Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Grandes Projetos na Bahia é tema de VII Encontro da APP - BA

Discutir a que interesses atendem os grandes empreendimentos que estão sendo implementados na Bahia e quem paga a conta deste modelo de desenvolvimento, em termos de impactos sociais e ambientais. Este é o principal objetivo do VII Encontro Anual da Articulação em Políticas Públicas no Estado da Bahia (APP-Bahia), que acontecerá nos dias 07, 08 e 09 de novembro, em Feira de Santana, com o tema "Grande Projetos: para onde aponta o modelo de desenvolvimento da Bahia".
Este ano a APP-Bahia promoverá uma discussão em torno de seis grandes eixos: mineração, agronegócio, hidronegócio, agroenergia, hidroenergia e infra-estrutura. A implementação desses mega-empreendimentos vem ocasionado vários conflitos entre comunidades e proponentes (empresas e governos) desses projetos, como as polêmicas em torno da Ferrovia Oeste-Leste; a Transposição do Rio São Francisco; os vazamento de urânio nas mineradoras de Caetité; a monocultura de eucalipto no Extremo Sul, e de soja e algodão no Oeste do estado; o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), dentre outros.
Neste sentido, o encontro tentará fomentar o debate sobre esses projetos tomando como base o modelo de desenvolvimento que os orienta e determina sua relação com as comunidades urbanas e rurais. As prioridades do investimento dos recursos públicos, e os setores a quem beneficiam, também estarão em pauta. "Esperamos que os movimentos, entidades, comunidades presentes neste VII Encontro possam avaliar o contexto atual, refletir e estabelecer caminhos para o enfrentamento aos grandes projetos, que representam interesses econômicos e políticos hegemônicos na Bahia", destaca a organização do Encontro.
Histórico - Desde 2001, a APP tem promovido, por meio das entidades e movimentos sociais que compõem seu Núcleo Facilitador, discussões e troca de experiências que buscam contribuir para o fortalecimento da participação popular no processo de tomada de decisão e definição de políticas públicas. Durante este período, a APP fomentou discussões sobre: Orçamento Público da Bahia; Território de Identidades; Controle Social através da Campanha "Quem Não Deve Não Teme", de fiscalização das contas públicas municipais, dentre outros.
Para participar do encontro basta preencher a ficha de inscrição disponível no site da APP (http://www.politicaspublicasbahia.org.br) até o dia 31/10.
Vale lembrar que as despesas referentes a hospedagem e alimentação serão custeadas pela organização do VII Encontro. As vagas são limitadas e só será permitido um (a) representante por entidade, movimento ou comunidade.

Mais Informações:

Articulação em Políticas Públicas no Estado da Bahia (APP-Bahia)

(71) 3329-1825/88463536

viiencontroapp@gmail.com

ascomapp@gmail.com

www.politicaspublicasbahia.org.br