Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Minicurso "O Coordenador Pedagógico: um Articulador entre o Pensar e o Fazer Educativo" - BA

PEDAGOGIA EM DEBATE
Campus XV da UNEB realiza minicurso O Coordenador Pedagógico: um Articulador entre o Pensar e o Fazer Educativo - Iniciativa, que é gratuita, oferece 60 vagas para estudantes e profissionais das redes estadual e municipal de ensino - Dias 2 a 6, 9 a 13 e 23 e 24/março, em Valença - Inscrições abertas

Qual a importância do coordenador pedagógico nos processos educacionais?

Discutir sobre tal questão é tarefa para o minicurso O Coordenador Pedagógico: um articulador entre o pensar e o fazer educativo, realizado pelo Campus XV da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Valença, de 2 a 6, de 9 a 13 e nos dias 23 e 24 de março.

Direcionado para estudantes de Pedagogia, professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual e municipal de ensino, o minicurso - coordenado pelas professoras do campus, Dídima Maria Andrade e Ana Lúcia Pereira - inscreve, de forma gratuita, para 60 vagas, das 14h às 18h, no Departamento de Educação (DEDC).

A iniciativa tem a finalidade de integrar a universidade e as escolas da região, visando o diálogo e a reflexão sobre a atuação e a importância do coordenador pedagógico nos processos educacionais”, destaca Dídima.

O evento é uma atividade da disciplina Pesquisa e Estágio ou Gestão Pedagógica, realizada com estudantes do oitavo semestre do curso de Pedagogia do campus.

Esse é um momento para o estudo e diálogos acerca do trabalho do coordenador pedagógico. É um momento crucial para se refletir, discutir e propor as mudanças no ambiente escolar, tendo a participação efetiva dos envolvidos neste processo”, pontua Dídima.

Dentre os eixos temáticos a serem abordados pelo minicurso estão As atividades pedagógicas no cotidiano do coordenador e Um olhar sobre a história do coordenador pedagógico.

Informações: DEDC/Campus XV - Tel.: (75) 3641-0599 e pelo e-mail pedagogiaemcontrucao@yahoo.com.br.

[Texto: Ascom/UNEB] gb/lp

Projeto oferece oficina para locutores de rádios comunitárias - BA

O projeto social "Divulgando a Diversidade nas Ondas do Rádio" abre inscrições para a oficina COMUNICAR PARA A DIVERSIDADE, ação sensibilizadora que reúne em 40 horas de curso, conteúdos de boas práticas de combate à discriminação.

A capacitação é destinada a locutores e locutoras, redatores, produtores e diretores de rádios comunitárias da Região Metropolitana de Salvador. Pessoas com deficiência, mulheres e jovens oriundos de escolas públicas da região metropolitana terão preferência quanto aos critérios de seleção.

Na programação, noções de equidade de gênero, condição de deficiência, racismo e sexualidade.

Vivências e dinâmicas de grupo ajudarão os participantes a aprimorar o seu modo de comunicação com suas comunidades através do rádio.

As oficinas acontecerão em Salvador no período de 02 a 19 de março e as inscrições (que são gratuitas), podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro pelo e-mail telefanzine@hotmail.com ou pelo telefone (71) 8880-5513.


A qualificação é parte integrante dos objetivos do PROJETO DIVERSIDADE que também vai lançar uma campanha com chamadas a serem veiculadas em rádios abordando as temáticas do curso, integrando a campanha Boas Práticas na Comunicação.

Esta é uma iniciativa patrocinada pelo Programa de Acessibilidade da Associação Vida Brasil e executada pela ARCCA.


A ARCCA - ACESSO E REINTEGRAÇÃO A COMUNICAÇÃO, CULTURA E ARTE é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, sediada em Salvador, fundada em 16 de outubro de 1999 cujas atividades atingem as áreas de promoção da cultura, comunicação comunitária, promoção da cidadania e defesa dos direitos humanos de pessoas com deficiência.


A Associação Vida Brasil é uma Organização Não-Governamental com atuação em Salvador e Fortaleza. Fundada em 1996, atua na área de direitos humanos e educação para a cidadania junto a crianças e adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência e moradores de meio peri-urbano. Sua missão é valorizar e fortalecer, por meio da educação e da participação, indivíduos e grupos socialmente vulneráveis e excluídos, contribuindo para a construção de uma sociedade sustentável, inclusiva e democrática.


Outras informações sobre o projeto:

Evangel Vale - 71-8754-0444
Ednilson Sacramento

71-8108-0509 - ednilsonsacramento@yahoo.com.br

Curso de Aperfeiçoamento a distância "Impactos da Violência na Saúde"

(Clique na imagem para ampliá-la)

Debate com Michel Maffesoli incrementa aula inaugural na UFBA

O sociólogo francês Michel Maffesoli vai fazer a aula inaugural do semestre letivo da UFBA, no dia 2 de março, às 9h, no Salão Nobre da Reitoria, sobre o tema "O reencantamento da Universidade". A aula vai ser transmitida ao vivo pela Internet. A programação da conferência, em cerimônia conduzida pelo Prof. Sérgio Farias, prevê a apresentação dos corais Vozes Reveladas e Madrigal da UFBA, sob a batuta, respectivamente, dos maestros Sérgio Souto e Leandro Gazineu. O número de encerramento será o arranjo de Lindembergue Cardoso para “Domingo no Parque”, de Gilberto Gil. Além da palestra, Maffesoli, professor titular da Universidade René Descartes (Sorbonne, Paris V), vai responder a perguntas de estudantes da graduação e pós da UFBA sobre um dos temas de sua obra. Serão selecionadas cinco perguntas e seus autores poderão participar de debate que será realizado após a conferência.

Fonte: UFBA em Pauta (http://www.portal.ufba.br/ufbaempauta/2009/fevereiro/Foldernoticias.2009-02-26.4416/michel)

Ministério do Planejamento inscreve para pós-graduação a distância

Estão abertas as inscrições para a especialização a distância em Negociação Coletiva, que terá início em maio deste ano. O curso conta com 600 vagas para servidores de órgãos do Executivo Federal que exercem atividades gerenciais, em nível estratégico. As inscrições serão feitas exclusivamente no site http://www.eavirtual.ea.ufrgs.br/mp.htm. O curso é uma iniciativa da Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Ministério do Planejamento, realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para participar, o servidor deverá apresentar um projeto de seleção contendo até cinco páginas (contando com a capa do projeto), contemplando ações a serem realizadas pelo aluno para disseminação dos conteúdos trabalhados no curso ou para a formação de multiplicadores nas temáticas sugeridas. Além disso, ele deve ser portador de diploma de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), estar lotado em áreas de Recursos Humanos dos órgãos do SIPEC e contar com vínculo permanente.

FIOCRUZ promove curso de Atualização de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente a distância

Processo seletivo de alunos que atuam como Conselheiros Tutelares ou Conselheiros de Direito para o curso de Atualização de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente, cujo OBJETIVO visa desenvolver competências conceituais, comunicativas, interpessoais e políticas em relação a reconhecer na legislação disponível os mecanismos para zelar e garantir a promoção dos direitos da criança e do adolescente, identificando quando tais direitos são ou possam ser violados, adquirindo capacidade crítica de raciocínio e avaliando a situação de crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, suas necessidades e o respeito à diversidade, desenvolvendo o poder de reflexão sobre expectativas acerca da atuação e repercussão desta para corroborar o diagnóstico das políticas públicas para o setor.

Público: Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direito, em atividade, possuidores de escolaridade de nível médio (2º grau) ou de nível superior em qualquer área.

Pré-requisitos:
. Estar exercendo mandato de Conselheiro Tutelar ou Conselheiro de Direitos;
. Possuir escolaridade de nível médio ou superior;
. Dispor de recursos ágeis de conectividade por via internet (preferencialmente) ou por via telefone ou ainda pela via postal através dos Correios;
. Possuir habilidade para utilizar computadores e os recursos de conectividade - internet, e-mail, fórum, chat, etc, ou orientação e apoio para tanto;
. Dispor de pelo menos 06 (seis) horas semanais;

Período de inscrições
: 13/02 a 14/03/2009

Mais informações: http://www.ead.fiocruz.br/editais/


Machado de Assis na internet

Agência FAPESP – Para marcar o centenário da morte de Machado de Assis (1839-1908), a Fundação Editora da Unesp da Universidade Estadual Paulista realizou em 2008 o Simpósio Internacional Caminhos Cruzados: Machado de Assis pela Crítica Mundial.

O ciclo de conferências e debates congregou os principais especialistas da crítica machadiana. Agora, a gravação desses encontros está acessível na íntegra pela internet.

As gravações reúnem as palestras realizadas durante cinco dias por mais de duas dezenas de especialistas brasileiros e estrangeiros, que estiveram reunidos em São Paulo para apresentar diferentes abordagens sobre um dos maiores escritores da literatura brasileira.

O simpósio contou com a presença de pesquisadores como Abel Barros Baptista (Universidade Nova de Lisboa), Amina di Munno (Universidade de Gênova), Dain Borges (Universidade de Chicago), Daphne Patai (Universidade de Massachusetts), Elide Valarini Oliver (Universidade da Califórnia), Hans Ulrich Gumbrecht (Universidade de Stanford), Jean Michel Massa (Universidade de Rénnes 2), Kenneth David Jackson (Universidade de Yale) e Thomas Straeter (Universidade de Heidelberg).

Expoentes do cenário brasileiro, como Roberto Schwarz, Alberto Costa e Silva, Antonio Carlos Secchin, Carlos Alberto Vogt, Gilberto Pinheiro Passos, Hélio de Seixas Guimarães, Lúcia Granja, Luiz Dagobert de Aguirra Roncari, Sérgio Paulo Rouanet e Valentim Facioli também estiveram presentes. O escritor Milton Hatoum fez uma saudação em nome dos escritores brasileiros.

O evento foi transmitido ao vivo pela FAAC WebTV e pode ser assistido em www.tbr.com.br/webtv/cedoc/machado_de_assis

A cobertura completa do evento simpósio está disponível no site www.machadodeassis.unesp.br

da Agência FAPESP
http://www.agencia.fapesp.br

Curso de Literatura Digital

A equipe do site LivroClip inova mais uma vez e traz aos internautas o “Curso de Literatura Digital”. Confira nos links abaixo, cada uma das obras do projeto separadas por ordem cronológica:

Antiguidade
Arte Poética – Aristóteles
O Banquete – Platão
Poemas – Safo de Lesbos
Édipo Rei – Sófocles

Medieval
A Farsa de Inês Pereira – Gil Vicente
Auto da Alma – Gil Vicente
Auto da Feira – Gil Vicente
Auto da Índia – Gil Vicente
O Auto da Barca do Inferno – Gil Vicente
O Velho e a Horta – Gil Vicente

Humanismo e Renascimento
Os Lusíadas – Luiz Vaz de Camões
A Divina Comédia (O Inferno) – Dante Alighieri
Dom Quixote – Miguel de Cervantes e Saavedra

Teatro Elisabetano
A Comédia dos Erros – William Shakespeare
Antônio e Cleópatra – William Shakespeare
Hamlet – William Shakespeare
Júlio César – William Shakespeare
Macbeth – William Shakespeare
Muito Barulho por Nada – William Shakespeare
Romeu e Julieta – William Shakespeare

Literatura informativa no Brasil Colônia
A Carta – Pero Vaz de Caminha
O Auto de São Lourenço – José de Anchieta
Poema de Virgem – José de Anchieta

Barroco
Sermão de Todos os Santos – Padre Antônio Vieira
Obras Poéticas – Gregório de Matos

Romantismo na Europa
Fausto – Johann Goethe
O Elixir da Longa Vida (Conto) – Honoré de Balzac
Viagens na minha terra – Almeida Garret
Amor de Perdição – Camilo Castelo Branco

Romantismo no Brasil – Indianismo
I-Juca Pirama – Gonçalves Dias
Iracema – José de Alencar
Suspiros Poéticos e Saudades – Gonçalves de Magalhães

Romantismo no Brasil – Urbano
A Viuvinha – José de Alencar
Diva – José de Alencar
Lucíola – José de Alencar
Mãe – José de Alencar
Senhora – José de Alencar

Ultraromantismo no Brasil
Lira dos Vinte Anos – Álvares de Azevedo
Macário – Álvares de Azevedo

Romantismo no Brasil - Condoreirismo
Espumas Flutuantes – Castro Alves

Iluminismo
Cândido – Voltaire

Realismo e Naturalismo na Europa
Crime e Castigo – Fiódor Dostoievski

Realismo em Portugal
O Crime do Padre Amaro – Eça de Queirós
O Primo Basílio – Eça de Queirós
Os Maias – Eça de Queirós
A Cidade e as Serras – Eça de Queirós
A Ilustre Casa de Ramires – Eça de Queirós

Realismo no Brasil
A Cartomante (Conto) – Machado de Assis
Dom Casmurro (Romance) – Machado de Assis
Hoje avental, amanhã luva (Teatro) – Machado de Assis
Noite de Almirante (Conto) – Machado de Assis
Viagem à Roda de Mim Mesmo (Teatro) – Machado de Assis
O Otelo Brasileiro de Machado de Assis (Crítica) – Helen Caldweel
O Ateneu – Raul Pompéia
A Pele do Lobo – Artur de Azevedo
O Dote – Artur de Azevedo
O Escravocrata – Artur de Azevedo
O Mambembe – Artur Azevedo
Viagem ao Parnaso – Artur de Azevedo
O Liberato – Artur de Azevedo

Naturalismo
O Cortiço – Aluísio de Azevedo

Parnasianismo
As Viagens – Olavo Bilac

Simbolismo
Missal – Cruz e Sousa

Pré-modernismo
Eu – Augusto dos Anjos
Clara dos Anjos – Lima Barreto
Manel Capineiro – Lima Barreto
Marginalia – Lima Barreto
O Filho de Gabriela – Lima Barreto
O triste fim de Policarpo Quaresma
O presidente negro – Monteiro Lobato

Modernismo em Portugal
Charneca em Flor – Florbela Espanca
O Livro do Desassossego – Fernando Pessoa

Modernismo heróico
Amar – Verbo Intransito – Mário de Andrade
Memórias Sentimentais de João Miramar – Oswald de Andrade
Brás, Bixiga e Barra Funda – Antônio de Alcântara Machado

Modernismo – Geração de 30
No Meio do Caminho – Carlos Drummond de Andrade (GAME)
No Meio do Caminho – Carlos Drummond de Andrade
Salomé – Menotti Del Piccia

Poesia Concreta
A Educação dos Cinco Sentidos – Haroldo de Campos

Poesia e Prosa Contemporânea no Brasil
Júbilo, Memória e Noviciado da Paixão – Hilda Hilst
Menina a Caminho – Raduan Nassar


FONTE:
Da Redação do LivroClip

http://www.livroclip.com.br/index.php?acao=novidades&cod_not=89

Curso de Internet para principiantes

Curso com informações e dicas sobre como navegar pela Internet.
O http://200.244.52.131/Instituto21/cursos/internet/internet.htm

Curso livre a distância Educação em Direitos Humanos do CEEDH-RN abre as inscrições para a segunda edição

Antonino Condorelli
Da Redação


O Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (CEEDH-RN), através de uma parceria entre a DHnet – Rede Direitos Humanos e Cultura (o portal que possui o maior e mais completo acervo sobre direitos humanos e cidadania em língua portuguesa) e a Faculdade de Ciências Empresariais e Estudos Costeiros de Natal (FACEN), vai lançar no dia 3 de março o curso livre à distância Educação em Direitos Humanos – Subsídios para a Construção do Plano Estadual do RN, que visa capacitar operadores sociais, institucionais e acadêmicos potiguares, brasileiros e de todos os países de língua oficial portuguesa interessados em contribuir na construção do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (PEEDH-RN), fornecendo-lhes subsídios para a elaboração de propostas nos cinco eixos temáticos do documento.

Já foram encerradas as inscrições para a versão beta do curso, que contará com a participação de 180 pessoas divididos em 6 grupos de 30 alunos cada um. Porém, devido à enorme demanda de participação, o CEEDH-RN está recebendo inscrições para a versão ampliada do curso, que será lançada em meados do ano em data que será comunicada a todos os inscritos. As inscrições para a versão ampliada do curso estão abertas no site:

http://200.159.71.2/~teleduc/pagina_inicial/cursos_all.php?&tipo_curso=I&cod_pasta=31

O curso, estruturado em quatro módulos, terá uma carga horária de quatro horas semanais divididas entre leituras, subsídios em Power Point, vídeos e um fórum de discussão. Além do mais, oferecerá em todas as unidades um amplo leque de hiperlinks que orientarão o aluno na pesquisa online sobre as temáticas abordadas, tendo como referência o imenso acervo da DHnet.

O curso será coordenado por Roberto Monte (coordenador do CEEDH-RN e da DHnet), Antonino Condorelli (jornalista e educador não-formal especializado em direitos humanos, ecologia e educação holística, membro da DHnet e fundador da organização-não-governamental Coletivo Quan An) e Jerônimo Freire (diretor de ensino da FACEN), que estarão à disposição dos alunos em todos os momentos do curso para orientá-los, tirar dúvidas e fornecer subsídios por meio do correio eletrônico.

A estrutura temática do curso será a seguinte:

Módulo I: Introdução aos conceitos de Direitos Humanos e de Educação em Direitos Humanos.

Módulo II: História da Educação em Direitos Humanos no Brasil, desde a educação popular dos anos Sessenta e Setenta à Conferência Mundial de Direitos Humanos de Viena de 1993, que representou o início da discussão internacional sobre como tornar a Educação em Direitos Humanos uma política pública. A implementação das recomendações de Viena no Brasil através da construção do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), a constituição de Comitês Estaduais e a construção de Planos Estaduais, entre os quais o do Rio Grande do Norte.

Módulo III: A descrição dos cinco Eixos Temáticos em que se divide o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e estruturarão o Plano Estadual do Rio Grande do Norte: Educação Básica, Educação Superior, Educação Não Formal, Educação dos Profissionais dos Sistemas de Justiça e Segurança Pública e Educação e Mídia.

Módulo IV: Contribuição dos alunos para o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Rio Grande do Norte.

A avaliação será feita através da participação dos inscritos do curso nos fóruns de discussão. Os alunos deverão participar via mural e/ou correio eletrônico pelo menos duas vezes em cada módulo e em quatro dos seis fóruns de discussão postados no ambiente de cada módulo.

Ao final de cada módulo, será aplicada uma avaliação de conteúdo. Uma atividade com cinco questões de múltiplas escolhas. O aluno deverá acertar três das cinco questões referentes a cada módulo.

A certificação digital, enviada via e-mail para os inscritos no curso, será concedida mediante cumprimento dos critérios acima estabelecidos. O resultado da avaliação não se dará sob a forma de dígito, mas dos conceitos “aprovado” ou “reprovado”.

A educação em direitos humanos é a prioridade do presente e do futuro para todas as forças sociais empenhadas na construção de uma sociedade socialmente justa, ecologicamente equilibrada e humanamente solidária. Por isto, não deixe escapar esta oportunidade de conhecer mais sobre esta prática pedagógica e se tornar um multiplicador de direitos humanos, cidadania e humanismo!

Clique aqui ou no link abaixo e faça a sua inscrição no curso livre à distância Educação em Direitos Humanos – Subsídios para a Construção do Plano Estadual do RN:

http://200.159.71.2/~teleduc/pagina_inicial/cursos_all.php?&tipo_curso=I&cod_pasta=31

Fonte:Tecido Social - Jornal Digital da Rede Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte (REDH-RN)

Fonte: http://www.dhnet.org.br/interagir/noticias/vernoticia.php?id=238

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Seminário Internacional de E-Learning - BA

Nos dias 11 e 12/3, o Instituto Anísio Teixeira, em parceria com o Centro de Estudos e Assessoria Pedagógica (CEAP), realiza o Seminário Internacional de e-Learning (Educação online) com o tema “e-Learning e formação de professores”. São 230 vagas para professores da Rede Estadual de Ensino locados em Salvador. Quem não for desta região, pode assistir ao evento nas salas de videoconferência distribuídas no interior do Estado. Informações sobre inscrições e programação do evento disponíveis no site do IAT: www.sec.ba.gov.br/iat
Prazo para inscrição: 06 de março de 2009.

GESTAR abre inscrições para professor cursista - BA

Desde o dia 12/02, estão abertas as inscrições para o curso de formação oferecido pelo Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR). O programa, que é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado, com sede no Instituto Anísio Teixeira - IAT, tem o objetivo de oferecer uma formação continuada aos professores, no período de dois anos, na modalidade de educação a distância e com aulas presenciais quinzenais de quatro horas de duração cada.

O curso, que tem carga de 373h e começa no dia 30/03, atua no contexto de ensino das redes públicas estadual e municipal. Para participar, é preciso que o professor seja graduado em língua portuguesa ou em matemática e estar em efetiva regência de classe nas séries correspondentes do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série).

Para 2009, foram disponibilizadas 5.200 vagas para serem distribuídas entre professores de todas as Diretorias Regionais (DIREC) do Estado. Somente no ano de 2008, o GESTAR II certificou 3.284 professores e, pela primeira vez na história do programa, a coordenação estadual fez-se presente em todas as certificações ocorridas na Bahia.

Os professores interessados podem se inscrever, até o dia 06/03, através do site www.sec.ba.gov.br/iat. O GESTAR chama a atenção daqueles que desejam participar para que busquem um breve conhecimento a respeito do programa. Maiores informações sobre o GESTAR podem ser obtidas nas Escolas, nas DIREC, no Instituto Anísio Teixeira – sala 43, ou pelo telefone (71) 3116-1742.

Entre os dias 02 e 06/03, é a vez de capacitar os formadores do programa. Neste período, o GESTAR recebe uma equipe especializada do MEC para ministrar o curso e promover a formação especializada daqueles que dirigem as oficinas desenvolvidas com os professores cursistas.

Fonte: http://www.sec.ba.gov.br/iat/

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Universidade La Rioja oferece bolsas a brasileiros

Programa de estudo de espanhol tem inscrições até 24 de abril
Publicado em 25/02/2009 - 13:00
Por Larissa Leiros Baroni
Já estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudos do Curso de Língua e Cultura Espanholas referente ao ano acadêmico 2009-2010 da Universidade La Rioja, na Espanha.
O programa, que tem apoio e patrocínio do Banco Santander, oferece sete bolsas trimestrais destinadas a estudantes brasileiros. Interessados devem se candidatar até dia 24 de abril de 2009.
Em sua quinta edição, o programa visa a favorecer o aprendizado na língua espanhola ou aperfeiçoamento dos conhecimentos dos estudantes brasileiros.
As bolsas incluem auxílio de 2 mil euros, custeio total das taxas acadêmicas para o curso, alojamento em residência universitária e seguro saúde.
A carga horária do curso é de 150 horas com aulas de três horas diárias de segunda a sexta-feira. O programa poderá ser realizado nos seguintes trimestres:
- Outubro a dezembro
- Janeiro a março
- Abril a julho
Para se candidatar é necessário ser brasileiro ou possuir residência permanente no Brasil, ser estudante de uma universidade do País ou ter obtido um diploma universitário concedido por universidade brasileira nos últimos dois anos.
O primeiro passo para a inscrição é preencher o formulário próprio de solicitação (também disponível no site da universidade) e, posteriormente, enviar documentação complementar.
A correspondência pode ser em português ou espanhol e deve conter fotocópia simples do passaporte ou documento de identidade (qualquer um dos dois é suficiente), fotocópia simples dos certificados acadêmicos referente à graduação realizada e currículo com fotografia. A documentação deve ser enviada para o seguinte endereço:
Fundación de la Universidad de La Rioja
Edital de Bolsas 2009-2010
Cursos de Espanhol
Avenida de la Paz nº 107
26006 Logroño (La Rioja)
Espanha
Outra maneira de se candidatar é pela rede bancária do Santander disponível no Brasil. As solicitações, que podem ser apresentadas pessoalmente ou pelo correio, devem conter o formulário de solicitação, de acordo com o modelo disponível no site da Universidade de La Rioja, e toda a documentação exigida.
A avaliação dos candidatos será feita por um comitê da Universidade La Rioja e do Banco Santander que analisará os méritos acadêmicos, os conhecimentos da língua espanhola e o currículo, que será prioridade.
A divulgação dos resultados está prevista para o dia 22 de julho. Os aprovados receberão a notificação da própria universidade por e-mail.
Mais informações pelo site da Universidade www.unirioja.es/espanol ou pelo e-mail espanol@unirioja.es.

SENAI reabre inscrições para cursos gratuitos - BA

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) na Bahia reabrirá inscrições para processo seletivo que visa ao preenchimento de vagas nos cursos de Aprendizagem Industrial de Nível Básico, também conhecido como CAI Básico. As inscrições foram abertas no início deste ano, mas o processo foi cancelado.
No período de 26 de fevereiro a 06 de março de 2009, candidatos de famílias com baixa renda podem efetuar a inscrição através da internet, no site www.fieb.org.br/senai.
Todos os cursos são gratuitos e não haverá taxa de inscrição.
Vagas
As vagas estão distribuídas em 23 cursos em diversas áreas como alimentos, construção civil, costura industrial, caldeiraria, eletricidade predial e industrial, logística, manutenção mecânica, manufatura automotiva. Os cursos serão ofertados em 23 municípios baianos – onde não houver unidades do SENAI, as aulas serão dadas em escolas públicas, em parceria com prefeituras e outros órgãos locais.
Para se inscrever, o candidato deve ter entre 16 e 21 anos e a escolaridade mínima exigida para o curso escolhido – ensino fundamental II (8ª série) ou ensino médio completo. Todos os cursos têm carga horária de 600 horas, exceto o de mecânica de usinagem, que tem duração maior, com 1.080 horas.
Cursos oferecidos:
- Mecânico de usinagem
- Auxiliar de obras de edificações
- Beneficiamento de minérios
- Costura industrial
- Montagem de andaimes
- Produção de calçados
- Eletricista de rede de distribuição

Formação em Direitos Humanos para Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes - RS

Estão abertas as inscrições gratuitas para o curso Formação em Direitos Humanos para Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes. Esta formação em Direitos Humanos , com foco nas crianças e adolescentes, tem o objetivo de oportunizar conhecimentos para a garantia da equidade de raça/etnia, gênero e classe social nas diferentes situações que se apresentam no Conselho Tutelar ou no Conselho de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes. As inscrições poderão ser feitas por email: mariamulherdialogos@hotmail.com , mais informações pelos fones: (51) 93.18.70.60 e (51) 84.43.34.36. As aulas terão início no dia 06 de março no prédio do Memorial do Rio Grande do Sul, Rua Sete de Setembro, 1020, em frente à Praça da Alfândega, Bairro Centro. A realização é de MARIA MULHER - Organização de Mulheres Negras, com financiamento do Fundo Brasil de Direitos Humanos e apoio do Memorial do Rio Grande do Sul. São 20 vagas para Conselheiros Tutelares e 20 vagas para Conselheiros de Defesa dos Direitos de Crianças. O curso será ministrado em oito módulos integrados, com duração de dez (10) horas-aula cada um, divididos em dois dias: às sextas-feiras à noite e aos sábados, nos turnos da manhã e tarde. O encerramento está previsto para junho de 2009.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Curso de Extensão "Brasil e África em Sala de Aula: conteúdos e recursos didáticos na perspectiva da Lei 11.645/08" - RJ

O Instituto Federal do Rio de Janeiro, ex CEFETQ, Campus São Gonçalo, está oferecendo Curso de Extensão: Brasil e África em Sala de Aula: conteúdos e recursos didáticos na perspectiva da Lei 11.645/08 - gratuito - visa auxiliar professores, estudantes de licenciaturas e militantes sociais, para que construam conhecimentos e aptidões visando a aplicabilidade da Lei 11.645/08.

O curso prioriza conteúdos didáticos e conhecimentos relativos às relações Brasil – África, assim como sobre a situação do afro-brasileiro na sociedade brasileira, numa perspectiva transdisciplinar.

O Curso está organizado em seis módulos; será oferecido no horário noturno, terças e quintas feiras, de 18:00 H às 22:00 H, nas dependências da Escola Municipal Ernani de Farias, sito à Rua Endereço: Rua Oliveira Botelho, s/nº, Neves − São Gonçalo, 5 Telefone para contato: (21) 2628-0099.

A carga horária total de 182 horas/aula está organizado em regime semestral para o desenvolvimento de aulas teóricas, oficinas e outras atividades pedagógicas.

Em cada semestre serão oferecidas disciplinas de mais de uma área das Ciências Humanas, assim como palestras de pesquisadores e militantes dos Movimentos Sociais. Os(as) professores responsáveis são mestres e doutores, em sua maioria.

Maiores informações: Coordenação de Extensão – Profª Rosalia Lemos – (21) 9997-9202 (período de recesso) e (21) 2628-0099.

ROSALIA LEMOS
Tel: (021) 2611-6725 / 9997-9202 / 8646-7734 / 8329-3092

Abertas inscrições do Programa Especial para Jovens 2009

Jovens entre 20 e 24 anos, residentes de países em desenvolvimento, terão uma oportundidade diferente de participar efetivamente de programas e políticas públicas. O Programa Especial para Jovens 2009 do Fundo de População das Nações Unidas irá selecionar seis pessoas para conhecerem o trabalho na Sede do UNFPA, em Nova York.

O programa consiste em uma bolsa inicial de quatro meses e meio, que começa em abril ou maio deste ano. Caso o bolsista apresente um desempenho satisfatório, o programa se estenderá por mais quatro meses e meio no escritório do UNFPA no país de origem do participante.

Durante o período da bolsa, os jovens selecionados irão participar de eventos do UNFPA e das Nações Unidas, contribuir com os projetos em andamento, interagir com a comunidade jovem de Nova York, além de estabelecer contato com o escritório de seu país de origem. Ao final do programa, o jovem deverá fazer um relatório sobre as atividades realizadas.

Para participar, os interessados podem se inscrever pelo site global do UNFPA: clicar em “Apply Online” e preencher o formulário. O período de inscrições vai até 25 de fevereiro. Os candidatos selecionados participarão de uma entrevista no início de março. Mais informações: awasthi@unfpa.org.

Quem pode participar:

  • Jovens entre 20 e 24 anos de idade durante a realização do programa;
  • Nacionalidade de e residência em um país em desenvolvimento;
  • Familiaridade com o trabalho do UNFPA;
  • Experiência em alguma área do mandato do UNFPA, como questões relacionadas a saúde sexual e reprodutiva dos jovens, igualdade de gênero, direitos humanos, cultura, redução da pobreza, prevenção do HIV e da aids, entre outras;
  • Habilidades para liderança e advocacy;
  • Domínio da língua inglesa (escrita e oral);
  • Compromisso de acompanhar temas ligados aos jovens ao retornar a seu país.

O que o programa inclui:

  • Custos da viagem do país de origem para os Estados Unidos;
  • Assistência com documentos de viagem e visto;
  • Seguro de saúde;
  • Acomodação;
  • Auxílio para alimentação e outras necessidades básicas;
  • Local de trabalho e acesso a internet;
  • Orientação e monitoramento pela equipe do UNFPA;
  • Assistência administrativa, se necessário.

Eletrocooperativa abre inscrições para jovens - BA

A Eletrocooperativa, sede baiana, abre novas inscrições para o processo Seletivo de Formação de Valores e aprendizagem das técnicas de produção musical, produção de programas de rádio, produção áudiovisual e design.
A seleção será nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2009 (quinta e sexta-feira depois do carnaval) entre 08:30 e 11:30h e 14 ás 17:00h
O período é semestral, a formação é gratuita e destinam-se a jovens que atendam aos seguintes pré-requisitos:
- faixa etária de 16 a 29 anos
- moradores de bairros populares
- noções básicas de Informática
- disponibilidade de um turno: 8h às 12h ou 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.
No processo de seleção as avaliações são realizadas através de entrevistas, testes práticos e teóricos de aptidão com música, rádio, vídeo e desenho em caráter eliminatório e classificatório.
mais informações: www.eletrocooperativa.org

Maiores informações pelos telefones (71) 3321-7051 e (71) 3321-4110

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Curso de pintura para pessoas com deficiência - BA

Voltadas exclusivamente para pessoas com deficiência, encontram-se abertas na Fundação Escola Superior do Ministério Público (Fesmip) as inscrições para a 'Oficina de Pintura a Óleo Sobre Tela'. A oficina, que será gratuita, terá início no próximo mês de abril, com aulas ministradas às sextas-feiras, das 14h30 às 18h, durante todo o ano de 2009. Os interessados devem inscrever-se na sede da Fesmip, situada na Rua Arquimedes Gonçalves, nº. 142, no Jardim Baiano, bairro de Nazaré.
O curso, que este ano aumentou a oferta de vagas de 20 para 30, será orientado pela procuradora de Justiça Marta Karaoglan. Segundo ela, o objetivo é aprimorar os conhecimentos dos participantes quanto às técnicas de pintura, como combinações de cores, harmonia cromática, perspectiva, projeção de sombras, dentre outras, colaborando com o desenvolvimento da criatividade dessas pessoas, aumentando não só a auto-estima delas, mas também buscando aprimorar o conhecimento técnico e melhor integrá-las ao mercado de trabalho.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Curso de Design para jovens de 15 a 18 anos - BA

(Clique na imagem para ampliá-la)

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Ministério da Educação da Argentina oferece bolsas de mestrado

Há 30 bolsas para graduados universitários A Direção Nacional de Cooperação Internacional do Ministério da Educação da Argentina deu início a segunda convocatória do Programa de Bolsas Roberto Carri. Ao total, serão oferecidas 30 bolsas para graduados universitários que desejam estudar em programas de mestrado das Faculdades de Ciências Sociais e Humanas das universidades nacionais argentinas.
O Programa de Bolsas Roberto Carri é fruto do convênio entre o Ministério da Educação Argentina e o Conselho de Decanos de Faculdades de Ciências Sociais e Humanas. As bolsas oferecidas são de 1.700 pesos argentinos durante 10 meses por ano. Além disso, o estudante recebe cobertura médica assistencial durante esse período e matrícula total anual.
O programa é aberto para estudantes de todos os países da América Latina, exceto argentinos. Um dos requisitos para participar da convocatória é não ser residente na Argentina no momento da solicitação da bolsa, além de não ter iniciado estudos de pós-graduação em universidades argentinas. Os candidatos devem possuir rendimento acadêmico destacado em sua formação, assim como não possuir mais do que 35 anos de idade.
O regulamento, assim como o formulário e a relação dos programas de estudo, podem ser acessados no portal do Ministério da Educação da Argentina. O prazo para apresentação das solicitações vai até 20 de fevereiro.
As propostas devem ser enviadas para o seguinte endereço:Ministério de EducacionDireccion Nacional de Cooperacion InternacionalPrograma de Formacion, Capacitacion y Becas InternacionalesPizzumo 935, 2º piso, oficina 231,C.P. 1020) Ciudad Autônoma de Buenos Aires
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Capes)

Centro Celso Furtado seleciona bolsistas de Mestrado e Doutorado

Seleção de bolsistas 2009
Com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil

O Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento torna pública a prorrogação das inscrições na seleção para a concessão de sete bolsas de auxílio à pesquisa, sendo cinco destinadas ao mestrado e duas ao doutorado.

A nova Programação:
Inscrições: de 10 de janeiro a 28 de fevereiro 2009.
Prazo para análise: de 28 de fevereiro a 16 de março de 2009.
Divulgação: 16 de março de 2009
Início da concessão da bolsa: 1º de março de 2009.

Esse ano, contando com o apoio do Banco do Nordeste, os temas dos projetos de pesquisa foram ampliados:

Emprego formal e desenvolvimento econômico;
Desenvolvimento e política industrial;
Restrição externa e crescimento;
Financiamento do desenvolvimento;
Desenvolvimento, mudança estrutural e inflação;
Integração regional e desenvolvimento econômico;
Desenvolvimento local e regional no Nordeste;
O pensamento de Celso Furtado.

No nosso site você encontra o Edital de Prorrogação, valores, procedimentos para a submissão de projeto e os formulários.
Veja o regulamento geral na página das Bolsas 2009 em Atividades > Bolsas de Estudo > Bolsas 2009, ou clicando aqui.
Dúvidas e Informações: bolsas@centrocelsof urtado.org. br

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Câmara promove Sessão Especial “A Crise Econômica Mundial e seus Reflexos na Bahia e na Cidade de Salvador” - BA

Quais as causas e as conseqüências da crise econômica mundial? Como a crise pode afetar a vida e o cotidiano dos trabalhadores/as do nosso Estado e da nossa Cidade?
Essas e outras questões serão abordadas na Sessão Especial que a Vereadora Vânia Galvão realiza no dia 16 de Fevereiro, às 9h no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador, sobre “A Crise Econômica Mundial e seus Reflexos na Bahia e na Cidade de Salvador”.
Com a presença de representantes das Centrais Sindicais, da FIEB, do SEBRAE e de outras organizações da sociedade civil.

Venha você também debater conosco e apontar soluções para os possíveis impasses provocados pela crise.

Vereadora Vânia Galvão
Rua Ruy Barbosa, s/n, Anexo ver. Emmerson José, 2º andar, Gab. 15.
Tel.: (71) 3320-0167 Fax: (71) 3320-0359
E-mail: vaniagalvao@salvador.ba.gov.br
Site: www.vaniagalvao.com.br

Alemanha procura os melhores “green talents” para intercâmbio

O Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) está promovendo o concurso “Green Talents – The International Forum for High Potentials in Green Technologies”. Se você é um jovem cientista que dedica suas pesquisas à busca e ao desenvolvimento de....de tecnologias ambientais sustentáveis, você pode estar a um passo de uma grande oportunidade para visitar o mais importante polo de tecnologia ambiental da Europa: a Alemanha.
Serão selecionados 15 jovens cientistas de todo o mundo para participarem este ano de um programa de intercâmbio exclusivo na Alemanha. Será uma oportunidade única para jovens especialistas fazerem novos contatos e ampliarem suas redes de pesquisa. Durante uma semana, os selecionados irão viajar pela Alemanha. Eles terão a chance de se informar in loco sobre instituições e empresas alemãs. Nelas, poderão conversar individualmente com os interlocutores que desejarem e já planejar cooperações concretas.
Um diversificado programa cultural e um workshop com especialistas alemães, bem como um encontro com a patrona do concurso, a ministra da Educação e Pesquisa, Annette Schavan, serão outros pontos altos da estada na Alemanha. Jovens cientistas de todo o mundo podem enviar suas candidaturas pela internet até 31 de maio de 2009. Um júri de alto nível, formado por cientistas alemães, decidirá quem participará desta iniciativa. Mais informações: http://www.research-in-germany.de/greentalent Fonte: DAAD Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
Assessoria de Marketing e Comunicação
Marcio Weichert
Telefax: +55 11 3083 3345
marcio@daad.org.br
fonte:Notícia do portal www.brasilalemanha.com.br - um universo temático à sua espera. Aguardamos sua visita! Cadastre seus amigos (quadro abaixo) e lembre-os de que precisam confirmar o e-mail/convite que receberão de 'Neues'. Só assim o cadastro será ativado. Ou mande o e-mail para contato@brasilalemanha.com.br. Obrigado! Sílvio Aloysio Rockenbach, editor

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

4º Encontro de Segurança Pública e Cidadania - SP

Convidamos para o "4º Encontro de Segurança Pública e Cidadania" que debaterá o tema "Paz, Justiça e Direitos Humanos", com a presença de importantes autoridades sobre o tema. As palestras são todas da maior relevância e atualidade (Debates sobre a Segurança e os Direitos Humanos sob diversas óticas de grandes especialistas, inclusive com uma palestra que abordará a política de DH de Obama, com enfoquepara Guantánamo). Contaremos, também, com a presença de um importanteespecialista em dependência química na palestra de abertura, momento em que será lançada a Campanha "Álcool: combustível da violência".Vejam a programação completa em http://www.levs.marilia.unesp.br ou www.marilia.unesp.br. O evento ocorrerá na Unesp localizada na Avenida Vicente Ferreira (ao lado doYara Clube).
A entrada é franca e sem necessidade de inscrição prévia, exceto para quemdesejar certificado.
Contamos com a presença de todos e com a divulgação aos interessados.
Sueli Andruccioli Felix
Coordenadora
GUTO/UNESP e LEVS/UNESPCOMITÊ GESTOR DE SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA / PREFEITURA MUNICIPAL DEMARÍLIA. Fone: 14-3402 1351

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Ilê Aiyê abre inscrição para cursos gratuitos - BA

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

O Ilê Aiyê em parceria com a Petrobras, informa à comunidade do Curuzu/Liberdade e demais bairros de Salvador, que encontram-se abertas as inscrições para os seguintes cursos profissionalizantes:

· Informática
· Ajudante de Cozinha
· Operador de Telemarketing
· Eletricidade Predial
· Dança

Escolaridade: Ensino Médio completo ou Fundamental apartir da 7ª série.

Idade: 17 a 25 anos
Período de Inscrições: 21 de janeiro de 2009 à 27 de fevereiro de 2009
Seleção: 2 e 3 de março de 2009
Início dos Cursos: 9 de março de 2009

Documentação: RG, CPF, COMP. DE RESIDÊNCIA, ATESTADO DE ESCOLARIDADE, DUAS FOTOS 3X4
Obs: (Original e Xerox), que devem ser apresentados no ato da inscrição

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Inscrições para Escola de Fotógrafos - RJ

Estão abertas até o dia 15 de fevereiro as inscrições para a 3ª turma da Escola de Fotógrafos Populares Imagens do Povo, projeto do Observatório de Favelas. Além da turma de fotografia básica e avançada, a Agência também abrirá uma turma de fotografia pinhole (artesanal). Os cursos são gratuitos e abertos para alunos moradores de favelas ou outros espaços da periferia carioca. Para o curso de fotografia avançado e básico, o Observatório disponibiliza 30 vagas, para alunos entre 17 e 24 anos que tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio. A turma de pinhole é voltada para alunos entre 7 e 16 anos e conta com 15 vagas.As inscrições serão feitas na sede do Observatório, na Agência Imagens do Povo, das 11h às 17h. Os interessados devem levar carteira de identidade, comprovante de escolaridade e de residência.A Agência Imagens do PovoO projeto Imagens do Povo constitui-se da Escola de Fotógrafos Populares, da agência e do banco fotográfico Imagens do Povo. Os alunos e os fotógrafos formados pela escola produzem e armazenam fotos de espaços e temáticas populares e também de assuntos relacionados aos direitos humanos.Os fotógrafos que trabalham para a agência são em sua maioria moradores de comunidades. Em 2008 o projeto já expôs o seu trabalho no CCBB (RJ), na Caixa Cultural, no Palácio do Planalto e na Canning House, em Londres.
O banco de imagens dos fotógrafos populares está disponível na página do projeto: www.imagensdopovo.org.br
Incrições para Escola de Fotógrafos Populares e Curso de Pinhole
Quando: 26/01 a 15/02
Onde: Observatório de Favelas – Rua Teixeira Ribeiro, 535 – Parque MaréInformações: 21.3104-4057 / francisco@observatoriodefavelas.org.br

Curso a distância “Formação em Direito Humano à Alimentação Adequada

A 2a edição do curso “Formação em Direito Humano à Alimentação Adequada – no Contexto de Segurança Alimentar e Nutricional” é novamente um resultado do trabalho em conjunto entre governo federal e sociedade. Ele foi desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, por meio do projeto de coo-peração técnica junto à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em parceria com a Ágere Cooperação em Advocacy e a Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos (Abrandh). Seu objetivo é fortalecer o protagonismo de pessoas, de profissionais e de instituições no processo de promoção e de realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
Na primeira edição, 5.232 pessoas pleitearam as 3.000 vagas do curso, representando 1.119 municípios brasi-leiros. A adesão dos participantes selecionados foi grande e, ao final do curso, 2.252 alunos foram certificados em 672 municípios, correspondendo a 75% de aprovação. A avaliação do curso respondida por 2.139 alunos apresentou dados em que 99% consideraram atendida a expectativa em relação ao conteúdo do curso e 85% atribuíram muita utilidade aos conhecimentos desenvol-vidos no curso com relação a sua prática profissional.
A QUEM SE DESTINA
Agentes do poder público das diferentes esferas de governo, representantes da sociedade civil, movimentos sociais, membros dos Conselhos Estaduais, Municipais e Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Conseas), Conselhos de Direitos Humanos, Conselhos de Controle Social de Políticas Públicas Setoriais com interface com a SAN, procuradores e promotores do Ministério Público e outros atores relevantes para a promoção do DHAA e das políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional. A inscri-ção é realizada preenchendo o formulário disponível no site em http://www.direitohumanoalimentacao.org.br/
METODOLOGIA
O curso terá duração de 50 horas ministrado de abril a julho de 2009 por meio de aulas, na internet, com atividades de verificação de leitu-ra, chats, fóruns de discussão e encontros presenciais nos Estados. Durante o curso, os alunos terão o auxílio de especialista em conteúdo e de tutores para esclarecimento de dúvidas. A dedicação semanal de estudo sugerida é de 5 horas, sendo que os participantes aprovados receberão certificado.
CONTEÚDO
A elaboração do conteúdo é de responsabilidade da Ação Brasileira pela Nutrição e Direitos Humanos (Abrandh). Em linhas gerais, os temas estudados no curso envolvem a Segurança Alimentar e Nutri-cional (SAN) e o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA); direitos, obrigações e as violações do DHAA; Lei Orgânica de SAN e criação do Sistema Nacional de SAN; exigibilidade do DHAA; instituições e instrumentos de defesa e exigibilidade dos direitos humanos; apoderando-se dos instrumentos de exigibilidade; construindo com-petências para a realização efetiva do DHAA; promoção da alimentação adequada e saudável no contexto da SAN e do DHAA.
Informações e Inscrições http://www.direitohumanoalimentacao.org.br/

Núcleo Omi-Dudu inscreve para cursos profissionalizantes - BA

O Núcleo Omi-Dudu está lançando a partir do próximo dia 09/02 o Edital de Inscrições para Cursos Profissionalizantes, 1ª etapa 2009.

Atendendo às diretrizes do Programa Jovens Baianos - da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza – SEDES, o Núcleo Omi-Dudu está abrindo o Edital de inscrições para cursos profissionalizantes da 1ª etapa de 2009 do PROJETO DIDÁ ALAMOJÚ II: Escola da Sabedoria - A continuidade de uma experiência voltada para o desenvolvimento sócio-econômico, tecnológico e formação profissional da juventude negra baiana.

O projeto DIDÁ ALAMOJÚ pretende contribuir para o crescimento pessoal e para o enriquecimento das experiências de ações comunitárias de jovens da comunidade negra baiana. Com metodologia focada na preservação dos valores da Cultura Afro-brasileira o projeto irá beneficiar diretamente 600 jovens, de várias comunidades de Salvador, em 05 modalidades de cursos profissionalizantes no período de 03/2009 a 05/2010.

Cada um dos cincos cursos contempla 720h, de formação, divididos em 80% no Módulo de Apreensão e 20% no Módulo de Produção, este ultimo, incluindo a Vivência Prática. Os cursos serão realizados nos dias de segunda, quarta e sexta-feira nos turnos matutino das 07:30h as 11:30h e vespertinos das 13:30h as 17:30h. Os dias de terça, quinta-feira e sábado serão utilizados para atividades extraclasses. Para participar de um dos cursos do projeto Didá Alamojú devem ser levados em conta alguns critérios combinados:

- Ser afrodescendente ou encaminhado pela comunidade negra de Salvador

- Idade de 16 a 24 anos de ambos os gêneros.

- Estudantes da Rede Publica de ensino com escolaridade mínima 8ª serie e máxima 2º Grau em curso.

- Não ter experiência anterior de trabalho formal (carteira assinada).

- Não ter sido beneficiado por algum programa social de capacitação.

- Comprovar renda mínima familiar de 02 salário mínimo (Pesquisa socioeconômica).

- Xerox de todos os documentos básicos exigidos para matriculas (Rg, CPF, Carteira de Trabalho, Atestado de residência, comprovante de matricula escolar, 02 fotos 3X4.

- Possuir cartão Salvador Card.


VIII CURSOS E LOCAIS DE INSCRIÇÕES

CURSO N. 01: ESTÉTICA NEGRA - Beleza com os nossos conceitos - 80 VAGAS
Centro Social Urbano da Liberdade – Rua Lima e Silva S/N, próximo ao Shopping Liberdade. Das 08:hs as 18Hs de 09 a 16/02/2009.

CURSO N. 02: CONFECÇÃO E MODA AFRO - Inovação e habilidades para o mercado de consumo - 80 VAGAS
Centro Integrado de Apoio a criança e ao Adolescente – CIAC/ONDINA – Alto de Ondina S/N, próximo a Policia Militar. Das 08Hs as 18hs, de 09 a 16/02/2009.

CURSO N. 03 RECEPCIONISTA AFRO - Beleza e profissionalismo em atendimento
80 VAGAS
Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina – Beco da Cultura S/N, Nordeste. Das 08:hs as 18:hs de 09 a 16/02/2009.

CURSO N. 04 JOVENS EM MOBILIZAÇÃO - Formação de Agentes Socioculturais Comunitários - 30 VAGAS (Encaminhados por organizações)
Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra – CDCN, Rua do Paço S/N, Pelourinho/Centro Histórico. Das 08:hs as 18:hs, de 09 a 16/02/2009.

CURSO N. 05 ETNOMIDIA - Cultura e tecnologia para juventude Negra baiana
30 VAGAS (Encaminhados por organizações do movimento negro)
Biblioteca Publica dos Barris 3º andar, sala n. 06. Das 08:hs as 18:hs de 09 a 16/02/2009

IX PROCEDIMENTOS NAS INSCRIÇÕES, SELEÇÃO E MATRICULAS
Os candidatos devem se apresentar nos locais de inscrição munidos dos documentos exigidos.

Haverá entrevistas e pesquisa do perfil socioeconômico do (a) jovem pré-selecionado (a).

O resultado da pesquisa implicará na efetivação ou não da matricula.

Se ficar comprovado a participação de algum jovem em outro projeto social a inscrição será anulada e a vaga preenchida por outro (a) candidato (a).

X RESULTADO DA SELEÇÃO
O resultado com a lista dos jovens selecionados será publicado no dia 27/02/2009 pagina do site da Omi-Dudu e parceiros, bem como nos locais de inscrição.

Os jovens selecionados serão chamados para se submeterem a pesquisa do perfil socioeconômico e posterior efetivação da matricula.

CONTATOS:
(71) 3334-2948 / 5982
contatos@nucleoomidudu.org.br
WWW.nucleoomidudu.org.br

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Fundação Cultural Palmares apóia curso de Graffiti - RJ

O Centro Aplicado de Pesquisas Multiétnica (CAPEM) está com inscrições abertas para o Curso de Graffiti, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

O curso, que tem por objetivo transformar a técnica do grafite em uma alternativa de trabalho e renda para os afro-brasileiros moradores de Duque de Caxias, já é realizado desde 2005, mas antes, somente no distrito de Nova Campinas e voltado para as mulheres. A partir deste ano, contando com a parceria da Fundação Cultural Palmares, o CAPEM pôde ampliar o número de núcleos atendidos, disponibilizando também, acesso igual a homens e mulheres a partir dos 15 anos de idade.

As inscrições estão abertas até o dia 06 de fevereiro.
Os menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

O curso e todo material necessário para a aprendizagem serão disponibilizados gratuitamente.

A seleção será feita mediante avaliação de desenho feito pelo candidato no ato da inscrição.

São necessários os seguintes documentos:
01 Foto 3X4
Xerox do Documento de Identidade
Xerox do Comprovante de Residência
Procure o Distrito mais próximo de sua casa:

1º Distrito: CentroSociedade Musical e Artística Lira de OuroRua Sebastião de Oliveira, 72Fone: (21) 2653-3006 (Falar c/ Lucilene)

2º Distrito: Cangulo
Biblioteca Comunitária Solano Trindade
Rua Campestre n° 1
Fone: (21) 7653-9611 (Falar c/ Silvia)

3º Distrito: Nova Campinas
CAPEM - Centro Aplicado de Pesquisa em Educação Multiétnica
Avenida "B" n° 480, Sobrado
Fone: (21) 8746-5312 (Falar Carlos Eduardo)

4º Distrito: Xerém
ABESA - Associação Beneficente Santo Antônio
Rua Beira Serra 359 - Santo Antônio da Serra
Fone: (31) 3658-8178 (Falar Maria)

Para mais informações: capem.educacao@gmail.com ou ainda: (21) 7668-5239 (Daniela) / 8602-3928 (Célia).Marcus Bennett - Ascom/FCP/MinC