Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Programa Fábrica de Idéias anuncia abertura de inscrições para turma 2009 - BA

XII FÁBRICA DE IDÉIAS - 2009

CURSO AVANÇADO EM ESTUDOS ÉTNICOS E RACIAIS TEMA: CORPO, PODER E IDENTIDADE

O PROGRAMA FÁBRICA DE IDÉIAS da Universidade Federal da Bahia anuncia a realização, pelo décimo segundo ano consecutivo, do Curso Fábrica de Idéias, um Curso que visa contribuir para o treinamento de pesquisadores que estudam processos de racialização e formação de identidades étnicas. Ênfase especial é dada às relações branco-negro e à produção de culturas negras na América Latina, África e diáspora africana. O Curso adota uma perspectiva comparativa, explorando vários aspectos das relações raciais a partir do contato com a produção intelectual brasileira e internacional, e espera promover o intercâmbio de estudantes e professores de diversas regiões do Brasil e de outros países, sobretudo no eixo Sul-Sul.

CORPO, PODER e IDENTIDADE é o tema da XII edição da Fábrica de idéias: curso internacional avançado em estudos étnicos e raciais. A escolha deste tema visa dar conta das diferentes perspectivas relacionadas às abordagens sobre o corpo em conexão com o poder e os processos de afirmação das identidades de cunho étnico-racial. Esperamos atrair pesquisadores interessados em dialogar e socializar experiências e práticas de pesquisa que articulem os vários aspectos da questão étnico-racial e sua relação com as novas configurações identitárias entre os diferentes grupos sociais, particularmente os grupos subalternizados. Interessa-nos pensar acerca das narrativas sobre o corpo em diferentes âmbitos: nas práticas médicas ou biomédicas; nos estudos de gênero e de sexualidades; na emergência de corpos subalternizados, nos contextos colonial e pós-colonial; nos discursos do ativismo político emancipatório, na mídia e no consumo. Enfim, pensar o corpo como uma linguagem, um artefato político, uma arena de negociação e conflito.

O Curso Fábrica de Idéias será realizado no CEAO, em Salvador, Bahia, e na cidade colonial de Cachoeira, também no Estado da Bahia, de 03 a 21 de agosto de 2009, com carga horária semanal de 40 horas. Ele constará de aulas expositivas, grupos de estudo e leitura, palestras e seminários temáticos. Os participantes elaborarão, durante o curso, um ensaio sobre seus próprios projetos de pesquisa, procederão à leitura da bibliografia obrigatória e deverão ter ativa participação nas discussões, constituídas, em grande parte, por textos em inglês. Todos deverão incorporar seus interesses de pesquisa aos debates, não obstante devamos alertar que não será possível analisar exaustivamente o conteúdo das pesquisas de cada participante. Por outro lado, os estudantes serão encorajados a tratar dos seus temas de pesquisa em todos os módulos do curso, além daquele exclusivamente dedicado à discussão dos projetos individuais. As aulas serão ministradas em português, espanhol e inglês. As aulas em ingles serao com traduçao. Daí a exigência de proficiência em espanhol ou portugues para quem pretende acompanhar todas as tres semanas do curso. Os selecionados que possuem um bom conhecimento o ingles , mas nao do portugues ou espanhol, acompanharao somente a primeira parte curso (duas semanas em total).

Serão selecionados 30 candidatos para participar da XII Fábrica de Idéias, através de um processo seletivo internacional. No Brasil, será dada preferência a candidatos das regiões nordeste, norte e centro-oeste, assim como a afro-brasileiros.

Os participantes receberão hospedagem, alimentação e material didático, devendo, em contrapartida, arcar com as despesas relacionadas com as passagens aéreas. Os residentes em Salvador receberão somente alimentação e material didático. No final do curso, os estudantes desfrutarão de uma excursão de um dia pelo Recôncavo – a baía que rodeia Salvador.

A permanência dos alunos no curso estará condicionada a avaliações semanais que levarão em conta freqüência e participação. Será conferido certificado àqueles que apresentarem desempenho satisfatório.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

Os candidatos deverão ter formação pós-graduada ou equivalente. Uma comissão fará a seleção com base na documentação apresentada e suas decisões serão definitivas.

Os interessados em participar deverão preencher o formulário on line disponível no site http://www.fabricadeideias.ufba.br, no período compreendido entre 10 de fevereiro - 30 de março de 2009. O formulário poderá ser preenchido em português, espanhol ou na versão em inglês.

No preenchimento deste formulário, deve-se prestar atenção para:

- Uma carta (no máximo duas laudas) que exponha os motivos do interesse pelo curso e descreva em que medida este contribuirá para a formação do candidato e o desenvolvimento da pesquisa;

- Curriculum Vitae resumido (no máximo 5 laudas), no formato Lattes para os brasileiros;

- Uma síntese do projeto de pesquisa com no máximo 5 laudas (espaço simples, fonte Times New Roman 12), incluída a bibliografia utilizada no resumo do projeto que será discutido no primeiro módulo do curso;

- Cópia de um artigo, ou um capítulo da dissertação ou da tese de doutorado.

O resultado da seleção será divulgado até 30 de abril de 2009.