Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

Siga por email

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Seminário "Samba - patrimônio cultural do Brasil" - RJ

Como parte das comemorações pela titulação do samba no Rio de Janeiro, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR, e o Centro Cultural Cartola realizam um seminário para discussão sobre o samba, em especial nas suas formas matriciais - partido alto, samba de terreiro e samba enredo - que até hoje influenciam o processo de criação desse gênero musical.
Grátis.
Sesc Madureira
. 3/4, 13h - Abertura com o Ministro da SEPPIR, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, o Presidente do Instituto Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, o Superintendente Regional do IPHAN no Estado do Rio de Janeiro e o Presidente do Centro Cultural Cartola; 14h - Mesa 1 - Samba Carioca. A tradição africana, com Nei Lopes. Deixa Falar - o samba e a escola, com Sergio Cabral. Samba - organização política e social, com Dulce Pandolfi. Mediação de Rachel Valença; 17h - Mesa 2 - Samba, Força e Coesão. Samba e construção da nacionalidade, com Felipe Trotta. Samba, religião e identidade, com Helena Theodoro. Ser sambista, um modo de viver, com Monarco. Mediação de Jorge Carneiro.

. 4/4, 13h - Apresentação do documentário das Matrizes do Samba do Rio de Janeiro; 14h - Mesa 3 - Samba: memória, tradição e mudança. História de ouvir contar: a transmissão da arte do samba de geração para geração, com João Baptista Vargens. A importância de recolher tesouros perdidos do samba do Rio, com Tantinho. Registro e salvaguarda do patrimônio imaterial: limites e desafios, com Claudia Márcia. Mediação de Lygia Santos; 17h - Titulação do Samba do Rio de Janeiro: Como? Por quê? Pra quê? Relatores: Nilcemar Nogueira, Aloy Jupiara, Claudia Marcia e Renata Melo; 18h - Entrega dos títulos.

. 5/4, 14h - Lançamento do catálogo Samba, Patrimônio Cultural do Brasil, no Centro Cultural Cartola.