Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

Siga por email

segunda-feira, 24 de março de 2008

Roda do Teatro de Rua do Brasil - BA

O Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo (27/03), ficará marcado na história, pois em quase todo o Brasil ocorrerão manifestações no intuito de cobrar e sensibilizar os políticos e governos para a construção de políticas públicas para estes seguimentos, ao todo serão dezessete estados que farão apresentações, caminhadas e cortejos como ato artístico e político.
Na Bahia o Gueto Poético e o Movimento de Teatro de Rua da Bahia (MTR/BA), estarão realizando o evento A RODA – O Teatro de Rua em Questão/Ano II, de 23 a 30/03/2008, no Centro, na Feira de São Joaquim e em alguns bairros da cidade de Salvador.
O evento reunirá artistas, grupos e representantes de movimentos e redes de Rondônia, Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia, para Reunião da Rede Brasileira de Teatro de Rua, discussão, intercâmbios, trocas de experiências no sentido da organização do setor, criação de políticas públicas e desenvolvimento do teatro de rua do Brasil.
Também será realizado o Fórum de Representantes do Movimento de Teatro de Rua da Bahia, reunindo grupos de diversos territórios baianos. Estão confirmadas as cidades de Juazeiro, Itaberaba, Valença, Morro do Chapéu, Monte Santo, Barra do Choça, Satiro Dias, Mutuipe, Maragojipe, Camaçari, Lauro de Freitas, Teixeira de Freitas e Capim Grosso
No dia 27/03, a partir das 15h, será realizado um Cortejo Performático por Políticas Públicas para as Artes Cênicas, com a participação de artistas, grupos e organizações do setor, saindo da Praça da Piedade até a Praça Municipal e lá será lido um manifesto em favor da implementação de políticas públicas para as artes cênicas, com participação popular e controle social. Ao longo do cortejo serão lidas as reivindicações que estão sendo feitas ao poder público municipal, estadual e federal.
Na Praça Municipal acontecerá a Chuva de Teatro de Rua, com apresentações de três espetáculos: O Auto da Corrupção (Grupo 1o de Maio), A Revolta e o Casamento da Chacrinha (Caravana de Téspis).
Na parte das reivindicações estamos pedindo a criação dos Sistemas Municipais de Cultura, a ampliação dos recursos públicos estaduais para cultura, através da criação da Lei de Fomento as Artes Cênicas do Estado da Bahia, investimentos diretos das empresas, sediadas e/ou que operam no estado, no Fundo Estadual de Cultura e na instância federal, queremos a implementação da PEC 150, que estabelece as aplicações de 2%, 1 e meio% e 1% para os orçamentos anuais da cultura, nacional, estadual e municipal, e encaminhamento e votação do Prêmio Teatro Brasileiro.(PROJETO DE LEI FEDERAL: PROGRAMA DE FOMENTO AO TEATRO BRASILEIRO).
O evento conta com patrocínio da Fundação Gregório de Mattos, Fundação Cultural do Estado da Bahia e apoio da ChildHope(UK), ABC Trust(UK), Câmara Municipal de Salvador, Conselho Estadual de Cultura, Movimentos e Redes de Teatro de Rua dos estados de RO, SP, RJ, PE, MG, MA, RN e CE, Sated-BA, Cooperativa Baiana de Teatro, Cooperativa de Circenses da Bahia e Redemoinho/Bahia.
SERVIÇO:
O QUÊ:
A RODA – O Teatro de Rua em Questão/Ano II
ONDE: Centro, Feira de São Joaquim e Bairros de Salvador
QUANDO: 23 a 30 de março de 2008, diversos horários
QUANTO: Gratuito!
REALIZAÇÃO: Gueto Poético e Movimento de Teatro de Rua da Bahia (MTR/BA)

MAIORES INFORMAÇÕES: (71) 3329 0015 / 9976 5503