Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Programa MultiVersidade Criola promove curso sobre a diáspora africana nas Américas - RJ

Estão abertas as inscrições para seleção de alunas e alunos para o curso “A Teoria e as Questões Políticas da Diáspora Africana nas Américas”. A capacitação será realizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), às segundas e quartas-feiras, de 13h às 18h, de 7 de junho a 19 de julho, com carga horária total de 60 horas. Serão oferecidas 20 vagas e poderão se inscrever ativistas dos movimentos sociais, negro e de mulheres negras, bem como estudantes universitárias/os em nível de graduação e pós-graduação.

O objetivo do curso, que é gratuito, é oferecer formação acadêmica e intelectual de alto nível a ativistas, estudantes e intelectuais de todo o país interessados na área de Estudos da Diáspora Africana, a partir das análises críticas produzidas pelo feminismo negro no Brasil em outras comunidades da Diáspora Africana, e em especial nos Estados Unidos. Este Curso de atualização tem como base o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Diáspora Africana da Universidade do Texas em Austin, um dos mais respeitados nos Estados Unidos.

Para participar é preciso: domínio da língua inglesa (leitura e compreensão), pois as aulas serão ministradas parcialmente em inglês e a maior parte da bibliografia é em inglês; e disponibilidade de tempo para participação e leitura da bibliografia.

A ficha de inscrição está disponível no site www.criola.org.br. Interessados/as devem preencher a ficha, enviá-la por e-mail para diasporaafricana@criola.org.br, anexando currículo (três páginas no máximo) com informações sobre formação, a ação anti-racista e feminista, participação em eventos acadêmicos e/ou ativistas e até três referências de artigos acadêmicos e/ou informativos de autoria do/a candidato/a e pertinentes ao tema do curso. A ficha de inscrição e o currículo só serão aceitos por e-mail e deverão ser enviados até 28 de fevereiro.

O curso é oferecido pela ONG Criola, através do Programa MultiVersidade Criola, o Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-americanos (PROAFRO) do Centro de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade do Texas em Austin, através do Centro de Estudos Africanos e Afro-americanos (CAAAS), do Departamento de Estudos da África e da Diáspora Africana, e do Instituto de Estudos Latino Americanos Teresa Lozano Long (LILLAS).