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sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Curso livre a distância Educação em Direitos Humanos do CEEDH-RN abre as inscrições para a segunda edição

Antonino Condorelli
Da Redação


O Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (CEEDH-RN), através de uma parceria entre a DHnet – Rede Direitos Humanos e Cultura (o portal que possui o maior e mais completo acervo sobre direitos humanos e cidadania em língua portuguesa) e a Faculdade de Ciências Empresariais e Estudos Costeiros de Natal (FACEN), vai lançar no dia 3 de março o curso livre à distância Educação em Direitos Humanos – Subsídios para a Construção do Plano Estadual do RN, que visa capacitar operadores sociais, institucionais e acadêmicos potiguares, brasileiros e de todos os países de língua oficial portuguesa interessados em contribuir na construção do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (PEEDH-RN), fornecendo-lhes subsídios para a elaboração de propostas nos cinco eixos temáticos do documento.

Já foram encerradas as inscrições para a versão beta do curso, que contará com a participação de 180 pessoas divididos em 6 grupos de 30 alunos cada um. Porém, devido à enorme demanda de participação, o CEEDH-RN está recebendo inscrições para a versão ampliada do curso, que será lançada em meados do ano em data que será comunicada a todos os inscritos. As inscrições para a versão ampliada do curso estão abertas no site:

http://200.159.71.2/~teleduc/pagina_inicial/cursos_all.php?&tipo_curso=I&cod_pasta=31

O curso, estruturado em quatro módulos, terá uma carga horária de quatro horas semanais divididas entre leituras, subsídios em Power Point, vídeos e um fórum de discussão. Além do mais, oferecerá em todas as unidades um amplo leque de hiperlinks que orientarão o aluno na pesquisa online sobre as temáticas abordadas, tendo como referência o imenso acervo da DHnet.

O curso será coordenado por Roberto Monte (coordenador do CEEDH-RN e da DHnet), Antonino Condorelli (jornalista e educador não-formal especializado em direitos humanos, ecologia e educação holística, membro da DHnet e fundador da organização-não-governamental Coletivo Quan An) e Jerônimo Freire (diretor de ensino da FACEN), que estarão à disposição dos alunos em todos os momentos do curso para orientá-los, tirar dúvidas e fornecer subsídios por meio do correio eletrônico.

A estrutura temática do curso será a seguinte:

Módulo I: Introdução aos conceitos de Direitos Humanos e de Educação em Direitos Humanos.

Módulo II: História da Educação em Direitos Humanos no Brasil, desde a educação popular dos anos Sessenta e Setenta à Conferência Mundial de Direitos Humanos de Viena de 1993, que representou o início da discussão internacional sobre como tornar a Educação em Direitos Humanos uma política pública. A implementação das recomendações de Viena no Brasil através da construção do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), a constituição de Comitês Estaduais e a construção de Planos Estaduais, entre os quais o do Rio Grande do Norte.

Módulo III: A descrição dos cinco Eixos Temáticos em que se divide o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e estruturarão o Plano Estadual do Rio Grande do Norte: Educação Básica, Educação Superior, Educação Não Formal, Educação dos Profissionais dos Sistemas de Justiça e Segurança Pública e Educação e Mídia.

Módulo IV: Contribuição dos alunos para o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Rio Grande do Norte.

A avaliação será feita através da participação dos inscritos do curso nos fóruns de discussão. Os alunos deverão participar via mural e/ou correio eletrônico pelo menos duas vezes em cada módulo e em quatro dos seis fóruns de discussão postados no ambiente de cada módulo.

Ao final de cada módulo, será aplicada uma avaliação de conteúdo. Uma atividade com cinco questões de múltiplas escolhas. O aluno deverá acertar três das cinco questões referentes a cada módulo.

A certificação digital, enviada via e-mail para os inscritos no curso, será concedida mediante cumprimento dos critérios acima estabelecidos. O resultado da avaliação não se dará sob a forma de dígito, mas dos conceitos “aprovado” ou “reprovado”.

A educação em direitos humanos é a prioridade do presente e do futuro para todas as forças sociais empenhadas na construção de uma sociedade socialmente justa, ecologicamente equilibrada e humanamente solidária. Por isto, não deixe escapar esta oportunidade de conhecer mais sobre esta prática pedagógica e se tornar um multiplicador de direitos humanos, cidadania e humanismo!

Clique aqui ou no link abaixo e faça a sua inscrição no curso livre à distância Educação em Direitos Humanos – Subsídios para a Construção do Plano Estadual do RN:

http://200.159.71.2/~teleduc/pagina_inicial/cursos_all.php?&tipo_curso=I&cod_pasta=31

Fonte:Tecido Social - Jornal Digital da Rede Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (REDH-RN)

Fonte: http://www.dhnet.org.br/interagir/noticias/vernoticia.php?id=238