Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quinta-feira, 5 de março de 2009

Adolescentes autores de atos infracionais discutem relações sociais e retorno à liberdade - BA

150 jovens em privação de liberdade se reúnem para construir alternativas de afirmação de seus direitos e deveres.

Encontro Caminhos Para Juventude é o nome do evento que acontece no dia 06 de março (sexta-feira), a partir das 7h30, no Centro de Integração Familiar (Ceifar) – Rua Direta de Tancredo Neves, n° 402-E, bairro de Tancredo Neves. Nesse Encontro se reúnem 150 jovens autores de atos infracionais para propor a construção de alternativas de afirmação de seus direitos, deveres e relações sociais buscando sustentar o retorno à liberdade. O evento é aberto ao público e tem entrada franca.

O Encontro será realizado pela Comunidade de Atendimento Sócioeducativo (CASE) de Salvador e a Fundação da Criança e do Adolescente da Bahia (Fundac) e contará com a participação de instituições que atuam em defesa das crianças e dos adolescentes, tais como o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussain (Cedeca), a Associação Pracatum, a Associação Educativa e Cultural DIDÁ, o Grupo Gay da Bahia (GGB) e o Instituto Cultural Stive Biko. Durante o evento acontecerão bate-papos, apresentações culturais e provocações sobre identidade, raça, sexualidade, profissionalização, dentre outros assuntos.

A programação conta com Grupos Temáticos sobre “Direitos Humanos e Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA”, “Gênero, Sexualidade e Liberdade de expressão”, “Identidade, Raça e Ações afirmativas”, “Saúde Mental”, “Educação e profissionalização". Após essas discussões acontecerá a socialização dos GT’s como tema “Manifesto dos Jovens Egressos das Unidades de Internação”.

Para discutir o tema “Dificuldades e alternativas de reinserção social de adolescentes egressos das unidades de internação” foram convidados a Gerente de Atendimento Socioeducativo da Fundac, Fátima Rocha, o coordenador da Coordenação de Apoio à Família e ao Egresso (CAFE/Fundac), Luiz Antônio Araújo, a Coordenadora Técnica da CASE Salvador, Mônica Lopes e Coordenadora do Centro de Cultura e Arte do Pelourinho (Cecap), Suzana Chaves.

O evento se encerara com a apresentação musical de educandos da CASE Salvador e Rede de Cultura Popular do Subúrbio.

SERVIÇO:

O quê? Encontro Caminhos Para Juventude
Quando? 06 de março a partir das 7h30
Onde? CEIFAR – Rua Direta de Tancredo Neves, n° 402-E em Tancredo Neves

PROGRAMAÇÃO:

07h30 - Cadastramento e inscrição em GT
08h30 - Atração cultural
9h - Abertura: Vanderlei Vieira (Egresso CASE Salvador) e Walmir Mota de Carvalho (Diretor da Fundação da Criança e do Adolescente)
09h20 - Mesa-redonda: “Dificuldades e alternativas de reinserção social de adolescentes egressos das unidades de internação”.

Debatedores: Fátima Rocha (Gerente de Atendimento Socioeducativo da Fundac), Luiz Antônio Araújo (Coordenação de Apoio à Família e ao Egresso – CAFE/ Fundac), Mônica Lopes (Coordenadora Técnica da CASE Salvador) e Suzana Chaves (Coordenadora do Centro de Cultura e Arte do Pelourinho – CECAP). Mediador: Lucas Cidreira (Juventude Negra – Stive Biko)

12h - Intervalo
13h30 - Apresentação Cultural com Educandos da CASE Salvador/
Instrutores Anativo Oliveira e Rejane Maia
14h - Grupos Temáticos sobre direitos humanos com foco em crianças e adolescentes, gênero, sexualidade, raça e profissionalização juvenil:

- GT 1: Direitos Humanos e Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA

Ludmila Cerqueira Correia (Mestre em Direitos Humanos pela UFPB), Carmem Albuquerque (Defensora Pública Coordenadora do Núcleo da Infância e Juventude) e Jalusa Arruda (CEDECA)
- GT 2: Gênero, Sexualidade e Liberdade de expressão
Marcelo Cerqueira (GGB), Fabiane Galvão (ATRAS), Paloma Lélis (AJOBI - Núcleo de Mulheres Negras Feministas e Negras Lésbicas) e Geovan Adorno (Fórum de Juventude Negra/Ba - LGBTT)
- GT 3: Identidade, Raça e Ações afirmativas.

Carla Akotirene (Fórum de Juventude Negra/Ba), Negra Cris (Rede Afro LGBTT) e Ismael Silva (Fórum de Juventude Negra/Ba)
- GT 4: Saúde Mental
Delmar Saft (Ativista da Luta Antimanicomial) , Marilda Castelar (Conselho Regional de Psicologia da 5ª Região – CRP05), Isabel Bastos (Conselho Regional de Assistência Social - CRESS), Psicóloga representante (ELCY FREIRE) e Tânia Nogueira (Voluntária Social/CAPS)
- GT 5: Educação e profissionalização

DJ Branco (CMA HIP HOP), Cristina Nascimento (Pracatum), Suzana Chaves (CECAP) e Vivian Caroline (Projeto Social Didá)

16h - Socialização dos Grupos Temáticos: “Manifesto dos Jovens Egressos das Unidades de Internação”
17h - Encerramento: Apresentação Musical de Educandos da Case Salvador e Rede de Cultura Popular do Subúrbio.

MAIS INFORMAÇÕES:

- Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan – (Cedeca)
Contato: Jalusa Arruda – (71 3321 5202 / 5196 ou 3326 9878)

- Associação Pracatum Ação Social
Contato: - Cristina Nascimento - (71 3356 3818 / 3276 4255)

- Associação Educativa e Cultural Didá
Contato: Vivian Caroline - (71 3321 9145)

- Instituto Cultural Stive Biko
Contato: Lucas Cidreira - (71 3241 8708)

- Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia / Fundação da Criança e do Adolescente da Bahia - SEDES / FUNDAC
Contato: Camila Vieira – Assessoria de Comunicação - (71 3115 6577 / 3116 2911 / 2916)