Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Programa Aprofundando a Análise da Docência e Liderando a Aprendizagem

O programa Aprofundando a Análise da Docência e Liderando a Aprendizagem é resultado da parceria entre a Capes e o Instituto de Educação da Universidade de Londres (IOE) que tem como foco a qualidade da formação de educadores que atuam na Educação Básica e professores que qualificam profissionais da rede pública de Educação Básica
A Capes pretende, com a parceria, oferecer aos educadores da Educação Básica e  professores que qualificam profissionais da rede pública de Educação Básica a oportunidade de aperfeiçoamento profissional por meio de ações de cooperação internacional, uma estratégia já adotada, com êxito, na qualificação de docentes e pesquisadores que atuam na pós-graduação stricto sensu.

Objetivos do programa

  • Promover a integração e a cooperação educacional, cultural e científica com países parceiros, visando atender às políticas de governo que têm como foco a qualidade da formação de educadores que atuam na Educação Básica.
  • Estender aos profissionais, que qualificam professores da rede pública de Educação Básica, assim como aos professores de ensino médio vinculados à rede pública de educação básica, a oportunidade de aperfeiçoamento profissional, por meio de ações de cooperação internacional, considerando ser esta uma estratégia já adotada, com êxito, pela CAPES na qualificação dos docentes e dos pesquisadores que atuam na pós-graduação stricto sensu.
  • Estimular parcerias com professores ingleses visando interações on line entre os professores dos dois países.

Como funciona

O programa Aprofundando a Análise da Docência e Liderando a Aprendizagem prevê a seleção de até 45 participantes e é composto pelos módulos Aprofundando a Análise da Docência (Understanding Teaching - UT) e Liderando a Aprendizagem (Leading Learning - LL). Tanto o UT como o LL tem a carga horária de 30 créditos, que corresponde a um módulo do curso de mestrado da Universidade de Londres.
O módulo UT enfatiza a discussão em grupo de questões chaves referentes às experiências pessoais de ensino aprendizagem, assim como da literatura pedagógica recomendada. As atividades do módulo UT serão desenvolvidas no Brasil em Instituição de Ensino Superior a ser definida pela CAPES/IOE.
O módulo LL visa desenvolver nos participantes uma compreensão de sua própria aprendizagem, da aprendizagem dos outros e do papel do professor que maximiza ambas. As atividades do módulo LL serão desenvolvidas no Instituto de Educação da Universidade de Londres.  O período de imersão internacional terá a duração de três (3) semanas.
Concluída a etapa internacional, os professores beneficiados deverão apresentar o projeto de trabalho.
O objetivo é que os participantes do programa atuem como multiplicadores do conhecimento nas instituições de ensino.

Benefícios

A Capes financia:
  • Recursos financeiros destinados a custear as despesas com hospedagem, alimentação e deslocamento interno na etapa internacional do Programa de Capacitação;
  • Seguro saúde;
  • Auxílio deslocamento terrestre nacional, quando for o caso, e passagem aérea nacional e internacional de ida e volta em classe econômica promocional;
  • Pagamento de Taxas Escolares.

Formulários