Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

terça-feira, 9 de setembro de 2008

INGÁ lança DVD de Leonardo Boff sobre Ética e Meio Ambiente - BA

Ética, mudanças climáticas, sociedade e desertificação são os principais temas tratados pelo teólogo Leonardo Boff no DVD “Ética & Ecologia: desafios do século XXI”, que será lançado ao público na próxima quinta-feira (11), às 16h30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com entrada franca.
O trabalho é um instrumento de educação e conscientização ambiental elaborado pelo governo do Estado da Bahia, através do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), antiga Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema).
A proposta do DVD é provocar a reflexão sobre a escassez da água no mundo, os refugiados ambientais, e o papel da sociedade e dos governos diante da crise ambiental global, que nada mais é do que uma crise de valores. O governo da Bahia assume o compromisso de ser parceiro de Boff no convite a todos e todas de ações concretas em benefício do ser e do ambiente, ressalta o diretor-geral do INGÁ, Julio Rocha.
Além da exibição do filme e de um bate-papo com o professor Leonardo Boff, que é doutor honoris causa em Política pela Universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela Universidade de Lund (Suécia), o evento contará com apresentação do poeta, cordelista, músico e compositor Maviael Melo, acompanhado pelo flautista Rodrigo Sestrem, autores de “Chegou a vez”, principal trilha sonora do trabalho.
“Ética & Ecologia: desafios do século XXI”, tem 60 minutos de duração e mescla explanações de Leonardo Boff sobre diversos problemas ambientais e sociais do planeta e dicas de como construir um mundo melhor, com belas imagens de fenômenos e paisagens naturais (com destaque para o semi-árido baiano), embalados por trilhas do próprio Maviael Melo, de Mozart, Marcos Viana, Manuel Obregon, Georg Waggnsek, entre outros.
O DVD “Ética e Ecologia” irá contribuir para enriquecer as videotecas de escolas, universidades e órgãos públicos da Bahia, e será uma ferramenta educativa fundamental para trabalhar com as comunidades tradicionais na construção do Plano Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, que está sendo desenvolvido pelo INGÁ.

Ética e Ecologia

A idéia de produzir o trabalho surgiu após a participação de Leonardo Boff no I Seminário Internacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, realizado em agosto do ano passado. Leonardo Boff é ex-padre, doutor em Teologia e Filosofia, estudioso das ecologias ambiental, social, mental e integral e autor de mais de 60 livros, incluindo a Carta da Terra.
Através dos capítulos “As quatro grandes crises”, “Os quatro princípios fundamentais”, “Os quatro ideais comuns” e “As quatro virtudes imprescindíveis”, o documentário traz dados importantes sobre os problemas do planeta e alerta as pessoas sobre a necessidades de atitudes corretas e éticas com o meio ambiente e com os outros seres humanos.
Boff alerta que, a cada minuto, 17 hectares de terra se transformam em deserto no mundo; que a desertificação atinge 33% da superfície emersa do planeta e as áreas afetadas pelo fenômeno abrigam mais de 2,6 bilhões de pessoas (42% da população mundial). “Nós não estamos indo ao encontro do aquecimento global. Já estamos dentro dele. Agora, trata-se de adaptar-se à nova situação e minorar sobre os efeitos catastráficos”, alerta. O teólogo fala também sobre a “grande crise política-social” do mundo. “Grande parte da humanidade está excluída dos benefícios do desenvolvimento e da cultura”.
Em uma linguagem acessível a diversos públicos, o estudioso faz metáfora entre os problemas do planeta e a casa das pessoas, além de promover uma reflexão filosófica sobre a ética. “A ética nasce da razão, de algo mais profundo, que é a inteligência emocional”. Ele enaltece também a solidariedade como algo essencial para a humanidade. “Nós nascemos da solidariedade. Nossos ancestrais se diferenciavam dos outros animais pela capacidade de dividir a caça”, explica.

08/09/08

Ascom INGÁ

Mais informações:

Letícia Belém/Cláudia Oliveira /Yordan Bosco

(71) 3116-3042/3215/3286/3024