Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

domingo, 15 de maio de 2011

II Programa de Capacitação: População, Cidades e Políticas Sociais - SP


Realização: Núcleo de Estudos de População (NEPO) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Apoio: Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA)

Inscrições: 10 de maio a 31 de maio de 2011
Período do Programa: 03 a 09 de julho de 2011
Local: NEPO-UNICAMP, Cidade de Campinas, Estado de São Paulo

Objetivo
O II Programa de Capacitação: População, Cidades e Políticas Sociais conta com o apoio financeiro do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) – Brasília, DF, e do Projeto Temático FAPESP: Observatório das Migrações em São Paulo: Fases e Faces do Processo Migratório do Estado de São Paulo. Consiste em capacitar e sensibilizar as secretarias municipais, estaduais e de governo para as inter-relações entre população e desenvolvimento social, enfatizando as novas dinâmicas do crescimento populacional nas cidades e a necessidade de políticas sociais. Destaque será dado ao atual processo de urbanização e transição demográfica nas Cidades e Metrópoles Brasileiras, onde a participação das migrações será o elemento definidor do crescimento das cidades no Brasil. As distintas modalidades migratórias, interestaduais, intra-regionais, de fronteira e internacional serão focalizadas para o entendimento da relação entre população, cidades, metrópoles, pobreza e políticas de transferência de renda nas cidades brasileiras.

Dentro de uma perspectiva multidisciplinar, o Programa possibilitará um intercâmbio de experiências para a ampliação de interesse de pesquisa e maior conhecimento de nossa realidade nacional, contemplando a importante interação entre ensino, pesquisa e sociedade. O objetivo do programa é ampliar o conhecimento e informações do gestor público que trabalha com questões demográficas.

A quem se destina
O Programa destina-se a profissionais envolvidos nas áreas temáticas acerca da urbanização, migração, desenvolvimento urbano e regional, oriundos de instituições do Governo Federal, Estadual ou Municipal, organismos não governamentais e/ou movimentos sociais. Serão priorizados os gestores públicos que trabalhem com a relação entre população, cidades, metrópoles, pobreza, e políticas de transferência de renda.
Origem dos Alunos: nível nacional.

Exigências do Programa
O programa terá a duração de 07 (sete) dias. A frequência deverá ser de 100%. As atividades do Programa serão desenvolvidas das 8h30 às 18h00.

Inscrições
Período das inscrições: 10 de maio a 31 de maio de 2011.
As inscrições só poderão ser feitas por E-mail.
Para inscrever-se o candidato deve apresentar:
- Curriculum Vitae;
- fotocópia do diploma de Curso Superior;
- comprovante do vínculo empregatício (carta ou declaração da Instituição);
- carta expondo como a atividade profissional do candidato se vincula às áreas temáticas do programa e como os conhecimentos adquiridos durante o curso serão utilizados no futuro.

Seleção
A seleção terá como referência a inserção do candidato nas áreas temáticas mencionadas (urbanização, desenvolvimento urbano e regional, cidades, políticas públicas, assistência social) e seu currículo (formação profissional e vinculação institucional).
Número de vagas: 20 (vinte). O resultado será divulgado no dia 02 de junho de 2011, via E-mail. Também estará disponível na Internet, no endereço: www.unicamp.br/nepo.
Dos candidatos selecionados 10 (dez) terão suas despesas com passagem aérea e diárias (que incluem hospedagem, alimentação e transporte terrestre), cobertos pelo Programa. Os demais alunos deverão arcar com suas despesas (quer seja por meio da Instituição que está vinculado ou com recursos próprios).
Segue anexo ficha de inscrição. Sem taxa de inscrição.

Conteúdo
O Programa de Capacitação será composto por uma introdução geral às questões populacionais atuais, com particular destaque às características e tendências recentes da população brasileira. No conjunto das questões, aprofunda-se a discussão sobre população, políticas públicas e desenvolvimento.



Organização
Rosana Baeninger - IFCH/NEPO-Unicamp (organizadora)
Roberta Guimarães Peres – NEPO-Unicamp (co-organizadora)
Szilvia Simai Mesquita – NEPO-UNICAMP
Juliana Arantes Domingues – IFCH/NEPO-UNICAMP


Informações: Núcleo de Estudos de População – NEPO-UNICAMP
Secretária: Maria Ivonete Z. Teixeira
E-mail: ivonete@nepo.unicamp.br  - Fone: (019) 3521 5913