Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

CURSO DE GESTÃO E NEGÓCIOS DE RESÍDUOS - MG

As inscrições para o teste de seleção do curso gratuito de qualificação em Gestão e Negócios de Resíduos foram prorrogadas até o próximo dia 26. O processo é aberto exclusivamente para os alunos que cursam o terceiro ano do ensino médio de escolas públicas estaduais. As provas para o preenchimento das 150 vagas acontecem nos dias 27 e 28 de fevereiro, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), programa inaugurado pelo Governo de Minas em junho de 2007 e localizado na região Leste de Belo Horizonte.

Para se inscrever, os interessados devem preencher formulário disponível no site do CMRR (www.cmrr.mg.gov.br) ou nas secretarias das escolas integrantes do projeto "Escola Viva, Comunidade Ativa". As aulas já começam no dia 10 de março, de segunda a sexta-feira, totalizando carga horária de 340 horas. Serão formadas três turmas no turno na manhã, das 7h30 às 11h30, e três no período da tarde, das 13h30 às 17h30.

O curso é divido em quatro módulos e tem como objetivo qualificar jovens para elaboração e implementação de projetos e programas de gestão de resíduos, com enfoque nos princípios na redução da geração, reciclagem e reutilização nas áreas da construção civil, saúde (hospitais, clínicas, farmácias etc), postos de combustível e atividades comerciais em geral.

"O gestor de resíduos está cada vez mais presente nas empresas, pressionadas pela legislação mais restritiva, pelos órgãos ambientais mais exigentes e pela sociedade mais consciente", afirma a coordenadora do curso, Carla Lodi. Durante as aulas, os alunos também recebem orientações para criar novos empreendimentos ligados à área. "São repassadas noções empreendedoras para a formação de um negócio lucrativo e ambientalmente sustentável", completa Lodi.

Os alunos recebem, gratuitamente, alimentação, vale-transporte, uniforme e material didático. Dos 91 formandos das turmas do segundo semestre de 2007, sete já garantiram vaga no mercado de trabalho. "O curso é uma grande oportunidade para os jovens. Fiz a opção pela gestão em postos de combustível e, hoje, estou empregado e exercendo o papel de multiplicador ambiental", diz o ex-aluno Mizael Rodrigues Oliveira, contratado pela Minaspetro.

Inédito no País, o curso de Gestão e Negócios de Resíduos é uma iniciativa do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, que é coordenado pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Fundação Estadual do Meio Ambiente, com o apoio do Sebrae-MG.

Outras informações sobre o curso de qualificação em Gestão e Negócios de Resíduos podem ser obtidas pelo telefone (31) 3465.1211 ou pelo e-mail cmrr@cmrr.mg.gov.br.