Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

Siga por email

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEI 10.639/03 EM VALENÇA - BA

Desde 2003 está em vigor a Lei federal 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras no currículo oficial das escolas do Brasil. Nesses cinco anos, uma pauta surgiu nas principais mesas de debates sobre a temática: há profissionais capacitados no ramo para atender o que está previsto na lei?

A capacitação de profissionais de educação é o principal objetivo do curso de extensãoFormação de Professores - relações étnico-raciais e Lei 10.639, formatado pelo Departamento de Educação (DEDC) do Campus XV da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Localizado em Valença, o departamento está oferecendo 50 vagas para profissionais de educação de Valença e dos municípios vizinhos. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 28 de fevereiro.

Para concorrer às vagas, os interessados devem comparecer ao setor de protocolo do departamento, das 14h às 22h, de segunda a sexta-feira, portando cópia do RG, comprovante de atuação na rede pública de ensino ou de formação em licenciatura, além de carta de interesse - expondo brevemente a razão pela qual deseja freqüentar o curso.

Os candidatos selecionados serão conhecidos no dia 29 de fevereiro. A lista com os 50 nomes estará disponível no próprio departamento.

Conteúdo programático

Ministrado pela professora-visitante da UNEB, Surya Pombo, a metodologia do curso contempla a realização de aulas expositivas, leituras prévias individuais de textos indicados, discussão dos textos em formato de seminários, debates e análise de materiais didáticos e audiovisuais.

Nosso objetivo é preencher uma lacuna que ainda existe mesmo depois de cinco anos de aprovação da lei: profissionais da educação que não tiveram contato com a história e cultura africanas e afro-brasileiras”, explica Surya, que, desde 2007, ministra aulas sobre essa temática no curso de Pedagogia do Campus XV.

O curso tem carga-horária de 90h, sendo 60h presenciais e 30h concentradas em atividades extra. As aulas acontecem nas instalações do campus, de 4 de março a 11 de junho, das 8h10 às 11h40, sempre às terças-feiras. O conteúdo programático está disponível no Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) para consulta dos interessados.

Informações: DEDC/Campus XV- Tel.: (75) 3641-0599.