem são definidas em consonância com a demanda de empregabilidade nos municípios, a partir do parecer dos conselhos tripartites municipais. Esta etapa do programa, montada desta forma, contempla os seguintes arcos ocupacionais: administração, agro-extrativismo, alimentação, arte, cultura, beleza, comunicação, marketing social, construção civil, educação, esporte, gráfica, joalheria, madeira, móveis, metal-mecânica, pesca, piscicultura, saúde, serviços pessoais, telemática, transporte, turismo, vestuário, entre outros.
                    

EM SALVADOR, AS ÁREAS DOS CURSOS ESTÃO DISPONÍVEIS DE ACORDO COM O BAIRRO DE RESIDÊNCIA DOS CANDIDATOS. OS INTERESSADOS DEVEM PROCURAR, O QUANTO ANTES, A UNIDADE CENTRAL DO SINEBAHIA (ÚNICO LOCAL DAS INSCRIÇÕES). 
  
A RELAÇÃO COMPLETA DAS CIDADES E DAS ÁREAS OFERECIDAS ESTÁ DISPONÍVEL NO WWW.SETRE.BA.GOV.BR