Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

domingo, 23 de março de 2008

Encontro discute "Canadá e a Diversidade Cultural" - BA

CANADÁ EM FOCO
Núcleo de Estudos Canadenses (NEC) da UNEB promove encontro para debater identidade e multiculturalismo - Jornada de Estudos, que tem como tema Canadá e a Diversidade Cultural, acontece no dia 1º/abril, no Campus I, em Salvador


O Canadá e a diversidade cultural é o tema da Jornada de Estudos Canadenses, promovida pelo Núcleo de Estudos Canadenses (NEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no próximo dia 1º de abril.

Contando com a participação de especialistas e pesquisadores internacionais, o evento irá discutir a miscigenação de elementos culturais de diversos países presentes na constituição da identidade canadense.

Segundo Edson dos Santos, coordenador do NEC, o tema escolhido torna-se mais vivo e pertinente em Salvador. “A diversidade é uma situação que vivemos na Bahia e a universidade tem diversas pesquisas sobre as formas e as expressões significantes que emanam da convivência de culturas distintas”, afirma.

A jornada deve reunir estudantes de Letras, Comunicação Social, Design, Urbanismo e Pedagogia. As áreas representam os campos profissionais com maior possibilidade de intercâmbio para o país norte-americano, em virtude da escassez de mão-de-obra local.

O evento é gratuito e acontece no Auditório Ivete Sacramento, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), no Campus I, no bairro do Cabula, das 14h às 18h. Para participar, os interessados podem se inscrever no mesmo dia e local do evento, a partir das 13h.

A grande procura por imigrantes no Canadá deve ser abordada durante o evento. Com a entrada de brasileiros, asiáticos, africanos e caribenhos no país nos últimos anos, os especialistas avaliam a influência destas novas culturas sobre o povo e a identidade canadense.

O tema é destaque na palestra do pesquisador Jean François, que visita a Bahia pela primeira vez. O professor canadense irá debater o hibridismo cultural e o perfil cosmopolita do Canadá. A participação do pesquisador acontece às 18h35.

Além dele, outros ilustres convidados participam durante todo o dia de debates com os estudantes e palestras sobre diferentes estudos ligados à miscigenação, diversidade, cultura ameríndia, colonização cultural, entre outros. A abertura fica por conta do reitor da UNEB Lourisvaldo Valentim, do pró-reitor de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG), Wilson Mattos, além do coordenador do NEC.

Informações: NEC/Campus I - Tel.: (71) 3117-2303 e pelo endereço eletrônico necba@listas.uneb.br.

[Texto e imagem: Ascom/UNEB] ap/mj