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quinta-feira, 13 de março de 2008

Caminhos para a qualidade e diversidade na educação é tema de Roda de Diálogos da Vida Brasil - BA

O quê: Roda de Diálogos Qualidade e Diversidade na Educação: quais os caminhos?
Quando: 18 de março, terça-feira, das 14:00 às 18:00h
Onde: Biblioteca Pública do Estado, Barris - 3º piso, Sala de Projeção
O quê: Lançamento do livro Igualdade Étnico-Racial nas Escolas
Quando: 18 de março, terça-feira, às 18:00h
Onde: Biblioteca Pública do Estado, Barris - Quadrilátero
Encerrando um ciclo de três Rodas de Diálogos que vêm debatendo as temáticas de juventude, educação inclusiva e diversidade cultural, a Associação Vida Brasil promoverá a Roda de Diálogos Qualidade e Diversidade na Educação: quais os caminhos?, na próxima terça-feira, 18 de março, das 14:00 às 18:00h, na Sala de Projeção da Biblioteca Pública do Estado, nos Barris. A Roda se encerra com o lançamento, promovido pelo Ceafro, do livro Igualdade das Relações Étnico-Raciais na Escola: possibilidades e desafios para a implementação da Lei nº 10.639/2003, às 18:00h, no Quadrilátero da Biblioteca.
Esta terceira Roda de Diálogos irá discutir e refletir sobre algumas questões, dentre elas: quais caminhos ou soluções se fazem necessários para garantir a qualidade e o respeito à diversidade na escola? Quais são os desafios e as barreiras que impedem que a educação inclusiva e para a diversidade se torne uma realidade? Algumas crianças e jovens necessitam de escolas diferenciadas? De que maneira as escolas podem abarcar as diversidades e respeitar suas especificidades? Como está o processo de implementação nas escolas da lei 10.639/03, sobre ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana?
Dentre os palestrantes estão confirmados Jaciete Barbosa dos Santos, do Núcleo de Educação Especial da Uneb; Lícia Barbosa, do Ceafro, professora de Educação e Cultura Afro-Brasileira e Africana/Uneb; Patrícia Santana, do Núcleo de Relações Étnico-Raciais e de Gênero da Secretaria de Educação de Belo Horizonte; Teófilo Galvão Filho, Coordenador do Programa InfoEsp - Informática, Educação e Necessidades Especiais, das Obras Sociais Irmã Dulce; e Cátia Maria Paim da Cruz, Técnica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
Roda de diálogos, inclusão e diversidade - A idéia é fortalecer o respeito à diversidade humana e a percepção desta como elemento necessário, presente e indissociável ao desenvolvimento social do país. Partindo deste princípio, as Rodas de Diálogo pretendem desenvolver e disseminar uma reflexão sobre educação inclusiva, com a participação direta da juventude, relacionada com as dimensões da diversidade e da identidade cultural, propondo caminhos para construção de políticas educacionais e práticas pedagógicas que garantam o respeito à diferença.
Ao final das Rodas será elaborado um documento de sensibilização das reflexões sobre educação inclusiva de qualidade e diversidade, que será enviado para diversas entidades e órgãos ligados à educação. Os seminários são realizados em locais acessíveis, com intérpretes em Libras. Apresentações culturais também estão incluídas na programação, relacionadas com a temática.
Lançamento do livro Igualdade Étnico-Racial nas Escolas - Durante a Roda, também será abordado o debate sobre a escola e a temática racial, culminando com o lançamento do livro Igualdade das Relações Étnico-Raciais na Escola: possibilidades e desafios para a implementação da Lei nº 10.639/2003, às 18:00h, no Quadrilátero da Biblioteca.
O livro é resultado de uma Consulta realizada durante o ano de 2006 que acompanhou quinze escolas de Salvador, Belo Horizonte e São Paulo sobre a implementação da lei nº 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos escolares. A pesquisa foi realizada pela Ação Educativa/SP, em parceria com o CEAFRO - Educação e Profissionalização para Igualdade Racial e de Gênero, CEERT - Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades/SP e MIEIB - Movimento Interforuns de Educação Infantil do Brasil.
Em Salvador, a Consulta foi coordenada pelo CEAFRO, envolvendo cinco escolas da rede municipal de ensino: Escola Municipal Osvaldo Cruz, Escola Municipal Maria Constança, Creche Escola Vovô Zezinho, Escola Municipal Terezinha Vaz da Silveira, Escola Municipal Alexandrina Pitta. Assim, visando influenciar práticas e políticas públicas no campo educacional, particularmente a eqüidade étnico-racial, a Consulta consistiu em um amplo diagnóstico a respeito das possibilidades e limites que os espaços escolares oferecem para acolher a implementação da Lei 10.639, a partir de informações obtidas junto a pais/mães, professores/as, alunos/as, gestores/as, funcionários/as de escolas, cobrindo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
O resultado está sendo divulgado em todo o país com a publicação do livro Igualdade das Relações Étnico-Raciais na Escola: possibilidades e desafios para a implementação da Lei nº 10.639/2003. Em Salvador o lançamento acontece articulado com a Roda de Diálogos Qualidade e Diversidade na Educação: quais os caminhos?, promovida pela Vida Brasil.
As Rodas de Diálogos são uma promoção da Vida Brasil e Save the Children, e conta com parceria e apoio da Aesos, Projeto Buscapé, CEAFRO, Cipó, CRPD/ OSID, Oimba, CAMA e Sementes do Amanhã.

Maiores Informações:
Associação Vida Brasil - (71) 3321 4382 / 46 88
Ceafro - (71) 3321 2580

Vanessa Pugliese
Associação Vida Brasil
Rua da Mouraria, 74, Nazaré, Salvador-Bahia-Brasil
Tel: 55-71-3321 4382 / 46 88 - Fax: 55-71-3322 0711