Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

terça-feira, 5 de abril de 2011

UNESCO realiza encontros para lançar e debater a Coleção História Geral da África

Salvador e Cachoeira (BA), São Paulo e Belo Horizonte sediarão, a partir do dia 01 de abril, debates para marcar os lançamentos estaduais da edição em português da coleção da UNESCO História Geral da África.

Os encontros reunirão especialistas africanos e brasileiros, bem como autoridades locais e regionais e estudantes, para discutir temas relacionados à educação das relações étnico-raciais, interculturalidade, intolerância religiosa e relações entre o Brasil e o continente africano.
A coleção em português é editada pela UNESCO em parceria com o Ministério da Educação, sob coordenação técnica da Universidade Federal de São Carlos.

Na Bahia, entre os dias 01 e 04 de abril, uma série de encontros fazem parte do lançamento estadual. No dia 01, a partir das 15h, grupos culturais com forte influência da cultura africana serão visitados pela UNESCO e pelos especialistas. No dia 02, será realizada uma mesa-redonda em Cachoeira, cidade do Recôncavo Baiano berço do samba de roda, patrimônio imaterial da humanidade. Na segunda, dia 4/4, o lançamento oficial da Coleção da UNESCO História Geral da África na Bahia será feito no auditório da reitoria da Universidade Federal da Bahia, em um seminário de 9h às 18h que debaterá principalmente questões relacionadas à interculturalidade e à diversidade religiosa .
Programação na Bahia  

Em São Paulo, no dia 06 de abril, os especialistas africanos e pesquisadores de renome no cenário nacional se reunirão no auditório do Tucarena da PUC  ao longo de todo o dia para debater assuntos relacionados à formação de pesquisadores, à produção de materiais pedagógicos e de conhecimentos interdisciplinares para a formação docente com vistas à implementação da lei 10.639/2003 e à construção de saberes históricos a respeito do continente africano.    
Programação em SP

Em Belo Horizonte, no dia 13 de abril, no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, o lançamento da coleção será seguido de debates que abordarão as relações Brasil-África, a educação, a identidade negra e a territorialidade e o status quo da implementação da lei 10.639/2003, de educação das relações étnico-raciais.

O objetivo da UNESCO, do Ministério da Educação e de seus parceiros ao promover essa série de encontros é debater junto à sociedade o reconhecimento da importância da relação da história africana com a brasileira, contribuindo para a construção e afirmação da identidade da sua população. 

Saiba mais sobre a Coleção História Geral da África


Assessoria de Comunicação
UNESCO no Brasil

Aline Falco
E-mail: aline.falco@unesco.org.br
Tel: (61) 2106-3544/ 81423742

Ana Lúcia Guimarães
E-mail: ana.guimaraes@unesco.org.br
Tel: (61) 21063536

Isabel de Paula
E-mail: isabel.paula@unesco.org.brisabel.paula(at)unesco.org.br
Tel: (61) 21063538