Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

Siga por email

terça-feira, 13 de maio de 2008

Programação do Dia Nacional de Luta Antimanicomial - BA

Há 20 anos, o dia 18 de Maio (Dia Nacional da Luta Antimanicomial) é celebrado em todo o país com manifestações públicas de organizações da sociedade que lutam pelo fim do preconceito e pela garantia dos direitos à cidadania dos portadores de transtorno mental. Este ano, o Coletivo de Entidades Organizadoras da Semana da Luta Antimanicomial na Bahia promoverá um conjunto de atividades visando criar oportunidade para a denúncia das insatisfatórias condições da assistência oferecida hoje na nossa cidade, bem como possibilitar a participação direta dos usuários e familiares nessa mobilização.

SE INFORME NOS SERVIÇOS LOCAIS SOBRE A PROGRAMAÇÃO. PARTICIPE DAS ATIVIDADES DA SUA CIDADE!!!

Programação Salvador:

Organização: Coletivo de Entidades Organizadoras da Semana da Luta Antimanicomial.

Apoio: Área Técnica da SESAB, CRP-03, SINDJUFEBA, Residência Multiprofissional em Saúde da UENB, Hospital Juliano Moreira.

MOSTRA "FRONTEIRAS DA RAZÃO" NA SALA ALEXANDRE ROBATTO
09 A 15 DE MAIO – (BIBLIOTECA CENTRAL)

A tênue linha que separa a sanidade da loucura e as formas de lidar com a fragilidade da mente humana inspiraram a seleção dos três filmes de diferentes épocas, estilos e abordagens, que integram a mostra "Fronteiras da Razão", uma das atividades do dia Nacional de Luta Antimanicomial. Com entrada franca, o público de Salvador vai encontrar neste ciclo, desde o delicado documentário de Nicolas Philibert sobre uma arrojada instituição psiquiátrica que usa a arte como meio de terapia e inclusão social até o estranho triller noir "Demência", raridade da década de 50.

  • 15:00horas – Exibição do filme "O mínimo das coisas".
  • 17:30horas – Exibição do filme "Estamira"
  • 20:00horas – Exibição do filme "Demência"

Segunda (12/05):

  • 08:00 – PASSEATA DO CAPS ÁGUAS CLARAS. Saída do CAPS Águas Claras.

· 08:00 - 15:00:

o CORREDOR HISTÓRICO DA LUTA ANTIMANICOMIAL .*

· FEIRA DO CAPS ARISTIDES NOVIS.*

· MOSTRA DE FILMES E DOCUMENTÁRIOS (com debate no final). *

o 11:00 - DEBATE: "LOUCURA E ATUALIDADE", coordenado por Mariana Carteado e Allann Carneiro.*

* Local: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Pátio do Pavilhão II. Av. Dom João VI, nº 274, em frente ao Hospital Evangélico.

· 10:00 - EXIBIÇÃO DO FILME "O SEGREDO DE NEVERWAS". Às no Campus da Faculdade Filosofia e Ciências Humanas da UFBA (Estrada de São Lázaro, Federação – depois da TV Bahia).

Terça (13/05)

  • 9:00 às 11:30 - TORNEIO DE FUTEBOL (Usuários do Sanatório São Paulo X Internos do HCT), no HCT (Hospital de Custódia e Tratamento). Endereço: Av. Afrânio Peixoto, s/n - Baixa do Fiscal.
  • 09:00 – "... CINE CULTURA E LOUCURA...". Projeção do Filme Estamira e discussão sobre o tema da loucura na contemporaneidade, 150 vagas, no Auditório do Departamento de Educação da UNEB. Endereço: Cabula VI.
  • 12:00 – APRESENTAÇÃO DE ESQUETE "QUEM É O LOUCO", Escola de Enfermagem da UFBA, Canela.
  • 14:00 – EXIBIÇÃO DO FILME "ESTAMIRA", na Escola de Enfermagem.
  • 14:00 – CINE DEBATE "O BICHO DE SETE CABEÇAS", no CAPS Águas Claras.
  • 17:00 – EXIBIÇÃO DO FILME "BICHO DE SETE CABEÇAS" – Faculdade Medicina, Vale do Canela.

Quarta (14/05)

  • 09:00 às 11:30 – APRESENTAÇÃO DO ILÊ AYÊ, no Hospital de Custódia e Tratamento.
  • 12:00 – APRESENTAÇÃO DE ESQUETE "QUEM É O LOUCO", Instituto de Ciências da Saúde da UFBA, Vale do Canela.
  • 14:00 - SEMINÁRIO " 20 ANOS DE LUTA ANTIMANICOMIAL" com
    amostra do vídeo " Tribunal dos crimes da Paz", Na Casa do Trabalhador, Cajazeiras XI.
  • 14:00 às 17:00 – ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE MENTAL DE SALVADOR, no CAPS álcool/drogas (Rua Tomás Gonzaga, Pernambués, ao lado da clínica Sermecca). Público-alvo: Profissionais de Saúde Mental.
  • 14:00 às 18:00 – SEMINÁRIO "LOUCURA E UNIVERSIDADE: TRANS FORMAÇÃO EM SAÚDE MENTAL", no Auditório da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus (Pelourinho).
  • 14:30 às 17:00 – MESA REDONDA "LUTA ANTIMANICOMIAL NO HCT-BA", no HCT-BA.
  • 15:00 – "... CINE CULTURA E LOUCURA..." Projeção do Filme Estamira e discussão sobre o tema da loucura na contemporaneidade, 70 vagas, no Auditório do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da UNEB.

Quinta (15/05)

  • 8:30 às 16:00 – LOUCURA POR VIVER! Atrações (Tenda das Artes, Brechó, Exposição de arte, stand de venda de produtos, Oficina da Sexualidade, Espaço para Orientação dos usuários e espaço jurídico) e atividades organizadas pelo CAPS Adilson Sampaio. Durante todo o dia, na Praça Largo do Papagaio, Caminho de Areia.
  • 09:30 – SARAU DO CAPS ÁGUAS CLARAS, em frente à sala Walter da Silveira, Biblioteca Central.
  • 10:00 às 13:00 - EXIBIÇÃO DO FILME "O PROFETA DAS ÁGUAS", com debates e discussão, na Sala de Arte – Cinema da UFBA, no Pavilhão de Aulas do Canela (Vale do Canela).
  • 11:00 às 17:00 – SEMINÁRIO "EXCLUSÃO E SUBJETIVIDADE: A PRODUÇÃO DAS SITUAÇÕES DE RISCO SOCIAL E FRAGILIDADES VINCULARES", no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. Vagas limitadas! Inscrições no e-mail: seminarioexclusao@gmail.com.
  • 14:00 – SARAU LITERÁRIO DO CAPS ÁGUAS CLARAS, na Biblioteca Central

Sexta (16/05):

  • 8:00 às 12:00 – MOBILIZAÇÃO EM COMEMORAÇÃO DO DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL COM PANFLETAGEM. No Campus Iguatemi da UNIFACS (ao lado do jornal A TARDE).
  • 9:00 – SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA DOS VEREADORES: 20 ANOS DE LUTA POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS. Praça Municipal.
  • 12:00 – APRESENTAÇÃO DA PEÇA "QUEM É O LOUCO", na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.
  • 14:00 – ARRASTÃO CULTURAL DO CAPS AD. Concentração no CAPS álcool e drogas em direção à praça de Pernambués. Público-alvo: Comunidade de Pernambués, técnicos e usuários do CAPS ad.
  • 15:00 – PERFORMANCE DE ALUNOS DA ESCOLA DE BELAS ARTES DA UFBA, na Praça de Pernambués.

Sábado (17/05):

  • 10:00 (a partir) - "FEIRA DE PRODUTOS E ARTESANATOS: UMA FEIRA DIFERENTE QUE FAZ A DIFERENÇA", em Frente ao Instituto Mauá, Porto da Barra.
  • 10:00 (concentração) I PARADA DO ORGULHO LOUCO DE SALVADOR: Uma iniciativa que busca promover, através da arte e cultura, um espaço de alegria, festividade, integração, inclusão social e também de reflexão sobre o lugar da loucura em nossa sociedade. Em frente ao Instituto Mauá, Porto da Barra.

TAMBÉM ACONTECERÃO EVENTOS NAS SEGUINTES CIDADES (Maiores informações no blog http://loucurassa.blogspot.com/)

· CACHOEIRA: Semana "PROMOVENDO OUTRAS LOUCURAS, ONDE ENCONTRO A MINHA, A SUA..." – CAPS Ana Nery (Rua do Amparo, nº 68, Centro, Cachoeira, Ba. A unidade fica colada aos Correios e telégrafos do município. Também fica bem próxima à agencia do Banco Bradesco (este situado à praça Dr. Aristides Milton, onde tambem fica a Santa Casa de Misericórdia da cidade).

o Segunda feira (12/05) - MOSTRA DE FILMES. Evento aberto à comunidade de modo a incrementar a participação dos familiares e amigos. Após a sessão de cinema será realizada uma problematização o dos principais quesitos suscitados. Filmes: 1. Bicho de sete cabeças; 2. O segredo de Neverwas;

o Terça-feira (13/05) – A VIDA COMO ELA É, E AINDA COMO ELA PODE SER PINTADA... A COMUNIDADE VAI AO CAPS. Exposição de fotos e outros trabalhos construídos pelos usuários nas oficinas de artes. Coordenação da Educadora Física Maria da Graça.

o Quarta-feira (14/05) – QUAL É A CARA DA LOUCURA? MOSTRE A SUA! I FEIRA DE SAÚDE MENTAL DA CIDADE DE CACHOEIRA, BA.

o Quinta-feira (15/05) – JOGAR SIM, EXCLUIR NÃO. Mini-Olimpíadas dos Usuários em saúde Mental dos serviços substitutivos do Interior do estado da Bahia.

o Sexta-feira (16/05) – MESA-REDONDA: QUAL O PAPEL DOS MOVIMENTOS DA REFORMA PSIQUIÁTRICA E DA LUTAANTIMANICOMIAL NAS NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CUIDADOS AFERIDAS À LOUCURA?

· CAMAÇARI

· ILHÉUS

· IRECÊ: I Encontro da rede de Saúde Mental da macroregião Centro-Norte, 29 e 30 de Maio de 2008.

· ITABUNA

  • JACOBINA:

o 18:00 (a partir das) – SARAU NO CAPS AD. Venha participar desta apresentação de músicas, cantigas de roda, teatro e poesia, envolvendo profissionais e clientes dos CAPS II e CAPS-ad de Jacobina, além da população em geral. Dia 16 de Maio de 2008. Na Praça próxima à Igreja Católica do bairro da Bananeira. AQUI CABEMOS TODOS NÓS...

· LAURO DE FREITAS

· PAULO AFONSO

· PORTO SEGURO

· REGIÃO ALAOGINHAS: ALAGOINHAS, CATU, POJUCA, MATA DE SÃO JOÃO, INHAMBUPE.

· SANTA MARIA DA VITÓRIA

· SANTO ANTÔNIO DE JESUS

· SÃO FELIPE

· SÃO SEBASTIÃO DO PASSE

· TEIXEIRA DE FREITAS

· VITÓRIA DA CONQUISTA

· XIQUE-XIQUE