Divulgando oportunidades educacionais desde 08.02.2008

Seguidores do Só Cursos Grátis


Pesquisa personalizada

Siga por email

quarta-feira, 12 de março de 2008

Curso de Atualização em Estudos da Diáspora Africana - RJ

O Programa MultiVersidade Criola , um espaço de formação feminista e anti-racista para mulheres negras, o Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-americanos (Proafro) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o Centro de Estudos Africanos e Afro-americanos (CAAAS), da Universidade do Texas em Austin, torna público a abertura de inscrições para selecionar alunos e alunas para o Curso de Atualização em Estudos da Diáspora Africana, nas datas e sob as condições especificadas no presente edital.

Objetivos do Curso
Oferecer formação acadêmica e intelectual de alto nível a ativistas, estudantes e intelectuais de todo o país interessados na área Estudos da Diáspora Africana, a partir das análises críticas produzidas pelo feminismo negro no Brasil e em outras comunidades da Diáspora Africana, especialmente nos Estados Unidos. Este Curso de Atualização tem como base o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Diáspora Africana, um dos mais respeitados nos Estados Unidos, oferecido pelo Centro de Estudos Africanos e Afro-americanos (CAAAS) e pelo Departamento de Antropologia, ambos filiados à Universidade do Texas em Austin.
Participação Poderão se inscrever para a seleção ativistas dos movimentos sociais negro e de mulheres negras, bem como estudantes universitários (as) em nível de graduação e pós-graduação.

Condições para a participação
a) Domínio da língua inglesa (de leitura e compreensão), pois as aulas serão ministradas parcialmente em Inglês e a maior parte da bibliografia é em Inglês e;
b) Disponibilidade de tempo para participação e leitura da bibliografia.
Estrutura curricular e programa do curso
O Estudo da Diáspora Africana será realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), as segundas e quartas-feiras, de 13:30 às 17:30, no período de 16 de junho a 14 de julho de 2008, somando uma carga horária total de 45 horas.

Vagas
20 vagas disponíveis

Recursos
O curso é gratuito. Não haverá apoio à despesas de alimentação, transporte, hospedagem ou material de apoio.

Inscrição e seleção
A ficha de inscrição está disponível on-line no site www.criola.org.br. Os(as) interessados(as) deverão preencher esta ficha, enviá-la por e-mail para diasporaafricana@criola.org.br anexando um curriculum vitae (três páginas no máximo) com informações sobre formação, ativismo social (quando for o caso), experiência profissional, participação em eventos acadêmicos e/ou ativistas e até 3 (três) referências de artigos acadêmicos e/ou informativos de autoria do(a) candidato(a) e pertinentes ao tema do curso. A ficha de inscrição e o curriculum vitae só serão aceitos por e-mail e deverão ser enviados até o dia 28/03/2008.
Os critérios principais de seleção são: experiência ativista na luta anti-racista, feminista ou pelos direitos LGBTTT, conhecimento acadêmico na área de questão racial e curriculum vitae.
O lista com o nome dos selecionados para o curso será publicada no site de criola no dia 18/04/2008.
A seleção dos alunos e a decisão final e irrevogável cabe à coordenação do curso.