Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

Siga por email

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

CURSO AVANÇADO FÁBRICA DE IDÉIAS

"Cidadania, Direitos Humanos e Processos Identitários: uma perspectiva internacional" é o tema do XI Fábrica de Idéias - treinamento que visa contribuir com a capacitação de pesquisadores dedicados ao estudo de processos de racialização e formação de identidades étnicas, com ênfase especial às relações branco-negro e à produção de culturas negras na América Latina, África e diáspora africana. As inscrições para o XI Fábrica de Idéias ficam abertas até o dia 30 de março.

A capacitação será realizada no Centro de Estudos Afro Orientais [CEAO], em Salvador, e na cidade colonial de Cachoeira (BA), de 4 a 29 de agosto, e terá carga horária semanal de 40 horas. O treinamento contará com aulas expositivas, grupos de estudos e leitura, palestras e seminários temáticos. Durante o curso, os/as alunos/as escreverão um ensaio sobre seus próprios projetos de pesquisa. Espera-se dos/as estudantes leitura da bibliografia obrigatória e ativa participação nas discussões, constituída em grande parte por textos em inglês. Porém, as aulas serão ministradas em português, espanhol e inglês com tradução simultânea. É necessário ter formação pós-graduada ou equivalente para participar.

Interessados/as devem preencher o formulário on-line disponível em www.ceao.ufba.br/fabrica, com atenção a: carta com, no máximo duas laudas, que exponha os motivos do interesse pelo curso, descrevendo em que medida a capacitação contribuirá para a formação do/a candidato/a e o desenvolvimento de sua pesquisa; currículo resumido (cinco laudas, no máximo), no formato Lattes (para brasileiros); síntese do projeto de pesquisa (cinco laudas, no máximo), incluindo bibliografia utilizada no resumo do projeto que será discutido no primeiro módulo do curso; e cópia de artigo ou capítulo de dissertação ou tese de doutorado.

Trinta pessoas serão escolhidas através de processo internacional. No Brasil, será dada preferência a candidatos/as das regiões nordeste, norte e centro-oeste, assim como a afro-brasileiros/as. As pessoas selecionadas receberão passagem, hospedagem, alimentação e material didático; residentes em Salvador receberão somente alimentação e material didático. No encerramento do curso, os/as estudantes desfrutarão de uma excursão de um dia pelo Recôncavo, baía que rodeia a cidade de Salvador.