Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

Siga por email

terça-feira, 15 de abril de 2008

"Arte na Periferia - Transformação Social em Debate" - BA

Em parceria com o CMA Hip Hop – Comunicação Militância e Atitude Hip-Hop , a Dimas (Diretoria de Audiovisual) realiza, no próximo dia 18 de abril (sexta-feira), o encontro "Arte na Periferia - Transformação Social em Debate", que reunirá a cineasta Lúcia Murat, diretora do filme "Maré, Nossa História de Amor", o curta-metragista Bernard Attal, diretor de “Ilha do Rato” e “ 29 Polegadas ”, e representantes do Movimento de Cultura Popular do Subúrbio e da Oi Kabum! Salvador - Escola de Arte e Tecnologia para debater ações voltadas para as artes em comunidades da periferia. O evento, que vai acontecer às 14h, na Sala Alexandre Robatto, no prédio da Biblioteca Pública do Estado Bahia (Barris), e terá como mediador o DJ Branco, do CMA Hip Hop.
"Arte na Periferia - Transformação Social em Debate" é uma atividade paralela ao evento de cinema do projeto Sua Nota é um Show, que apresentará, no dia 20 de abril, na Concha Acústica do TCA, o filme "Maré, Nossa História de Amor". A sessão será aberta com o curta "Ilha do Rato" de Bernard Attal e Joselito Crispim.
A sessão do dia 20 encerra a atual temporada da campanha Sua Nota É um Show, que, desde setembro, vem incrementado a diversidade de linguagens artísticas na agenda cultural da cidade, através da música, dança, teatro e cinema. Os ingressos para a sessão podem ser trocados por 10 notas ou cupons fiscais (de qualquer valor), do mês corrente e/ou do anterior, nos balcões Ticket Mix do Iguatemi, Aeroclube, Shopping Barra e Center Lapa (na véspera dos espetáculos e nos dias das apresentações – Tel. 3533-0899). Sua Nota É um Show é uma iniciativa da SEFAZ – Secretaria da Fazenda e da SECULT – Secretaria da Cultura, com realização da FUNCEB – Fundação Cultural do Estado da Bahia.
Conheça mais dos convidados do debate:
Movimento de Cultura Popular do Subúrbio vem a seis anos aglutinando grupos culturais no Subúrbio Ferroviário de Salvador, através de debates em fóruns semanais, apresentação artística promovidas em articulações com a comunidade, oficinas culturais, manifestações públicas como: cortejos performáticos, palestras e seminários, para que possam chegar a um resultado efetivamente democrático e de pleno respeito aos Direitos Humanos.
Oi Kabum! Salvador. Escola de Arte e Tecnologia, com o foco em 04 Linguagens: Vídeo, Fotografia, Design Gráfico e Computação Gráfica, complementadas pelas disciplinas transversais Comunicação Digital, Oficina da Palavra, Desenvolvimento Pessoal e Social e História da Arte, a escola integra e articula diversos temas e conteúdos fundamentais para o desenvolvimento pessoal, social e profissional do jovem, permitindo sua inserção qualificada no mundo do trabalho.
Lucia Murat trabalhou como jornalista nos principais jornais e TVs do país. A partir dos anos 80, investe na carreira independente e cria a Taiga Filmes e Vídeo. Ficou conhecida nos festivais nacionais e internacionais pelos seus premiados longa-metragens: Que bom te ver viva (1989); Oswaldianas (episódio Daisy - 1992) ; Doces Poderes (1996), Brava Gente Brasileira (2000); Quase Dois Irmãos (2004); Olhar Estrangeiro ( 2005); Maré, nossa história de amor (2007).
Bernard Attal nasceu na França e divide sua vida entre Paris e Salvador. Bernard estudou cinema em Nova York e criou a BA do Brasil para produzir filmes e documentários independentes. Ele dirigiu vários projetos de vídeos e dois filmes em 35mm, “ 29 Polegadas ” que foi premiado e participou na seleção oficial de mais de trinta festivais internacionais nos EUA, Europa e América Latina, e co-dirigiu "Ilha do Rato" com Joselito Crispim.
Na ocasião será exibido o making off do filme "Maré, nossa historia de amor", um filme que mostra Analídia (Cristina Lago) filha de um chefe do tráfico de drogas preso, que briga pelo poder com o irmão de Jonatha (Vinícius D'Black), na favela da Maré. Separados pelo 'apartheid' entre as facções rivais, eles encontram no grupo de dança da comunidade, dirigido por Fernanda (Marisa Orth), um refúgio para o amor, a arte, o sonho e a possibilidade de uma vida longe do crime. Jonatha é MC da comunidade e seu sonho é gravar um CD. Dividido entre os irmãos mais velhos _ Paulo (Flávio Bauraqui), idealista, trabalhador e amante do samba e Dudu (Babu Santana), irmão adotado, chefe de uma das facções que comandam o tráfico na favela, ele vive o dilema de aceitar ou não a ajuda deste último, que promete financiar sua carreira com o dinheiro das drogas.
SERVIÇO
"Arte na Periferia - Transformação Social em Debate"
Local: Sala Alexandre Robatto, Biblioteca Pública do Estado Bahia (Barris)
Data: 18 de abril de 2008 (sexta-feira)
Horário: 14h as 17:30h
Acesso livre, conforme capacidade da sala.
Observação: Será emitido certificado de presença para os participantes.
CONTATOS
Fabíola Aquino
Dimas – Diretoria do Audiovisual
Tel.: (71)3116.8106 // 8788.8556
DJ Branco
CMA Hip HopComunicação Militância e Atitude Hip-Hop
E-mail: cmahiphop@yahoo.com.br , cmahiphop@hotmail.com
Tel: (71) 9151.0631 // 9271.6371