Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Projeto Cine SESC - Mostras Temáticas - PR

Os personagens de Kieslowski

         
O Projeto "Cine Sesc - Mostras Temáticas" tem por objetivo oferecer possibilidades de visualização, conhecimento e discussão sobre cultura cinematográfica. A seleção de filmes para as mostras busca reunir obras que sejam especialmente nteressantes para os espectadores e que favoreçam a reflexão e a formação em variados aspectos e vertentes de pensamento. São elencados filmes de diferentes épocas, alguns pertencentes a cinematográficas clássicas e bastante conhecidas, outros são filmes raros e pouco divulgados. 

A programação do Cine Sesc busca essa diversidade como forma de estimular o conhecimento de temas, linguagens e estéticas diferentes.

Neste mês, os três filmes elencados para compor a Mostra são do cineasta polonês Krzysztof Kieslowski (1941-1966).

A produção de documentários marca o início da carreira de Keslowski. Na área da ficção, os primeiros filmes do diretor tinham características da narrativa documental. Kieslowski se torna conhecido a partir de sua Trilogia das Cores ("A liberdade é azul", 1933; "A igualdade é branca", 1994; "A fraternidade é vermelha, 1994). O diretor mantinha em seus trabalhos um tom marcante de sensibilidade psiclógica e consciência socia


PROGRAMAÇÃO
16/05
Filme: "Cinemaníaco". 1979, dir. Krzysztof Kieslowski.
Horário:  20h30
Duração:  117 min.
Local: Cine Teatro Ópera - Auditório B
Sinopse: Após comprar uma câmara cinematográfica caseira para filmar os primeiros dias de sua filha recém-nascida, o jovem e modesto operário Filip Mosz é convidado pelo chefe a registrar uma solenidade na fábrica local. Com o sucesso de seu filme, Filip adquire um fascínio quase obsessivo pela realização cinematográfica, com consequências devastadoras para si mesmo e para sua família. Vencedor do Grande Prêmio no Festival Internacional de Moscou em 1979, "Cinemaníaco" é uma reflexão tragicômica do mestre polonês Krzysztof Kieslowski sobre as complexas relações entre expressão individual e censura, e entre arte e conformismo no meio cinematográfico do Leste Europeu tomado pelo comunismo. Realizado no período de transição entre os documentários de início de carreira e a sólida obra ficcional pela qual o diretor se tornou célebre, "Cinemaníaco" denuncia de forma bem-humorada o mito da objetividade no cinema documental e coloca em primeiro plano as questões éticas que o ato de ver impõe ao cineasta e ao espectador.

Classificação indicativa: 14 anos
ENTRADA FRANCA    
18/05
Filme: "A cicatriz". 1976, dir. Krzysztof Kieslowski.
Horário:  20h30
Duração:   102 min.
Local: Cine Teatro Ópera - Auditório B
Sinopse: Em 1970, um grande complexo químico está para ser instalado numa pequena cidade polonesa. A burocracia do socialismo decide o local da construção. A pessoa escolhida para tocar a obra é Bednarz, que já viveu no local onde sua mulher foi uma ativista política. Ele não tem boas memórias deste tempo e está relutante em voltar à cidade. Bednarz é um homem forte, firme e honesto e está convencido de que sua energia e determinação serão suficientes para dirigir o projeto sem compromissos, e com certeza de que aquele será um lugar onde as pessoas possam viver e trabalhar com felicidade. Entretanto, as coisas não evoluem como ele gostaria. Ninguém encara os fatos com a sua visão de futuro.  
Classificação indicativa: 14 anos
ENTRADA FRANCA
 

20/05
Filme: "A dupla vida de Véronique". 1991, dir. Krzysztof Kieslowski.
Horário:  20h30
Duração:  144 min.
Local: Cine Teatro Ópera - Auditório B
Sinopse: Véronique vive em Paris, Weronika em Varsóvia. A atriz Irène Jacob (A fraternidade é vermelha) interpreta essas duas mulheres que nasceram no mesmo dia e que, de alguma maneira, à distância, sentem a presença uma da outra. Essa estranha conexão interfere em suas vidas e relacionamentos. Ao som da trilha sonora de Zbigniew Preisner, uma das mais belas histórias do cinema, Kieslowski constrói um drama de imagens inesquecíveis. Se você gostou da Trilogia das Cores, não deixe de ver esse filme.

Classificação indicativa: 14 anos

ENTRADA FRANCA _____________________________________________________________________________________________________
 
Agradecemos e colocamo-nos à disposição para demais esclarecimentos que se fizerem necessários. 

Aline C. Schwab SESC Ponta Grossa
(42) 3222-5432
Ramal 2850
(42) 8808-2785