Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

RODA DE DIÁLOGOS DISCUTE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - BA

Dando continuidade a um ciclo de três Rodas de Diálogos que vêm debatendo as temáticas de juventude, educação inclusiva e diversidade cultural, a Associação Vida Brasil promoverá a Roda de Diálogos "Educação Inclusiva e Diversidade: o que dizem as juventudes?", na próxima quinta-feira, 14 de fevereiro, das 14 às 18h, na Sala de Projeção da Biblioteca Pública do Estado, nos Barris.
Esta segunda Roda de Diálogos irá discutir e refletir, dentre outras questões, sobre o que significa educação inclusiva? A escola e o sistema educacional de forma geral respeitam a diversidade humana e cultural? Como fazer para respeitar e valorizar a diversidade humana na escola e quais as experiências? Quais os tipos de discriminação enfrentados pelos jovens na educação/escola e como combatê-los? De que modo podem se relacionar os diversos movimentos da juventude ligados a questões como raça, gênero, situação de deficiência, orientação afetivo-sexual? Como trabalhar inclusão e diversidade respeitando identidades culturais específicas?
Dentre os convidados para promover o diálogo, além do Prof. Normando Batista, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e Mário Aleluia, educador do Consórcio Social da Juventude, estarão muitos jovens que falarão do assunto a partir de suas perspectivas e experiências, entre eles jovens surdos representantes da Aesos (Associação Educacional Sons no Silêncio); Daiane Cerqueira, do Ceafro; Wilton Mercês, da Rede Sou de Atitude e Cipó; Karla Acotirene, do Instituto Steve Biko; Carlos Lisboa, da Rede de Protagonismo Juvenil; dentre outros palestrantes.
A idéia é fortalecer o respeito à diversidade humana e a percepção e inclusão desta como elemento necessário, presente e indissociável ao desenvolvimento social do país. Partindo deste princípio, as Rodas de Diálogo pretendem desenvolver e disseminar uma reflexão sobre educação inclusiva, com a participação direta da juventude, relacionada com as dimensões da diversidade e da identidade cultural, propondo caminhos para construção de políticas educacionais e práticas pedagógicas que garantam o respeito à diferença.
Ao final das Rodas será elaborado um documento de sensibilização das reflexões sobre educação inclusiva de qualidade e diversidade, que será enviado para diversas entidades e órgãos ligados à educação, inclusive as secretarias municipal e estadual. Ao longo dos três seminários pretende-se sensibilizar 300 pessoas, entre jovens e atores sociais voltados para educação de crianças, adolescentes e jovens sobre educação inclusiva e de qualidade.
Todas as rodas de diálogos e provocação serão compostas por jovens, representantes da sociedade civil, do governo, universidade, entre outros possíveis convidados. Após a apresentação das mesas, debates serão organizados com o público. Os seminários serão realizados em locais acessíveis, com intérpretes em Libras. Apresentações culturais também estão incluídas na programação, relacionadas com a temática.
O evento é uma promoção da Vida Brasil e Save the Children, e conta com parceria e apoio da Aesos (Associação Educacional Sons no Silêncio), Projeto Buscapé, Cipó, Ceafro, CRPD/ OSID, Oimba, CAMA e Sementes do Amanhã.
O quê: Roda de Diálogos "Educação Inclusiva e Diversidade: o que dizem as juventudes?"
Quando: 14 de fevereiro das 14 às 18h
Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris (3º piso, Sala de Projeção)
Maiores Informações:
Associação Vida Brasil - (71) 3321 4382 / 46 88
Damien Hazard - (71) 9185 1662
Islândia Costa - (71) 9185 1669
Associação Vida Brasil
Rua da Mouraria, 74, Nazaré, Salvador - Bahia - Brasil
Tel: 55-71-3321 4382 / 46 88 - Fax: 55-71-3322 0711