Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

sábado, 16 de fevereiro de 2008

PROJETO CINEMATIVA APRESENTA FAMÍLIA ALCÂNTARA - RJ

20 de fevereiro às 19h (próxima quarta-feira)

Entrada Franca

Local: Sesc Madureira

Filme: Família Alcântara
Direção: Daniel Solá Santiago e Lilian Solá Santiago
Classificação Livre

Sinopse:
O documentário que conta a história de uma família descendente de africanos escravizados em Minas Gerais trabalha com a integração e a resistência cultural, misturando realidade e ficção.

Com o coral, as peças de teatro e as guardas de congada - atividades artísticas e religiosas - a Família Alcântara preserva a sua história e a mantém por gerações, uma família formada por 78 pessoas.

O filme explora a cultura única criada pelos africanos escravizados no Brasil da etnia bantu - origem da maioria dos africanos trazidos para a América durante o período de escravidão, e seus descendentes demonstram como as questões históricas e sociológicas mais gerais influem na vida de cada um.

Segundo o diretor Daniel Solá, a proposta do filme é mostrar quem são essas pessoas e apresentar a sua história: "O filme Família Alcântara retrata o olhar de pessoas negras sobre a questão negra no Brasil", conta.

Sem mesmo estar na África eles recriam a história e demonstram como fragmentos de memória podem proporcionar conexões históricas e espirituais, tornando-se uma fonte de resistência cultural e de identidade.

Realização: Estimativa em parceira com Sesc Rio


Apoio:
DSS Produções
Caras do Brasil Produções
Étnica Comunição e Produção