Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

sábado, 31 de janeiro de 2009

Ciclo de Conferências do PPGEduC / UNEB - BA

Palestra:
Biografias educativas, interculturalidade e identidade
Prof. Dr. Christian Leray (Universidade de Rennes – França)

Dia 09/02, às 19 h
Local: Auditório do DEDC-Campus I

Oficina:
Escritura e Biografia

Prof. Dr. Christian Leray (Universidade de Rennes – França)
Pesquisador do Centro de Pesquisa em Sociolingüística na Universidade de RENNES (CREDILIF)
Rita de Cassia Fereira
Pesquisadora da Rede RECIT

Dia 10/02, as 9 horas
Local: Sala de Aula 1 do PPGEduC
Organização:
Coordenação PPGEduC
GRAFHO/PPGEduC/UNEB

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Inscrições para Curso em Gestão Pública terminam sexta-feira - BA

Os interessados em concorrer as 60 vagas para o Curso de Extensão em Gestão Estratégica Pública , uma parceria da Universidade Popular das Águas (Unihidro), do INGÁ, com a Universidade de Campinas (Unicamp), têm até o dia 30 de janeiro para efetuarem suas inscrições.
O curso é destinado a servidores públicos, lotados no Estado da Bahia, preferencialmente aqueles dirigentes de órgãos públicos e/ou que atuem no Sistema Estadual de Meio Ambiente (SISEMA), secretarias e entidades com atuação direta ou indireta na área ambiental, inclusive na gestão das águas.
As inscrições serão feitas via Internet no seguinte endereço eletrônico: gep.ba.secretaria@gmail.com, com preenchimento de formulário específico, envio de currículo do servidor e redação justificando o interesse em realizar o Curso. Só serão deferidos os pedidos de inscrição que atendam as exigências deste edital e que apresentem a documentação abaixo indicada.
O Curso será oferecido na modalidade de ensino presencial e os alunos estarão isentos do pagamento de mensalidades, cujo valor será coberto pelo Termo de Compromisso assinado entre o Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) e a Unicamp.
Os candidatos serão selecionados por uma Banca Examinadora, composta por três membros titulares e um suplente, todos professores e/ou pesquisadores que compõem a equipe da Unicamp.
Mais informações no telefone (71) 3116 - 3278 ou pelo e - mail unihidro@inga.ba.gov.br.
O edital do curso e o formulário de inscrição podem ser acessados em www.inga.ba.gov.br

Inscrições para doutorado na Alemanha vão até 2 de março

Prosseguem até 2 de março as inscrições para seleção de bolsistas de doutorado para a Alemanha, pelo programa conjunto DAAD-Capes-CNPq 2009/2010. Pela primeira vez, o programa oferece a possibilidade de bolsas DAAD-Capes para duplo doutorado, além das tradicionais modalidades para doutorado integral e sanduíche, informa a Assessoria para Assuntos Internacionais. As bolsas de doutorado integral terão duração máxima de quatro anos; as sanduíches, dois anos, e as de duplo doutorado até 24 meses na Alemanha, que podem ser parcelados de acordo com a necessidade e o planejamento do projeto de pesquisa, a ser preparado em conjunto pelo orientador do Brasil com o da Alemanha. O programa abrange todas as áreas de pesquisa. É exigido conhecimento do idioma alemão em nível intermediário apenas dos candidatos da área de ciências humanas. Entretanto, todos devem fazer teste prévio de nivelamento, conforme o edital e orientações no site do DAAD. Os candidatos devem ter mestrado (concluído no máximo até o fim do primeiro semestre de 2009) e, no caso das modalidades sanduíche e duplo doutorado, estar matriculados em programa de doutorado brasileiro. Para o duplo doutorado, é necessário que os regulamentos dos programas de pós-graduação das universidades brasileira (na qual o candidato está matriculado) e alemã (para a qual pretende ir) prevejam a possibilidade da dupla titulação. Os requisitos completos e a orientação para candidatura, bem como outras informações estão no site do DAAD: http://rio.daad.de/shared/doutorado.html O DAAD é a maior organização de fomento ao intercâmbio acadêmico e científico do mundo. Seu orçamento atual ultrapassa os 280 milhões de euros e seus programas beneficiam anualmente mais de 56 mil estudantes, professores, pesquisadores e gestores universitários, alemães e estrangeiros.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Curso de Capoeira em Nilópolis - RJ

As aulas são inteiramente gratuitas.
As inscrições estão abertas.
Turmas para 3ª e 5ª feiras - 16:00 às 18:00h.
Rua Senador Salgado Filho, 818 Olinda Nilópolis. Tel: 21-3761-3354 / 21-7837-3710 www.portalciafro.org.br
Por intermédio de seus diversos programas socioeducacionais, O CIAFRO Centro de Integração da Cultura Afro-Brasileira tem atuado, em prol do desenvolvimento integral do Ser Humano em situação de vulnerabilidade social. Buscando sempre proporcionar às crianças um espaço onde possam despertar suas habilidades e competências, além de vivenciar valores como o Amor, a Diversidade, a Solidariedade, o respeito mútuo, entre outros, o CIAFRO mantém em seu espaço físico o programa CIAFRO — Esperança para o Futuro. Nessa iniciativa, a garotada participa de oficina de música, teatro, expressão corporal, literatura, filmes, debate, brincadeiras, jogos, aulas de capoeira, reforço escolar, além de outras atividades lúdicas e pedagógicas.Para as aulas de capoeira, o CIAFRO conta com a colaboração do professor e mestre dessa arte Amauri Ferreira do Grupo de Capoeira Berimbau de Prata. As aulas são ministradas na Praça dos Cem, em Nilópolis. Segundo Mestre Amauri o carinho dessas crianças é o mais importante, o brilho nos olhos delas é a minha recompensa. Tenho certeza que somente através da educação e do esporte, vamos tirar as crianças das ruas e das drogas. A cada dia que faço esse trabalho, é mais uma vitória que Deus me concede. A capoeira tem sua beleza e expressão corporal, praticada através das cantigas e batuques, além de preservar sua história, desde o século XVII, como cultura afro-brasileira.

Nova Zelândia oferece bolsas para Mestrado e Doutorado

Duas são exclusivas para brasileiros
Inscrições abertas
Publicado em 30/12/2008 - 08:00
Por meio do programa *New Zealand Development Scholarships - Open*, a agência para o Desenvolvimento Internacional da Nova Zelândia oferece,anualmente, bolsas de pós-graduação para estudantes da América Latina. Para o ano acadêmico de 2010 serão oferecidas duas bolsas de Mestrado ou Doutorado exclusivamente a brasileiros. Interessados podem se inscrever apartir desta segunda-feira, 1º de dezembro. O prazo se estende até* 30 deabril de 2009*.
Além de ter nível de formação suficiente para ingressar na pós-graduação, os candidatos deverão comprovar proficiência no idioma inglês mediante oresultado do IELTS (mínimo de 6,5 pontos) ou do TOEFL (mínimo de 575pontos). Os testes devem ter sido realizados há, no máximo, dois anos dadata da candidatura.O processo seletivo dará prioridade a estudantes dispostos a realizarestudos em áreas ligadas à boa governança. Os projetos podem abrangem osseguintes temas: desenvolvimento, economia, finanças, estudos relacionadosao gênero, administração de recursos humanos ou desenvolvimento,administração de informação, direito internacional, direito comparativo,ciência política, administração pública. administração de projetos, pesquisae demografia social, política social, estudos indígenas,estatísticas/ monitoria e avaliação.
Os aprovados recebem bolsas para cobrir os custos com a instituição de ensino. O governo da Nova Zelândia oferece, ainda, passagens aéreas em classe econômica de ida e volta e subsídios para despesas diárias e gastos com acomodação.
*Inscrições*
Para participar do processo seletivo de 2009, referente ao ano acadêmico de 2010, é preciso encaminhar os formulários de inscrição, com toda adocumentação exigida, para a Embaixada da Nova Zelândia. As fichas estãodisponíveis no órgão representativo do país neozelandês aqui no Brasil. Maisinformações podem ser obtidas no seguinte endereço:
*Heloísia Fontes*
*Embaixada da Nova Zelândia
SHIS QI09, conj.16, casa 0171625-160 Brasília - DF BRASIL
Fone: (61) 3248-9900
Informações: www.novazelandia. org.br*

Odun promove curso a distância "Produção Cientifica de Mulheres Negras"

O curso Produção Cientifica de Mulheres Negras, oferecido gratuitamente pela ODUN FORMAÇÃO & PRODUÇÃO, montado na plataforma moodle (Software Livre), totalmente à distancia, é uma possibilidade de conhecermos a produção e contribuição cientifica dessas grandes mulheres, filósofas, empregadas domésticas, médicas, camelôs, poetas, matemáticas, engenheiras, pedagogas, militantes, e suas perspectivas sobre o mundo em que vivemos.As inscrições estão abertas do dia 23 ao dia 31 de janeiro de 2009, através do link: www.cursos.educacaoadistancia.org.br Não perca tempo, as vagas são limitadas, apenas 100 para todo o Brasil, 75% das vagas reservadas para as mulheres e 25% reservadas para os homens.
ACESSE O SITE E FAÇA JÀ A SUA INSCRIÇÃO:
http://cursos.educacaoadistancia.org.br/login/signup.php
Para a pergunta: Você realizará o curso DH e MC dia 10/11? Responda NÃO.

A Odun Formação & Produção junto com toda equipe do Curso Produção Cientifica de Mulheres Negras desejam-lhe boa sorte e aguardam sua inscrição!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

CECIERJ oferece cursos gratuitos a distância - RJ

As inscrições para os cursos de atualização de uma nova área – Governança: Gestão, Auditoria e Tenologia da Informação e Comunicação - criada na Diretoria de Extensão da Fundação CECIERJ já estão abertas. Os cursos são multidisciplinares, totalmente a distância e gratuitos, com duração de aproximadamente 3 meses e carga horária de 45 horas, iniciando-se em 4 de março e terminando em 23 de maio. Não só os professores do Estado poderão se inscrever, mas também os demais profissionais do mercado. Acesse http://www.cederj.edu.br/extensao/governanca/disciplinas.php e se inscreva no curso de seu interesse: • Gestão Ambiental: uma nova visão; • Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação; • Desenvolvimento de Jogos 2D usando XNA. As inscrições se encerram em 8 de fevereiro.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Chamamento Geral Bolsas maec-aecid 2009

O Governo espanhol, através da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento publica o chamamento geral para os programas "Bolsas MAEC - AECID". Apostando no investimento em seres humanos como fator essencial do papel de ajuda oficial da Espanha para o desenvolvimento, através destes diferentes programas são concedidas bolsas de estudo a cidadãos estrangeiros na Espanha e no estrangeiro para espanhóis para o Verão 2008 e ano letivo de 2008-2009: -Aperfeiçoamento lingüístico-cultural espanhol, para os estrangeiros, e aperfeiçoamento de línguas estrangeiras para os espanhóis, nas Universidades e centros superiores públicos e privados.-Graduação (tese de doutorado, pós-estudos, pesquisas, conhecimentos, especialização, experiência, e outros) em Universidades públicas e privadas e Universidades na Espanha e no estrangeiro. -Em estudos europeus, formação em gestão cultural e patrimonial, especialização bibliotecária, a expansão dos estudos artísticos, a investigação Hispanistas, etc., na Espanha e no estrangeiro. Os pedidos de novas bolsas ou renovação de bolsas devem ser apresentados exclusivamente através da Internet no site www.becasmae.es
Os prazos variam de acordo com o tipo de programa que for escolhido, por isso é conveniente consultá-los na internet. Em qualquer caso, recomenda-se fazer a solicitação das bolsas com antecipação, para prevenir uma eventual saturação de comunicações por ocasião do encerramento do prazo. Paralelamente à solicitação da bolsa, os aspirantes devem fazer os tramites da pré admissão no centro de estudo no qual pretende estudar de forma que, se concedido, será admitida no mesmo.

BECAS MAEC-AECIDEl Gobierno español a través de la Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo ha hecho pública la Convocatoria general de los programas de "Becas MAEC - AECID", apostando por la inversión en el ser humano como factor esencial de la Ayuda Oficial española al Desarrollo.
A través de estos programas se otorgan diferentes becas de estudios en España para ciudadanos extranjeros y en el exterior para españoles, para el verano 2008 y el curso académico 2008-2009:
-Para perfeccionamiento lingüístico-cultural del español, para los extranjeros, y perfeccionamiento de lenguas extranjeras, para los españoles, en Universidades y centros superiores públicos y privados.
-Para estudios de postgrado (doctorado, tesis doctoral, estudios postdoctorales, investigación, maestría, especialización, experto, y otros) en Universidades y centros superiores públicos y privados españoles y extranjeros.
-Para estudios europeos, formación en gestión cultural y patrimonial, especialización bibliotecaria, ampliación de estudios artísticos, investigación de hispanistas, etc., en España y en el exterior.
Las solicitudes de beca nueva o de beca de renovación se presentan exclusivamente a través de internet en www.becasmae.es
Los plazos variarán de acuerdo al tipo de programa al que se opte, por lo que es conveniente consultarlos en internet. En cualquier caso, se recomienda realizar la solicitud con antelación, en previsión de cualquier posible saturación de las comunicaciones al cierre del plazo.
Paralelamente a la solicitud de la beca debe tramitarse la preadmisión en el centro de estudios en el que se pretende estudiar, por lo que -en caso de concesión- se deberá acreditar la admisión en el mismo.

Centro Cultural da Espanha em São Paulo/AECID
Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento
Rua Martinico Prado, 474. Higienópolis.
01224-010
São Paulo/SP - Brasil.
Tel: 55 (11) 3822 2627

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Biblioteca Virtual de Plataforma Democrática

Caro(a) colega,

Temos a satisfação de lhe informar que a biblioteca virtual de Plataforma Democrática chegou à marca de 6.000 textos sobre temas relacionados com a democracia na América Latina. Todos os textos estão disponíveis para acesso gratuito no seguinte link: http://www.plataformademocratica.org/Portugues/BuscaPublicacoes.aspx
São textos produzidos tanto por Plataforma Democrática como suas instituições associadas e centros de pesquisa latinoamericanos.
Contamos com seu apoio, expandido nossa base de dados sobre centros de pesquisa (http://www.plataformademocratica.org/Portugues/CentrosPesquisadores.aspx) e esperamos que a biblioteca lhe seja útil.

Cordialmente,
Bernardo Sorj / Sergio Fausto
Diretores
Plataforma Democrática

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Intercâmbio para Jovem Empreendedor (preferencialmente mulheres negras) - BA

Público Alvo: Jovens com idade entre 18 e 24 anos que não estão na Universidade. Candidatos não precisam saber falar inglês e não precisam já ter passaportes.

Local: Auditório Milton Santos CEAO-UFBA . Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho- Centro. Salvador/Bahia

Data: 20 de janeiro de 2009 (Terça-feira)
Horário: 17hs

Realização: LEVANTAMOS http://www.levantamos.org/

Apoio para Divulgação: CEAFRO- Educação e Profissionalização para a Igualdade Racial e de Gênero (Programa do CEAO-UFBA).

----------------------------------
Jovens brasileiros participarão de 20 dias de oficinas nos dois países e, nos EUA, utilizarão o modelo de "acampamento de negócios" do NFTE; os primeiros 10 dias acontecerão no Brasil e o resto dos dias nos EUA, onde os participantes visitarão diversas localidades que ilustram os conceitos ensinados nas oficinas. Os participantes visitarão lugares importantes e terão encontros em Nova York e Chicago; os baianos irão interagir com jovens empreendedores na Filadélfia, enquanto que os cariocas irão interagir com empreendedores em Washington, D.C.;

Qualificações:

Idade: Levantamos objetivará jovens com idade entre 18 e 24 anos.
Educação: O processo seletivo para as oficinas nos países participantes e para as visitas de duas semanas nos EUA favorecerá os jovens negros que não estão na universidade e não têm planos para ingressar na faculdade. Esse processo oferece uma oportunidade de grande impacto aos jovens que não têm alternativa para participar ativamente no local de trabalho, exceto lançando seus próprios negócios. A participação dos jovens no programa pode também encorajá-los a buscar meios para prosseguir nos seus estudos.
Gênero: O processo seletivo favorecerá as mulheres, tendo em vista os indicadores sociais que demonstram a particular vulnerabilidade social da mulher jovem negra: salários baixos; e falta de oportunidades para participar de treinamentos formais de empreendedorismo. Além do mais, no Brasil, mulheres jovens são freqüentemente induzidas a acreditarem que sua sexualidade é um caminho para a aquisição de poder. Portanto, um programa com enfoque no empreendedorismo ajudaria a introduzir, na vida delas, competências que contradizem esse paradigma. Nós convidamos candidatos masculinos qualificados a participarem.


Informações completas e formulário de inscrição disponível em: http://www.levantamos.org/

Dia 06 de Fevereiro é o prazo para entregar o formulário de inscrição
As inscrições não serão aceitas por e-mail.


Por favor, mande a inscrição para nosso escritório no endereço a baixo:
Levantamos
Rua Alfonso Celso, No. 561
Sala 301, Mini Centro Barra - Barra
Salvador, Bahia 40140-080
Informações, por favor mande e-mail por rcantave@levantamos.org,
info@levantamos.org/ ou ligue para (71) 3264-3150
Ligações de 12, 14 e 16 de Janeiro, 14:00 as 1700hrs.
Não serão aceitas chamadas a cobrar.

UNEB abre inscrições para cursos de Licenciatura voltado a docentes da rede pública - BA

A UNEB abriu inscrições para o Processo Seletivo de Ingresso no Programa de Formação de Professores – 4º etapa, regime anual na modalidade presencial modular. Os cursos oferecidos são:

Licenciatura em Artes
Licenciatura em Biologia
Licenciatura em Educação Física
Licenciatura em Física
Licenciatura em Geografia
Licenciatura em História
Licenciatura em Letras
Licenciatura em Matemática
Licenciatura em Química
Licenciatura em Sistemas de Informação
Licenciatura em Sociologia

Período de inscrições: 15/01 a 28/02/2009

Local: Internet, site www.selecao.uneb.br/proesp4etapa

Poderão candidatar-se ao Processo Seletivo os professores que cumulativamente, possuam os seguintes requisitos:
a) Pertencer ao quadro efetivo da rede pública estadual de ensino;
b) estar atuando em um dos municípios das DIRECs indicadas no quadro do item 2.2;
c) ter concluído o Ensino Médio ou equivalente;
d) estar em efetiva regência de classe, atuando no 2º segmento do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio, vinculado a uma das DIRECs;
e) não ser professor graduado pelo programa (PROESP), cursista desistente ou reprovado nas etapas anteriores do Programa de Formação para Professores;
f) não estar ocupando cargo comissionado, ressalvado cargo de vice-diretor e que atenda o item “e”.

Maiores informações: http://www.selecao.uneb.br/proesp4etapa/docs/edital.pdf

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Mais um elo para fortalecer a nossa rede: blog Cultura Negra é Arte!!!

Olá, amig@s!!!

Criei mais um blog para disseminar informações sobre nossa gente, é o blog Cultura Negra é Arte!!! (http://www.negroearte.blogspot.com). Nele serão divulgadas biografias de artistas negr@s desconhecidos do grande público e também já renomad@s.
Assim com este e o Fazer Valer a Lei n. 11.645/08, o blog segue a proposta de construção colaborativa. Portanto, fiquem à vontade para contribuir e sugerir nomes.
Conto mais uma vez com a atenção de tod@s!

Forte abraço,
Zelinda

Chamada de Projetos para o UOL Bolsa Pesquisa - Edição 2009


Prazo para submissão de projetos: 15 de fevereiro de 2009, às 23:59 (horário de Brasília)
Documentos necessários:
Formulário de Submissão de Projeto
Formulário de Inscrição de Aluno Candidato
Currículo do pesquisador proponente (opcional) - arquivo em formato PDF ou PS. O Currículo Lattes/CNPq será consultado.
Cópia digital dos seguintes documentos (em formato compacto. Por exemplo, JPEG ou GIF. Evitar formatos pouco compactos ou não-usuais. Por exemplo, bitmap, TIFF, PNG etc.):
Histórico escolar (no caso de graduação, será dada preferência para alunos que tenham completado pelo menos o primeiro semestre e tenham algum histórico; se o mestrado tiver se iniciado neste semestre, o histórico de graduação; se o doutorado tiver se iniciado neste semestre, o histórico do mestrado; sugere-se fortemente o histórico de graduação nos casos de alunos de mestrado e doutorado) – obrigatório.
Comprovante de matrícula de graduação, mestrado ou doutorado na universidade ou faculdade no presente semestre – obrigatório.
Comprovante de aprovação de dissertação (em caso de mestrado) – desejável; alunos com propostas aprovadas terão preferência.
Comprovante de aprovação de tese (em caso de doutorado) – desejável; alunso com propostas aprovadas terão preferência.

Divulgação dos resultados: 9 de março de 2009. Para os projetos aprovados, o UOL solicitará cópia física dos documentos digitalizados apresentados durante o processo seletivo para fins de conferência.

Início da bolsa: 16 de março de 2009.
Submissão dos projetos:: os formulários preenchidos devem ser encaminhados para l-bolsapesquisa@uolinc.com.

Principais interesses:
legislação e jurisprudência do spam;
tecnologias para combate ao spam;
redes sociais;
blog e jornalismo digital;
redes peer-to-peer;
busca na Internet;
busca em mídias audiovisuais e streaming;
testes de Turing (Captcha);
aplicações de compressão em transmissão de dados.

Avaliação da capacidade de pesquisa do professor proponente:
O UOL Bolsa Pesquisa prioriza bolsas para projetos conduzidos por professores que, no papel de pesquisadores, mostram experiência e capacidade comprovada de
formação de recursos humanos nas esferas de doutorado, mestrado e graduação;
publicação de artigos técnicos nos principais veículos nacionais e internacionais da sua área de atuação;
atuação em uma das áreas temáticas de interesse do UOL.
Será priorizada, inicialmente, a concessão de no máximo duas bolsas por pesquisador proponente.

Valores das bolsas
Os valores das bolsas mensais para os níveis de graduação, mestrado e doutorado, bem como a bolsa de produtividade em pesquisa para os professores são:
graduação/iniciação científica: R$ 558,81;
mestrado: R$ 1.676,41;
doutorado: R$ 2.794,02;
professor: R$ 1.117,61 + 15% do valor da bolsa de cada orientado.
Os valores das bolsas são brutos e impostos federais podem ocorrer sobre eles.
Observações:
A partir da submissão da solicitação de bolsa o professor proponente receberá um número de processo que será usado em todas as comunicações com o UOL;
Qualquer outro ponto não apresentado aqui será deliberado exclusivamente pelo UOL;
Em todas as comunicações com o UOL, bem como em todas as publicações produzidas dentro do âmbito do UOL Bolsa Pesquisa as regras de propriedade intelectual devem ser respeitadas.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

UNIFESP lança biblioteca virtual

Agência FAPESP – A Biblioteca Virtual da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), criada nos mesmos moldes da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), já está disponível para acesso livre.
Em comemoração aos 75 anos da Unifesp, a iniciativa tem o objetivo de fortalecer e ampliar a visibilidade da universidade com a publicação na internet de trabalhos científicos de seus cinco campi, indexados nas principais fontes de informação científicas nacionais e internacionais, entre as quais SciELO (Bireme/FAPESP), Lilacs, Biblioteca Cochrane e Medline.

Além da produção da instituição publicada dentro e fora do país, os interessados têm acesso ao diretório dos pesquisadores, anúncio de eventos científicos e acesso às teses e dissertações defendidas e registradas pela Biblioteca Central da instituição, além de conferir fatos importantes que marcaram a trajetória da instituição.

O portal tem uma linha do tempo registrando os principais acontecimentos históricos e um espaço de colaboração on-line, que promove o intercâmbio de conhecimentos com a publicação de notícias, registro de opiniões e promoção de discussões por meio de fóruns que permitem a interação entre alunos, professores e pesquisadores.

O desenvolvimento da Biblioteca Virtual da Unifesp é assistido por um comitê consultivo, formado por professores de todos os campi da universidade. O comitê é responsável pela qualidade da biblioteca e pela aplicação de critérios de seleção de conteúdos, linhas de ação prioritárias, discussão e aprovação de projetos, assim como avaliação do seu crescimento, uso e impacto.

Segundo os responsáveis, a biblioteca contará com avaliações constantes por meio de indicadores on-line sobre os acessos realizados, as fontes mais consultadas, os volumes de dados registrados e a opinião dos usuários.

Mais informações: http://eco.bv-unifesp.bvs.br/tiki-index.php

UESB promove curso gratuito de Especialização em Antropologia com Ênfase em Culturas Afro-brasileiras - BA

Estarão abertas às inscrições para a seleção de candidatos ao Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização Lato Sensu em Antropologia com Ênfase em Culturas Afro-brasileiras oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL), juntamente com o Órgão de Educação e Relações Étnicas com Ênfase em Culturas Afrobrasileiras (ODEERE), no Campus Universitário de Jequié.
1. DAS INSCRIÇÕES
1.1 DO PERÍODO E DO LOCAL
1.1.1. As inscrições deverão ser efetivadas na Coordenação de Pós-graduação, Campus Universitário de Jequié, no período de 08 de janeiro a 30 de janeiro de 2009, no horário de 8:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 18 horas.
1.1.2. As inscrições poderão ser efetuadas pessoalmente ou por correspondência (enviadas por SEDEX e postadas até o dia 30 de janeiro de 2008), para o endereço abaixo. Não serão aceitas inscrições feitas por telefone ou e-mail.
Endereço para envio das inscrições:
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB Campus Universitário de Jequié Coordenação de Pós-graduação Rua José Moreira Sobrinho, s/n CEP: 45.506-191 - Jequié – BA
1.2. DO NÚMERO DE VAGAS
50 (cinquenta) vagas.
1.3. DOS REQUISITOS Público alvo: Graduados e profissionais com nível superior, com interesse acadêmico e profissional na temática da antropologia das populações Afrobrasileiras.
1.4. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA A INSCRIÇÃO No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar a seguinte documentação:
a) Cópia Carteira de Identidade, CPF e Título de Eleitor com comprovante da última votação;
b) Cópia do Histórico Escolar;
c) Apresentação do Projeto de Pesquisa;
d) 01 (uma) foto 3x4.
2. DAS TAXAS ACADÊMICAS
Não haverá cobrança de taxas acadêmicas, pois o curso é gratuito.
3. DO INÍCIO DO CURSO
O curso terá início no dia 21 de março de 2009.
4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
4.1. A seleção dos candidatos será realizada nos dias 02 a 20 de fevereiro de 2009
4.2. O processo seletivo ocorrerá em três etapas: análise do currículo, entrevista e seleção do projeto de pesquisa.
4.3. O processo seletivo será por classificação, tendo direito à matrícula os candidatos de maior pontuação, até o preenchimento das vagas oferecidas (50), observando os seguintes pesos:
a) Análise do Curriculum: peso 3;
b) Entrevista: peso 3;
c) Seleção projeto de pesquisa: peso 4.
5. DA PUBLICAÇÃO DO RESULTADO
5.1. A relação oficial dos candidatos classificados será divulgada através de lista na Secretária de Pós Graduação/Campus Jequié.
5.2.A divulgação dos resultados ocorrerá no prazo máximo de 15 (quinze) dias após a seleção.
6. DA MATRÍCULA
6.1. O candidato selecionado deverá matricular-se pessoalmente ou por procuração (com firma reconhecida) junto à Coordenação de Pós-graduação, no Campus de Jequié, no período de 09 a 13 de março de 2009, devendo os aprovados apresentar os seguintes documentos:
a) Requerimento de matrícula preenchido (Secretaria Setorial de Cursos);
b) Diploma ou Certificado de Conclusão de Curso de Graduação com Histórico Escolar (original e xerox);
c) Carteira de Identidade e CPF (original e xerox);
d) Título de Eleitor, com comprovante da última eleição;
e) Certificado de Reservista (original e xerox);
f) Certidão de Nascimento ou Casamento (original e xerox);
g) 01 (uma) foto 3x4;
6.2. O candidato que não apresentar a documentação exigida para a matrícula no período estabelecido perderá o direito a vaga e ingresso no curso.
6.3. As vagas decorrentes de matrículas não efetivadas serão automaticamente preenchidas pelos candidatos aprovados, respeitando- se a ordem de classificação.
7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1. O ato de inscrição gera a presunção absoluta de que o candidato conhece as exigências do presente Edital e de que aceita as condições da Seleção, não podendo invocar seu desconhecimento a qualquer título, época ou pretexto.
7.2. A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos, ou outras de qualquer natureza que não atendam às exigências deste Edital, ocorridas em qualquer fase do processo, eliminarão o candidato da Seleção ou, se identificadas posteriormente, impedirão a sua matrícula, anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes da sua inscrição.
7.3. A Coordenação reserva-se ao direito de decidir sobre o cancelamento da oferta do Curso sob sua responsabilidade, caso o número de candidatos selecionados seja inferior a 90% (noventa por cento) do total de vagas ofertadas pelo respectivo Curso.

Vitória da Conquista, 07 de janeiro de 2009.

ABEL REBOUÇAS SÃO JOSÉ
Reitor da UESB
MAIS DETALHES EM WWW.UESB.BR

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Programa Fábrica de Idéias anuncia abertura de inscrições para turma 2009 - BA

XII FÁBRICA DE IDÉIAS - 2009

CURSO AVANÇADO EM ESTUDOS ÉTNICOS E RACIAIS TEMA: CORPO, PODER E IDENTIDADE

O PROGRAMA FÁBRICA DE IDÉIAS da Universidade Federal da Bahia anuncia a realização, pelo décimo segundo ano consecutivo, do Curso Fábrica de Idéias, um Curso que visa contribuir para o treinamento de pesquisadores que estudam processos de racialização e formação de identidades étnicas. Ênfase especial é dada às relações branco-negro e à produção de culturas negras na América Latina, África e diáspora africana. O Curso adota uma perspectiva comparativa, explorando vários aspectos das relações raciais a partir do contato com a produção intelectual brasileira e internacional, e espera promover o intercâmbio de estudantes e professores de diversas regiões do Brasil e de outros países, sobretudo no eixo Sul-Sul.

CORPO, PODER e IDENTIDADE é o tema da XII edição da Fábrica de idéias: curso internacional avançado em estudos étnicos e raciais. A escolha deste tema visa dar conta das diferentes perspectivas relacionadas às abordagens sobre o corpo em conexão com o poder e os processos de afirmação das identidades de cunho étnico-racial. Esperamos atrair pesquisadores interessados em dialogar e socializar experiências e práticas de pesquisa que articulem os vários aspectos da questão étnico-racial e sua relação com as novas configurações identitárias entre os diferentes grupos sociais, particularmente os grupos subalternizados. Interessa-nos pensar acerca das narrativas sobre o corpo em diferentes âmbitos: nas práticas médicas ou biomédicas; nos estudos de gênero e de sexualidades; na emergência de corpos subalternizados, nos contextos colonial e pós-colonial; nos discursos do ativismo político emancipatório, na mídia e no consumo. Enfim, pensar o corpo como uma linguagem, um artefato político, uma arena de negociação e conflito.

O Curso Fábrica de Idéias será realizado no CEAO, em Salvador, Bahia, e na cidade colonial de Cachoeira, também no Estado da Bahia, de 03 a 21 de agosto de 2009, com carga horária semanal de 40 horas. Ele constará de aulas expositivas, grupos de estudo e leitura, palestras e seminários temáticos. Os participantes elaborarão, durante o curso, um ensaio sobre seus próprios projetos de pesquisa, procederão à leitura da bibliografia obrigatória e deverão ter ativa participação nas discussões, constituídas, em grande parte, por textos em inglês. Todos deverão incorporar seus interesses de pesquisa aos debates, não obstante devamos alertar que não será possível analisar exaustivamente o conteúdo das pesquisas de cada participante. Por outro lado, os estudantes serão encorajados a tratar dos seus temas de pesquisa em todos os módulos do curso, além daquele exclusivamente dedicado à discussão dos projetos individuais. As aulas serão ministradas em português, espanhol e inglês. As aulas em ingles serao com traduçao. Daí a exigência de proficiência em espanhol ou portugues para quem pretende acompanhar todas as tres semanas do curso. Os selecionados que possuem um bom conhecimento o ingles , mas nao do portugues ou espanhol, acompanharao somente a primeira parte curso (duas semanas em total).

Serão selecionados 30 candidatos para participar da XII Fábrica de Idéias, através de um processo seletivo internacional. No Brasil, será dada preferência a candidatos das regiões nordeste, norte e centro-oeste, assim como a afro-brasileiros.

Os participantes receberão hospedagem, alimentação e material didático, devendo, em contrapartida, arcar com as despesas relacionadas com as passagens aéreas. Os residentes em Salvador receberão somente alimentação e material didático. No final do curso, os estudantes desfrutarão de uma excursão de um dia pelo Recôncavo – a baía que rodeia Salvador.

A permanência dos alunos no curso estará condicionada a avaliações semanais que levarão em conta freqüência e participação. Será conferido certificado àqueles que apresentarem desempenho satisfatório.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

Os candidatos deverão ter formação pós-graduada ou equivalente. Uma comissão fará a seleção com base na documentação apresentada e suas decisões serão definitivas.

Os interessados em participar deverão preencher o formulário on line disponível no site http://www.fabricadeideias.ufba.br, no período compreendido entre 10 de fevereiro - 30 de março de 2009. O formulário poderá ser preenchido em português, espanhol ou na versão em inglês.

No preenchimento deste formulário, deve-se prestar atenção para:

- Uma carta (no máximo duas laudas) que exponha os motivos do interesse pelo curso e descreva em que medida este contribuirá para a formação do candidato e o desenvolvimento da pesquisa;

- Curriculum Vitae resumido (no máximo 5 laudas), no formato Lattes para os brasileiros;

- Uma síntese do projeto de pesquisa com no máximo 5 laudas (espaço simples, fonte Times New Roman 12), incluída a bibliografia utilizada no resumo do projeto que será discutido no primeiro módulo do curso;

- Cópia de um artigo, ou um capítulo da dissertação ou da tese de doutorado.

O resultado da seleção será divulgado até 30 de abril de 2009.

SENASP iniciará o processo de inscrição em cursos a distância para policiais

A partir de 26JAN09, até 02FEV09, estarão abertas as inscrições para o Ciclo 15 dos cursos gratuitos a distância (EAD) da Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP. As vagas são limitadas a 150 mil participantes no Brasil inteiro.

Todos os cursos são pela internet, assim o policial não precisa sair de sua casa ou quartel e pode estudar nas horas de folga.

senasp-ead.JPG

Clique na imagem acima para se inscrever

Não perca o prazo. Marque na sua agenda e inscreva-se logo no primeiro dia: 26JAN09.

Os certificados conferidos pelo curso (o próprio aluno imprime após concluir) dão acesso aos benefícios do programa Bolsa Formação do PRONASCI, Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.

Cada aluno pode se inscrever em no máximo 02 cursos simultaneamente. As aulas do Ciclo 15 começam em 26FEV09. O término das aulas é em 30MAR09, para os cursos de 40 h/a, e 13ABR09 para os cursos de 60 h/a.

Para se inscrever nos cursos da SENASP/ EAD, clique aqui.

Para visitar o site da SENASP, clique aqui.

Inscrições somente até 02/02/2009, ou até acabarem as 150 mil vagas.

Veja aqui a relação dos cursos disponíveis no Ciclo 15 dos cursos gratuitos a distância da SENASP:

Carga Horária: 40h/a
1. Atendimento Policial a Mulheres Vítimas de Violência;
2. Direitos Humanos;
3. Saúde ou doença: em qual lado você está?;
4. Tráfico de Seres Humanos;
5. Violência, Criminalidade e Prevenção;

Carga Horária: 60h/a
6. Análise Criminal;
7. Atuação Policial frente aos Grupos Vulneráveis (NOVO);
8. Busca e Apreensão;
9. Combate à Lavagem de Dinheiro;
10. Crimes Ambientais;
11. Crimes de Violência Doméstica;
12. Elaboração de Materiais para Educação a Distância;
13. Emergencista Pré-Hospitalar;
14. Formação de Formadores;
15. Gerenciamento de Crise;
16. Identificação Veicular;
17. Intervenção em Emergências com Produtos Perigosos;
18. Investigação Criminal 1;
19. Investigação Criminal 2;
20. Licitações e Contratos Administrativos;
21. Local do Crime: Isolamento e Preservação;
22. Mediação de Conflitos 1(NOVO);
23. Planejamento Estratégico (NOVO);
24. Planejamento Orientado por Problemas (SARA MODEL) (NOVO);
25. Polícia Comunitária;
26. Português Instrumental;
27. Redação Técnica;
28. Representação Facial Humana 1;
29. Representação Facial Humana 2;
30. Segurança Pública sem Homofobia - Pré-requisito: ter concluído o curso Direitos Humanos;
31. Sistema de Comando de Incidentes;
32. Sistema e Gestão em Segurança Pública;
33. Técnicas e Tecnologias Não Letais de Atuação Policial - Pré-requisito: ter concluído o curso
Uso Progressivo da Força;
34. Uso das Informações na Gestão das Ações de Segurança Pública;
35. Uso Progressivo da Força

Instituto Legislativo Brasileiro oferecerá cursos a distância gratuitos em 2009

O ILB é um centro democrático de capacitação técnico-profissional voltado a servidores públicos de todas as esferas e agentes do Poder Legislativo, inclusive a parlamentares. Suas ferramentas educativo-culturais estão disponíveis a todo cidadão que busca ampliar conhecimentos. Os cursos são oferecidos nas modalidades presencial e a distância.

O ILB promove e difunde conhecimentos com excelência e ética, contribui para o desenvolvimento do País com atividades voltadas ao aprimoramento dos procedimentos legislativos, colabora para o processo de integração e modernização dos parlamentos brasileiros e estimula o intercâmbio educativo-cultural com os legislativos estrangeiros.

Site: http://www.senado.gov.br/sf/senado/ilb/asp/ED_Cursos.asp

Cursos a serem oferecidos gratuitamente à população em geral:

Processo Legislativo

OBJETIVO GERAL

Disponibilizar, em larga escala, informações sobre Processo Legislativo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conceituar as partes que compõem o processo legislativo.
Identificar os aspectos e rotinas dos procedimentos legislativos.
Apontar a forma e os mecanismos corretos na seqüência do processo legislativo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • MÓDULO I – LEGISLATURA
  • aula 1 - Legislatura - Sessão Legislativa
  • aula 2 – Sessão Plenária
  • aula 3 – Posse de Senador, Reunião, Eleição da Mesa
  • aula 4 – Fases das Sessões
  • aula 5 – Tipos de sessão e modalidades de votação
  • aula 6 – Quorum de iniciativa e quorum de votação
  • MÓDULO II
  • aula 7 – Proposições Legislativas
  • aula 8 – Proposições Legislativas
  • aula 9 – Proposições Legislativas
  • aula 10 – Proposições Legislativas
  • aula 11 – Proposições Legislativas
  • aula 12 – Medidas Provisórias
  • aula 13 – Destino das Proposições
  • MÓDULO III
  • aula 14 – Etapas do Processo Legislativo
  • aula 15 – Etapas do Processo Legislativo
  • aula 16– Etapas do Processo Legislativo
  • aula 17– Procedimentos Legislativos
  • aula 18 – Comissões
  • aula 19 - Procedimentos gerais de votação

PÚBLICO-ALVO

Servidores dos Legislativos federal, estadual, municipal e distrital, e demais interessados no assunto.

CUSTO PARA O ALUNO

Gratuito.

MODALIDADE

A distância.

MEIO

Internet.

ACOMPANHAMENTO

Sem tutoria (auto-instrucional).

MATERIAL DIDÁTICO

Apostila em PDF, disponibilizada no ambiente eletrônico do curso, para ser impressa pelo aluno; Programas em vídeo.

PRÉ-REQUISITOS

Acesso à internet.

CONTEUDISTA

Cláudia Lyra Nascimento

COORDENADOR

Simone Dourado

CARGA HORÁRIA

20 horas

MATRÍCULAS *Primeiro semestre de 2009, em data ainda a ser definida*

Realizadas automaticamente, por meio desta página. Importante: É permitida a matrícula em apenas um curso sem tutoria a cada vez. Somente após a conclusão deste, o sistema liberará acesso a outro curso. No caso de desistência, nova matrícula será liberada após 6 meses a partir da data de matrícula original.

DURAÇÃO

O curso ficará disponível ao aluno por dois meses contados a partir da data de matrícula.

CERTIFICADO

Concedido mediante a realização das atividades propostas, com aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final, de acordo com sistema avaliativo automático e procedimentos inerentes ao curso.

* Certificação on-line.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Para informações aqui não contidas, entre em contato com a Subsecretaria de Pesquisa e Desenvolvimento, Estudos e Projetos (SSPDEP) / ILB:

Fone: (61) 3311-1668/1399
E-mail: ilbead@senado.gov.br

Excelência no Atendimento

OBJETIVO GERAL

Apresentar informações gerais a respeito do atendimento ao público sob a ótica da qualidade e da excelência.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Módulo I - O atendimento ao público sob o enfoque da qualidade
  • Módulo II - Eficácia no atendimento por telefone
  • Módulo III - Eficácia no atendimento presencial
  • Módulo IV - Postura e ética profissional

PÚBLICO-ALVO

Servidores dos Legislativos federal, estadual, municipal e distrital, e público em geral.

CUSTO PARA O ALUNO

Gratuito.

MODALIDADE

A distância.

MEIO

Internet.

ACOMPANHAMENTO

Sem tutoria (auto-instrucional).

MATERIAL DIDÁTICO IMPRESSO

Disponibilizado no ambiente eletrônico do curso, para ser impresso pelo aluno.

PRÉ-REQUISITOS

Acesso à internet.

CONTEUDISTA

Alcione Tomé

COORDENADOR

Meyre Malena Alves Rodrigues

CARGA HORÁRIA

20 horas

MATRÍCULAS *Primeiro semestre de 2009, em data ainda a ser definida*

Realizadas automaticamente, por meio desta página. Importante: É permitida a matrícula em apenas um curso sem tutoria a cada vez. Somente após a conclusão deste, o sistema liberará acesso a outro curso. No caso de desistência, nova matrícula será liberada após 6 meses a partir da data de matrícula original.

DURAÇÃO

O curso ficará disponível ao aluno por dois meses contados a partir da data de matrícula.

CERTIFICADO

Concedido mediante a realização das atividades propostas, com aproveitamento igual ou superior a 70% nas auto-avaliações, de acordo com sistema avaliativo automático e procedimentos inerentes ao curso.

* Certificação on-line.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Para informações aqui não contidas, entre em contato com a Subsecretaria de Pesquisa e Desenvolvimento, Estudos e Projetos (SSPDEP) / ILB:

Fone: (61) 3311-1684
E-mail: ilbead@senado.gov.br

OBSERVAÇÕES

Em caso de problemas de acesso ou navegação, envie e-mail para: webilb@senado.gov.br

Programação de lazer gratuita - BA

Da Redação A Tarde

MÚSICA

Gerônimo - O Pagador de Promessas / às terças, 21h / Escadaria da Igreja do Passo, Pelourinho /gratuito

Ensaios de Percussão da Escola Olodum / dias 17, 24 e 31, 14h às 17h / Largo Pedro Archanjo, Pelourinho / gratuito

Filhos de Gandhy / ensaios aos sábados, dias 17 e 31, 20h / Largo Pedro Archanjo, Pelourinho / gratuito

Sarau da Casa da Música - Apresentações do cordel Sapiranga e dos cantores Maziel Melo e Flávia Wenceslau / Parque do Abaeté / dia 12, 19h (quinzenalmente) / gratuito / (71) 3116-1511

Mostra de Guitarra Baiana e Bandolim no Abaeté - Júlio Caldas e banda trazem convidados como Luiz Caldas e Retrofoguetes / terças, 13, 20 e 27, 19h / Casa da Música, Parque do Abaeté / gratuito / (71) 3116-1511

Bahia Mostra Bahia - Projeto da Bahiatursa, mostra de culturas musicais e gastronômicas / Bule Bule, Criança Cidadã, Orquestra de Berimbau e performances de capoeira e samba de roda / dia 17, 18h / Largo Tereza Batista, Pelourinho / gratuito

TEATRO E DANÇA

Quarteto Acrobático Cena Um e Companhia Os Paspalhões - Performance Balance e Paradas em Aparelho / dia 24, 18h - Largo do Papagaio, Ribeira / dia 30, 18h - Praça da Revolução, Periperi / gratuito / (71) 3217-4813

Terreiro d'Yesu - Espetáculo de som e luz, multimidiático, a céu aberto, dirigido por Fernando Guerreiro / vozes de Lázaro Ramos, Margareth Menezes e outros artistas / diariamente, até fevereiro, 19h e 21h / Terreiro de Jesus, Pelourinho / gratuito

FEIRAS

Feira Reviva Parque - Artesanato, lanches e produtos orgânicos com apresentações artísticas, como teatro de fantoches e palhaços de rua / aos domingos, 8h às 17h / Parque de Pituaçu / gratuito / (71) 3116-9160/61

Feira Baiana de Artesanato - Artesanato do Instituto Mauá e alimentação / Jardim dos Namorados / dias 17 e 18 - quinzenalmente, até 28 e 29 de março - das 16h às 21h / show com Zé Costa e convidados, das 18h às 21h / gratuito

Feira Delícias do Porto - Oito a 10 barracas de culinária baiana do Instituto Mauá / às sextas-feiras, 17h às 21h / Porto da Barra / gratuito

Feira de Antiguidades - Artigos expostos em antiquários da Rua Rui Barbosa e apresentações musicais / dia 31, 10h às 17h / Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho / gratuito

CULTURA / INFANTIL

Espaço Mário Cravo - Segunda a sexta, 8h30 às 12h e 13h às 17h, sábado, 8h às 12h / Parque de Pituaçu / gratuito / espacomario@cravo.art.br / (71) 3363-4054

Domingo na Praça - Projeto da Fundação Pedro Calmon composto por biblioteca e brinquedoteca móveis propõe leitura ao ar livre, jogos recreativos e educativos / dia 11, 8h às 12h - Dique do Tororó / dia 18, 8h às 12h - Praça Centenário / dia 25, 8h às 12h - Lagoa do Abaeté / gratuito

Biblioteca Móvel no Verão - Promove contação de histórias, oficinas e brincadeiras para a criançada / aos sábados, 9h às 17h / Terreiro de Jesus e ruas do Pelourinho / gratuito / (71) 3117-6035

Centro Celso Furtado oferece bolsas de Mestrado e Doutorado - RJ

O Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento torna pública a abertura da seleção para a concessão de sete bolsas de auxílio à pesquisa, sendo cinco destinadas ao mestrado e duas ao doutorado.

· Inscrições - envio dos projetos: de 10 de janeiro a 14 de fevereiro 2009.
· Prazo para análise: de 14 de fevereiro a 28 de fevereiro de 2009.
· Início da concessão da bolsa: 1º de março de 2009.

Esse ano, contando com o apoio do Banco do Nordeste, os temas dos projetos de pesquisa foram ampliados:

  • Emprego formal e desenvolvimento econômico;
  • Desenvolvimento e política industrial;
  • Restrição externa e crescimento;
  • Financiamento do desenvolvimento;
  • Desenvolvimento, mudança estrutural e inflação;
  • Integração regional e desenvolvimento econômico;
  • Desenvolvimento local e regional no Nordeste;
  • O pensamento de Celso Furtado.

No nosso site você encontra todos os detalhes, valores, procedimentos para submissão de projeto e os formulários.
Veja o regulamento geral na página das Bolsas 2009 em Atividades > Bolsas de Estudo > Bolsas 2009 ou clicando aqui.


Dúvidas e Informações: bolsas@centrocelsof urtado.org. br

Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
Avenida República do Chile, 100/ Subsolo, salas 15-17 - Centro
CEP: 20139-900 - Rio de Janeiro – RJ
Telefone: +55 (21) 2172-6313/ 2172-6312 Fax: +55 (21) 2172-6314
URL: http://www.centroce lsofurtado. org.br

domingo, 11 de janeiro de 2009

Universidade de Verão (UFBA) oferece cursos gratuitos - BA

Redação CORREIO

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) inaugura em janeiro o projeto Universidade de Verão, que oferece cursos de curta duração, oficinas, palestras e outras atividades, envolvendo docentes da instituição e artistas.

Alguns dos cursos oferecidos podem ser aproveitados posteriormente em cursos regulares, tanto pelo conteúdo quanto pela carga horária. Até o momento, foram confirmadas oficinas de Percussão Popular Batucada Brasileira, Improvisação para a Cena Teatral, Dança de Capoeira de Angola, Dança Contemporânea com Referencial na Cultura de Matrizes Africanas na Bahia e Pensamento e Prática da Educação Musical.

Detalhamento das Oficinas

Escola de Dança
Inscrições grátis na unidade
Procurar para inscrição a Profª Vera Andrade
Tel: 32836576

Escola de Música
Inscrição grátis na Unidade
Procurar para inscrição Taíse ou Carla
Tel: 32837885 ou 32837886

Escola de Belas Artes
Inscrição grátis na Unidade
Procurar para inscrição a secretaria da Unidade
Tel:32837915 ou 32837917

Curso: Técnicas de Representação Aplicadas ao Retrato
ProfºJoão Dannemann e Márcia Abreu
19 de janeiro à 30 de janeiro
Segunda, quarta e sexta das 08:00 às 13:00hs
Nº de vagas- 15
Público alvo: Adolescente e adulto Escola de Teatro
Inscrição grátis na Unidade
Procurar para inscrição a Secretaria da Unidade
Tel. 32837851 ou 32837850

sábado, 10 de janeiro de 2009

Instituto de Física (UFBA) promove curso de Astronomia aberto ao público - BA

O Instituto de Física (departamento de Física da Terra e do Meio Ambiente) promove curso livre (cem vagas) de Extensão em Astronomia, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e da SBPC-Bahia. Aulas no período de 19 a 26 de janeiro (dias úteis) das 14h às 17h, no auditório Professora Yeda Ferreira, no Instituto de Geociências da UFBA. Inscrições no Instituto de Física, sala 405, das 8h às 17h. A atividade é dirigida a professores, funcionários, estudantes do primeiro e segundo graus e público geral.

UFBA oferece aperfeiçoamento para professores de Matemática

A Universidade Federal da Bahia oferece o Curso de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio com Teleconferências via Internet, no período de 26 a 30 de janeiro de 2009, com carga horária de 40 horas. Não são cobradas taxas e os candidatos selecionados recebem gratuitamente o material necessário ao curso. Inscrições até 15 de janeiro. Informações adicionais no www.capmem.ufba.br ou pelo telefone 3283-6272/6273.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Exposição "Eu sou neguinha?" - BA

Evento: Eu sou Neguinha?
Data: 15/12/2008 a 25/1/2009
Local: Centro Cultural Correios-Pelourinho
Horário: Segunda à sexta das 10 às 19 horas e aos sábados das 8 às 12 horas
Ingressos: No local
Valor: Entrada franca
A retrospectiva de 20 anos de carreira da artista visual baiana, Mônico Simões, "Eu sou neguinha?" ficará aberta, até dia 25 de janeiro (2009), no Centro Cultural Correios, Cruzeiro de São Francisco, Pelourinho, em Salvador (BA), com entrada franca. A mostra, que foi contemplada pelo Edital Correios, exibe novos trabalhos e releituras de outros da artista que já circularam em bienais, cinemas, galerias, emissoras de TV ou mídia impressa, alguns dos quais já premiados em salões nacionais e festivais internacionais.Instalações, plotagens ampliadas em até dois metros, dezenas de fotos, um livro com 200 páginas, livretos, vários vídeos-documentários e vídeos-arte sendo exibidos em uma sala especial. Essas são apenas algumas das atrações da exposição multimídia. As obras estão expostas em cinco salas que ganharam os nomes de "livro", "ovo", "cuba" e "barrocão". Mônica revela pouco das surpresas, mas, adianta que vem fazendo cada vez mais trabalhos "na linha auto-etnográfica, utilizando o próprio corpo, objetos e temas que fazem parte da minha história de vida como suporte e produto final das minhas obras", diz.A retrospectiva reforça o perfil da sua múltipla e rica carreira da artista nas duas últimas décadas. Para a curadora de arte, internacionalmente reconhecida, e atual diretora do Museu de Arte Moderna (MAM) da Bahia, Solange Farkas, é recorrente ver na trajetória artística de Mônica "o uso da fotografia de família, gente, cidade e objetos pessoais, demonstrando seu particular interesse pelos espaços, hábitos íntimos das pessoas e, sobretudo, pela reconstituição de ambientes afetivos", explica a especialista.

Curso de alfabetização de jovens e adultos abre inscrições

Leônidas Junior | A TARDE

De acordo com dados do IBGE, existem em Salvador atualmente cerca de 113 mil analfabetos absolutos e 300 mil analfabetos funcionais. Para reverter este quadro, foi criado o programa Salvador Cidade das Letras, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com o governo federal.

Quem quiser participar do programa como um alfabetizador tem até esta sexta-feira, 9, para se inscrever. Já os alfabetizandos têm até o dia 5 de fevereiro para efetuar a matrícula. A expectativa é que aproximadamente cinco mil alunos e 300 profissionais sejam inscritos.

“Ler e escrever é um direito de qualquer cidadão. É preciso que as pessoas tomem consciência disso e se inscrevam no programa para que possamos alfabetizar o maior número de pessoas”, diz a coordenadora do programa, Verônica Santana.

Os interessados em participar como alfabetizadores devem ter mais de 18 anos e comparecer à sede do programa, que fica na Rua Frederico Costa, Edifício Léo Center, 710, sala 001, Boa Vista de Brotas, para preencher ficha cadastral e fazer uma avaliação escrita. Também é exigida cópia de RG, CPF, comprovante de residência, uma foto 3x4, além de escolaridade mínima comprovada, formação em magistério ou nível médio completo com experiência em ensino ou superior em pedagogia e licenciaturas.

Já para os alunos, ter acima de 15 anos e não saber ler e escrever são os únicos pré-requisitos. Os interessados devem se dirigir a uma escola da rede municipal para realizar o cadastro, apresentando cópia de algum documento de identificação e comprovante de residência.

AULAS – O Salvador Cidade das Letras tem duração de oito meses, com carga horária total de 320 horas. As aulas acontecerão de segunda a quinta-feira nos espaços indicados pelos alfabetizadores, localizados em instituições comunitárias, de ensino superior e sedes de movimentos sociais, associações de moradores, clubes de mães, grupos religiosos e em escolas da rede municipal ou estadual.

Maiores informações: 71-3234-2458.