Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

Siga por email

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Atividades culturais gratuitas nas bibliotecas públicas do Estado - BA

Diversas atividades e entretenimento estão aguardando os soteropolitanos

As oito Bibliotecas Públicas do Estado estão com programação extensa e gratuita para as férias escolares neste mês de janeiro. São eventos variados e o público escolhe o dia, a diversão e a biblioteca onde vai conferir: exposições, oficinas, teatro, filmes, palestras, para toda a família. No verão de 2012, as bibliotecas também são locais de diversão garantida para quem procura variedade de programação.
A primeira semana de janeiro já começa com a corda toda nas bibliotecas públicas. A Cabriola Cia. de Teatro apresenta seu repertório de espetáculos em três bibliotecas, sob a direção de Heraldo Souza. A primeira peça, “Os Prequetés”, será apresentada na Biblioteca Juracy Magalhães Jr,, no Rio Vermelho, nos dias 7 e 14, sempre às 11h. Essa montagem mistura elementos lúdicos e pedagógicos, como origami, fantoche e máscaras. O segundo espetáculo é “Quem conta faz-de-conta”, que será encenada no dia 28, também às 11h, na Biblioteca Thales de Azevedo, no Costa Azul. Já na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), será apresentada no dia 29, às 11h, a peça “Fábulas fabulosas”, que além de incentivar a leitura e a contação de historias, apresenta nos seus contos as virtudes e defeitos humanos através de animais.
Oficinas – Além do teatro, as bibliotecas apresentam também atividades como as oficinas de arte e educação. A BIML oferece algumas oficinas neste mês. “Fazendo barangandão colorido” é uma delas, onde as crianças aprendem a fazer seu próprio brinquedo. A oficina acontece todas as quartas, a partir das 10h. Tem também “A linda rosa” que vai ser apresentada às quartas-feiras, sempre às 15h. Após contação da história, as crianças farão flores com dobradura.
A Monteiro Lobato oferece ainda as oficinas “construindo caligramas”, “origami” e “aprendendo a jogar Xadrez”. No setor Infantil da Biblioteca Pública do Estado (Barris), no dia 11, às 15h, as crianças vão aprender a confeccionar pipas, após a leitura de histórias, na oficina Céu Colorido. Tem também a oficina Pintando a natureza, onde a criançada vai poder explorar a criatividade pela pintura, dia 18, no mesmo horário. Finalizando o mês de oficinas da Biblioteca Pública as crianças vão confeccionar dedoches – bonecos para dedos – e em seguida será realizado um teatrinho, no dia 25, a partir das 15h.

Cursos – Dentro do mundo lúdico três cursos são oferecidos a crianças, jovens e adultos, totalmente gratuitos. Para os menores, a Cia. de Teatro da BIML, abriu inscrições até o dia 31 de janeiro (de terça a domingo) de 8h30, às 17h, para selecionar novos alunos para compor as turmas infantil (de 8 a 11 anos) e juvenil (de 12 a 17 anos), com o arte-educador Sérgio Mício.
Na Biblioteca Anísio Teixeira (BAT) está sendo oferecido o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) com duas turmas, uma acontece todas as terças e quintas no mês de janeiro, pela manhã, e a outra turma à tarde.
Diversas outras atividades de entretenimento como filmes, exposições e contação de histórias serão realizadas durante o mês de janeiro. Para maiores informações, a programação pode ser consultada na Agenda Cultural da Fundação Cultural do Estado (Funceb), no site da FPC – www.fpc.ba.gov.br e da própria Funceb – www.agendacultural.ba.gov.br.