Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

Siga por email

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Mesa Redonda "Interdisciplinaridade nas Ciências Sociais: Estudos sobre Justiça e Direitos" - DF

O Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Acesso à Justiça e Direitos nas Américas do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC) promove no dia 28 de novembro às 10h uma mesa redonda com a presença dos professores Luís Roberto Cardoso de Oliveira e José Geraldo de Sousa Junior. O propósito é refletir sobre a importância dos estudos sobre justiça e direitos para o enriquecimento das Ciências Sociais, buscando assim promover análises interdisciplinares de temas importantes para o Brasil e para a América Latina. A mesa ocorrerá na Sala Roberto Cardoso de Oliveira, no Edifício Multiuso II, 1º andar.
 
O Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Acesso à Justiça e Direitos nas Américas desenvolve estudos e pesquisas interdisciplinares e comparativas, tendo como foco os seguintes eixos temáticos:  Direitos Humanos e Políticas de Reconhecimento, Pluralismo Jurídico, Justiça de Transição, Democratização e Acesso à Justiça e Políticas de Segurança nas Américas. Diferentes perspectivas -  históricas, políticas, sociológicas, jurídicas e antropológicas  - fundamentam as pesquisas, permitindo que o âmbito das discussões seja ampliado de forma a contemplar as várias vertentes teóricas e metodológicas dos estudos sobre a justiça e o Direito. O Laboratório é aberto a pesquisadores, docentes e discentes e busca a articulação com centros acadêmicos e institucionais nacionais e estrangeiros, principalmente latino-americanos.
 
O tema do evento será "Interdisciplinaridade nas Ciências Sociais: estudos sobre justiça e direitos" e trará dois nomes importantes para o debate. O prof. José Geraldo de Sousa Júnior, ex-Reitor da Universidade de Brasília (2008-2012), é conhecido por seus estudos sobre o direito achado na rua e direitos humanos. O prof. Luis Roberto Cardoso de Oliveira, doutor em antropologia pela Harvard University, dentre outros títulos, e professor do Departamento de Antropologia, é conhecido pelos seus estudos sobre direitos, cidadania, políticas de reconhecimento e conflito. 


ENDEREÇO:  Campus Universitário Darcy Ribeiro - Multiuso II, 1º piso, Brasília - Distrito Federal CEP 70910-900 Brasil Brasília - DF