Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

INDEC promove oficinas culturais gratuitas - RJ


O Indec - Instituto de Desenvolvimento Cultural do Ilé Omiojúaro - através do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, apresenta OríRe Oficinas culturais GRATUITAS.

Teatro - Dança - Samba de Roda
Quando: de 16 de janeiro a 13 de março de 2010, sempre aos sábados.
Onde: Indec. Rua Francisco Antônio Nascimento, 42, bairro de Miguel Couto, Nova Iguaçu/RJ
Informações: pelos telefones (21) 2564 7246 / (21) 9347 8045/ (21) 8767 0666


******************************************

Teatro - Da narração à ação
(Oficineiros: Gustavo Mello, Marcos Serra e Rodrigo dos Santos)

A oralidade é uma importante forma de transmissão de conhecimento utilizada pelo povo afrobrasileiro. Esse modo próprio de contar histórias revela traços de teatralidade que serão pesquisados e desenvolvidos nessa oficina de modo que o ator/atriz - profissional ou amador, veterano ou inicinante - descubra formas de desenvolvimento de dramaticidade que envolvam sua potencialidade gestual, vocal e facial para o desenvolvimento de sua capacidade narrativa e para um outro método de construção de personagens.

Dança Afrocontemporânea
(Oficineiras: Ágatha Oliveira e Valéria Monã)

Nessa oficina serão trabalhados elementos da dança e da gestualidade de matriz africana, com especial ênfase para o samba de roda, em diálogo com técnicas e elementos da dança contemporânea. O objetivo é dar aos participantes novos elementos para se compreender a dança e a gestualidade do povo brasileiro e estimular no ator/atriz, dançarino/dançarina um corpo livre de imposições ideológicas, capaz de romper com a lógica usual da movimentação de cena.


Samba de roda - Entendendo o samba de roda
(Oficineiros: Adailton Moreira e Noan Moreira Gomes)


A proposta dessa oficina é reconhecer os elementos e a estruturação dessa expressão artística, de modo a possibilitar aos participantes a utilização de seus signos para novas construções discursivas e como maneira de contribuir à pesquisa de uma linguagem teatral. Serão trabalhados cantos, toques, dança e estudos das letras dos sambas de roda e seu significado sócio-cultural.