Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

sábado, 6 de setembro de 2008

Elaboração de Projetos Culturais - BA

Fundação Cultural realiza
workshops gratuitos no Pelourinho

[03.09.2008]

Workshop de Elaboração de Projetos Culturais no Pelourinho

De 6 a 28 de setembro, a Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB, unidade da Secretaria de Cultura (SECULT), realiza quatro Workshops de Elaboração de Projetos Culturais em Salvador. Através desta iniciativa, a Secretaria capacita um número cada vez maior de artistas e produtores para participação em editais e processos de seleção de apoio e patrocínio cultural de âmbito regional e nacional. As oficinas são gratuitas, com direito a certificado de participação, e acontecem em quatro espaços culturais situados no Pelourinho.
A realização dos Workshops no Pelourinho faz parte de uma série de atividades que a SECULT e suas unidades promovem integrando a programação artístico-cultural no Centro Antigo de Salvador. O objetivo é estimular os agentes culturais que atuam na região, além de ampliar a movimentação nos espaços culturais que já existem ali. As inscrições nas oficinas devem ser feitas nos locais em que elas acontecerão: Escola de Dança da FUNCEB, Teatro SESC SENAC, Núcleo de Cultura Natureza Okada, e Auditório da Praça das Artes, conforme o cronograma abaixo.
O Workshop de Elaboração de Projetos Culturais, que chega à sua 4ª Edição, já levou mais de 70 oficinas a 66 cidades baianas, tendo mais de 2.000 participantes, que produziram mais de 200 projetos. A iniciativa é coordenada por Giuliana Kauark, da Assessoria de Projetos da FUNCEB, com apoio dos produtores Mayla Pita e Vagner Rocha.
Segundo Giuliana, "a avaliação dos participantes das oficinas tem sido positiva. A demanda de uma ação como essa pode ser medida pelos convites que temos recebido para levá-la a outras cidades. E os resultados têm aparecido no aumento dos números de projetos inscritos nos editais da Secretaria de Cultura".


Como funciona

As oficinas têm duração de dois dias, totalizando 16 horas de duração, e estão divididas em três etapas. No primeiro dia acontece uma apresentação baseada no conteúdo do Manual criado pela Assessoria de Projetos da FUNCEB – também disponível no site da instituição (www.funceb.ba. gov.br). São abordados o processo de inscrição e os principais editais e mecanismos de financiamento de cultura nacionais e estaduais.
Num segundo momento, os participantes formam grupos de trabalho para a elaboração de projetos específicos. Na última etapa, acontecem a apresentação e a avaliação dos projetos por todos os participantes.

Confira os locais e o cronograma das oficinas no Pelourinho.
DATA LOCAL CONTATOS
6 e 7/09 Escola de Dança da FUNCEB 3116-6644
15 e 16/09 Teatro SESC SENAC 3324-4520
20 e 21/09 Núcleo de Cultura Natureza Okada 8241-3293
27 e 28/09 Auditório da Praça das Artes 3117-6456
Inscrições: 2 a 26/09, até a data de início - nos locais
Realização: Fundação Cultural do Estado da Bahia
Informações: tel.: 71 3103-4101 | assessoria@funceb. ba.gov.br