Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

Siga por email

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Bibliotecas participam do Seminário Novas Letras - BA


 
 
 
Buscando atingir um público mais jovem, projeto tem como referência tema que mobiliza e atrai milhões de pessoas  no mundo
 
Com o intuito de despertar o interesse da juventude pelos textos literários, o projeto de Seminário Novas Letras, da Fundação Pedro Calmon/SecultBA inicia, a partir do dia 2 de junho (quinta-feira),  às 16h, uma programação itinerante voltada para o publico jovem, com o tema “Vampiros na Literatura”.  O seminário acontecerá nas bibliotecas públicas do estado e enfocará o gênero literário que tem atraindo a atenção de jovens leitores:
Palestrantes - Para compor o debate foram convidados: o jornalista e doutor em literatura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Carlos Ribeiro, que irá abordar o tema “Drácula, de Bram Storker, o começo de tudo”; a doutoranda pela UFBA, Monica Menezes, que falará do tema “A polêmica e o valor do ‘Chá das cinco com o vampiro’”; e o tema “Carmilla, a homovampira”, que será abordado por Nancy Ribeiro, Professora Doutora em Letras pela UFBA, além de Milena Britto, Professora Doutora em Literatura Brasileira pela UFBA e integrante do projeto de pesquisa ‘Rasuras’ (Ufba).
Inspiração - Segundo Graça Câmara da Diretoria do Livro e da Literatura, da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, a idéia do projeto é aproximar o público jovem dos textos literários para que despertem o interesse maior pela literatura. Para isso utiliza como ferramentas temas já conhecidos da juventude atual, como exemplo: a série Crepúsculo, de Catherine Hardwicke que virou febre mundial no gosto do público juvenil. “É uma possibilidade de atrair o público mais jovem dos clássicos da literatura desse gênero. É uma oportunidade deles começarem a se familiarizar com a literatura desses autores, passando a conhecer não somente a produção contemporânea desse gênero, mas também outros escritores”, afirma.
A série Crepúsculo
Clássicos: Bram Storker e Carmilla
Polêmica: Chá das cinco
Datas - O seminário será realizado, respectivamente, nas bibliotecas públicas: Thales de Azevedo (Costa Azul), dia 2 de junho, 16h; na Biblioteca de Extensão (Cajazeiras 11), dia 29 de julho, 16h; na Biblioteca Monteiro Lobato (Nazaré), dia 17 de agosto, 16h; e na Biblioteca Pública do Estado (Barris), dia 31 de outubro, 14h. A entrada é gratuita.
 
----------------------------------------------
Assessoria de Comunicação
Fundação Pedro Calmon – SecultBA
 (71) 3116-6918/ 6919/ 6676