Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

segunda-feira, 9 de março de 2009

Programa incentiva pesquisas de curta duração em 18 universidades européias

Um total de 34 bolsas de estudos, espalhadas por 18 universidades, estão sendo oferecidas, até 15 de março de 2009, pelo "Coimbra Group Universities" por intermédio do programa "Coimbra Group Scholarships Programme for Young Professors and Researchers from Latin American Universities". O objetivo do programa é financiar pesquisas de curta duração, estimulando a mobilidade e a troca acadêmica entre a Europa e a América Latina.
Para se inscrever é necessário atender a alguns requisitos: residir em um dos países latino-americanos participantes (ver abaixo), ter nível universitário ou equivalente, ter vínculo de professor ou pesquisador com alguma das universidades latino-americanas reconhecidas pelos respectivos países, submeter os formulários necessários (ver abaixo) à universidade européia anfitriã, ter menos de 40 anos à data de submissão dos formulários.
A documentação que deve ser enviada ao Coimbra Group é composta por: cópias autenticadas dos diplomas universitários, relatório explicativo do programa de trabalho a ser desenvolvido na universidade de destino, carta de aceitação do tutor ou parceiro com quem o trabalho será desenvolvido, documento que comprove o conhecimento de inglês exigido pela universidade, documento que comprove o vínculo do proponente, como pesquisador ou professor, com alguma universidade latino-americana. O formulário de candidatura está disponível no site do Coimbra Group.
O endereço para envio dos papéis é: Coimbra Group Office - Egmontstraat 11, rue d'Egmont - BE-1000 Brussels - Belgium
Informações adicionais sobre o programa e os procedimentos podem ser obtidos no site do programa ou no manual explicativo do programa.
Os países latino-americanos que estão participando do programa são: Argentina, Bolívia, Brazil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
O "Coimbra Group" é uma associação de 38 universidades européias que busca promover a troca de conhecimentos entre pesquisadores e acadêmicos europeus e latino-americanos. As bolsas geralmente têm duração de três a seis meses.