Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

Siga por email

domingo, 27 de abril de 2008

Primeiro dicionário de português está na web

voc

O "Vocabulario portuguez e latino", publicado no século XVIII, já está disponível para consulta pública e gratuita na Internet. A obra foi inteiramente digitalizada por alunos e professores da Universidade de São Paulo, trabalho que durou cerca de um ano e meio. A obra foi escrita pelo padre Raphael Bluteau e é dividido em 16 volumes, publicados entre 1712 e 1728, e contém mais de 40 mil verbetes.

Para o projeto, foi criado um sistema de busca que pesquisa palavras pela ortografia atual e também pela usada na época. A palavra "açúcar", por exemplo, também pode ser encontrada pela grafia "assucar", segundo a Agência Fapesp. A navegação pelo sistema pode ser feita ainda por meio de cada letra do alfabeto.

A historiadora Márcia Moisés Ribeiro, coordenadora do projeto, disse à Agência Fapesp que o objetivo da iniciativa é disponibilizar digitalmente dicionários de difícil acesso ao grande público. Além disso, contribui para a conservação de obras raras, já que evita o manuseio excessivo.

O "Vocabulario portuguez e latino" pode ser consultado no site do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, pelo endereço www.ieb.usp. br. e aqui no blog, na seção "Vale a pena Visitar".

Fonte: Olhar digital